Proteja os dentes em casos de queda!

Por 16 de setembro de 2019Saúde Bucal

Acidentes acontecem e qualquer lugar do seu corpo pode se machucar. Mas e quando os dentes são afetados? Cair, afundar na gengiva, entortar, são vários tipos de trauma que podem ocorrer. E são classificados em três:

Luxação Intrusiva: É quando o dente “enterra” no osso. É o mais fácil tratamento em caso de acidente. Se você observar que o dente entrou para o interior da gengiva e osso, ficando somente uma parte dele aparecendo, não faça nada! O próprio organismo é responsável por fazer com que o dente volte a posição natural. Mas é claro, procure a ajuda de um especialista para o acompanhamento.

Luxação lateral: É quando o dente “vira” para frente ou para trás. Assim que sofrer o acidente, a pessoa tem que ser socorrida. Coloca-la sentada contra a parede e encostar a cabeça. E de uma forma bem firme e forte, num único movimento deve ser posicionado o dente deslocado na posição semelhante ao dente aos dentes do lado.

Luxação extrusiva ou avulsão: É quando o dente sai da boca. O paciente deve ser socorrido de forma imediata pois o dente deve ser colocando no devido lugar assim que soltar do osso. Mesmo se sujo, jamais esfregar ou lavar com água de torneira, em caso extremo deve ser utilizado a saliva ou um soro fisiológico.

Em qualquer tipo de trauma dentário, os primeiros socorros devem ser com muita cautela e cuidado para que o tratamento odontológico seguinte seja feita de forma adequada.