Saúde Bucal de seu filho em cada idade

Por 6 de setembro de 2019Saúde Bucal


As crianças passam por diferentes fases durante a infância e em cada uma os dentes precisam de cuidados especiais. Os pais devem incentivar os bons hábitos para uma boa saúde bucal em todos os estágios do desenvolvimento da criança.

De 4 à 24 meses deve-se começar a limpar regularmente a gengiva do bebê com um pano úmido depois de todas as mamadas, evitando assim a formação de placa, aquela massinha branca cheia de bactérias que se deposita nos dentes e provoca cárie. Quando aparecer o primeiro dentinho, deve-se escová-lo duas vezes ao dia com uma escova de dente de cerdas bem macias e cabeça emborrachada, com uma quantidade mínima de pasta de dente sem flúor. Pergunte ao pediatra quando pode levar o bebê ao dentista para acompanhamento do desenvolvimento dos dentes.

De 2 à 4 anos os pais precisam começar a pensar muito no hábitos de alimentação, para criar bons hábitos. É preciso restringir o consumo de bebidas doces, incentivar o abandono da mamadeira e do copinho com bico e oferecer sempre à criança comida saudável, tanto nas refeições principais quanto nas intermediárias. Na hora da escovação, supervisionar a criança para que ela possa aprender corretamente, dando mais atenção naqueles espaços que são os principais responsáveis pela mastigação e nos dentes de trás, que é onde as cáries começam a se formar. Escove seus dentes ao mesmo tempo, para dar o exemplo, assim seu filho vai aprender observando e imitando o que você faz.

De 5 à 7 anos começam a nascer os dentes molares permanentes da criança e é importante o uso da escova e pasta de dente com flúor. Prefira escovas que facilitem a escovação, que alcance facilmente as laterais e a parte de trás dos dentes do fundo, que sejam macias para as áreas mais sensíveis de dentes de leite que caíram.

Acima de 8 anos a criança está num período de dentição mista, permanentes e de leite, e é um importante período no desenvolvimento, use pasta de dente com flúor e escova projetada para uma mistura complexa de tamanhos de dentes, prefira escovas que tenham cerdas massageadoras para os espaços sem dente e extremidade com cerdas mais alongadas.