Saiba tudo sobre clareamento dental caseiro

Por 6 de novembro de 2019Clareamento Dental

O clareamento dental caseiro é um dos tratamentos mais procurados pelas pessoas que desejam ter dentes mais brancos e um sorriso de fazer inveja. Esse cuidado com a estética eleva a autoestima e proporciona maior confiança no dia a dia.

Para saber os detalhes sobre esse clareamento e ver quais benefícios ele proporciona, confira nosso artigo.

O que é o clareamento dental caseiro?

Quanto ao clareamento dental caseiro, primeiramente é preciso esclarecer que esse tratamento não consiste no uso de ingredientes caseiros por conta própria com o intuito de clarear os dentes de forma “natural”.

O uso de itens caseiros, ainda que simples e aparentemente inofensivos, não trazem os resultados esperados. Além disso, o maior risco é que tais ingredientes, ao invés de ajudar, acabem prejudicando a saúde e beleza dos dentes.

Feita essa explicação, vamos falar agora sobre o clareamento dental caseiro que é indicado pelo dentista e feito mediante acompanhamento desse profissional.

No que consiste o clareamento dental caseiro?

Trata-se de um processo que é realizado com o uso de produtos químicos específicos que são definidos pelo dentista. 

No clareamento dental caseiro é elaborada uma moldeira personalizada para cada paciente. Juntamente com ela, o dentista entrega um gel com a concentração adequada de substâncias clareadoras. 

Essa quantidade é definida de acordo com a condição apresentada pelos dentes de cada pessoa. Ainda que o tratamento seja realizado em casa, os resultados são acompanhados pelo dentista semanalmente.

A realização desse procedimento requer a adoção de diversos cuidados. É exatamente por isso que apenas o dentista poderá determinar com segurança a concentração adequada das substâncias clareadoras, frequência e forma correta de aplicar o gel.

Como fazer o clareamento dental caseiro?

Para realizar o clareamento dental caseiro, depois que o procedimento é indicado pelo dentista, são fornecidos a moldeira e o gel com as substâncias clareadoras.

Em casa, basta colocar a quantidade recomendada de gel na moldeira e encaixá-la nos dentes. O gel precisa agir por cerca de 1 hora (ou pelo tempo indicado pelo dentista).

Esse procedimento deve ser realizado diariamente. De forma geral, a duração do tratamento é de 2 a 3 semanas. O tempo exato é definido pelo dentista de acordo com a condição dos dentes, cor deles e melhor resultado esperado.

Durante esse período de tratamento no qual o clareamento dental caseiro é realizado, é preciso que toda semana o paciente faça o acompanhamento com o dentista.

Esse acompanhamento é essencial para analisar com detalhes a eficácia das substâncias, resultados e possíveis efeitos colaterais.

Logo que são obtidos os resultados esperados, o tratamento é finalizado.

Cuidados necessários após o clareamento

Depois de terminado o processo de clareamento dental caseiro é preciso adotar uma série de cuidados. Eles devem ser aplicados com o objetivo de manter os resultados positivos obtidos com o tratamento e também para garantir a manutenção da saúde bucal.

Alguns desses cuidados são:

  • Escovar ou enxaguar os dentes imediatamente após consumir alimentos ou bebidas;
  • Usar os cremes dentais e enxaguantes bucais recomendados pelo dentista. O ideal é que esses produtos favoreçam a manutenção do branco dos dentes e também atuem na proteção do esmalte;
  • Abandonar o hábito de fumar;
  • Reduzir o consumo de alimentos e bebidas pigmentados;
  • Realizar um retoque do clareamento dentro do período máximo de 2 anos.

Quais as vantagens do clareamento dental caseiro?

São diversas as vantagens que o clareamento dental caseiro oferece para as pessoas que desejam um sorriso bonito, branco e brilhante. Vejamos as principais. 

Fácil aplicação

O método do clareamento dental caseiro é bastante simples. Por isso, é facilmente aplicado pelos pacientes de acordo com as orientações do dentista com relação à quantidade do gel e tempo que essa substância deverá agir.

Procedimento seguro

Pelo fato de ser prescrito e detalhadamente acompanhado por um profissional especializado, esse procedimento é totalmente seguro. Ou seja, não oferece qualquer tipo de risco ao paciente.

Essa segurança é fundamental para garantir a obtenção dos melhores resultados e preservar a saúde bucal como um todo. 

Valor acessível

Se comparado ao clareamento dental realizado exclusivamente no consultório odontológico e com uso de laser, o clareamento dental caseiro apresenta valor bastante acessível. 

O preço menor possibilita que cada vez mais pessoas tenham condições de realizar esse tratamento e atingir os resultados esperados.

Excelente resultado

E por falar em resultado, outra das vantagens desse tipo de clareamento é que ele proporciona excelentes resultados, de forma que o paciente ganha em autoestima e confiança.

Efeito duradouro

O efeito do clareamento dental caseiro é bastante duradouro. Inclusive, esse efeito tende a ser ainda maior quando o paciente segue diariamente todos os cuidados recomendados pelo dentista.

A importância da avaliação geral

Antes de realizar o clareamento dental caseiro, o dentista realiza uma detalhada avaliação quanto à saúde bucal. E ela é de suma importância para garantir os melhores resultados.

Durante a avaliação é possível identificar possíveis problemas que necessitam de tratamento imediato, tais como placas bacterianas, cáries, tártaro, gengivite, alterações no canal etc. Tratar essas condições antes de realizar o clareamento é fundamental para que os resultados sejam satisfatórios.

Mesmo depois que o clareamento é concluído, é necessário manter a frequência quanto ao acompanhamento odontológico. No mínimo uma vez por ano é preciso ir ao dentista para realização de uma avaliação geral.

A combinação desses cuidados é essencial para conservar a saúde e beleza dos dentes. Além disso, caso haja necessidade de retoque, é indicado que ele seja feito antes do período de 2 anos.

Cuidados no dia a dia

A duração quanto aos resultados do clareamento dental caseiro também depende dos cuidados no dia a dia quanto à higiene bucal. Escovar os dentes adequadamente, fazer uso do fio dental, usar cremes dentais prescritos pelo dentista e observar alterações faz toda diferença para um sorriso bonito e saudável.

Depois de saber detalhes sobre o clareamento dental caseiro, veja nossos demais conteúdos que abordam como você pode cuidar cada vez melhor dos seus dentes – fator essencial para a autoestima e confiança em relação à sua aparência.

Deixe um comentário