Como aliviar a dor de dente?

A dor de dente é sem dúvida uma das mais insuportáveis. Provocada por diversas causas, ela geralmente sinaliza problemas maiores que precisam de tratamento.

Seja de forma imediata ou para solucionar a causa de maneira definitiva, aliviar essa dor é essencial para voltar a ter uma rotina normal.

Quais são as causas de dores nos dentes?

Dor de dente marque sua consulta urgente

A dor no dente pode ser causada por uma série de motivos. Desde as dores mais simples, como a sensibilidade, até as mais fortes, é preciso que o tratamento seja rápido e eficaz.

As principais causas de dor de dente são:

Cáries

Devido ao acúmulo de bactérias na boca, começam a ocorrer pequenas lesões que afetam os dentes. Essas lesões recebem o nome de cárie.

Com o passar do tempo, as cáries vão atingindo as camadas mais profundas do dente. Quando os nervos são afetados é comum que o paciente sinta fortes dores em um ou mais dentes afetados.

Sensibilidade

A dor de dente pode ser provocada por situações como desgastes no esmalte, retração gengival e bruxismo.

A deterioração do esmalte ocorre devido ao consumo de determinados tipos de alimentos e bebidas, uso de cremes dentais abrasivos e escovação feita com muita força.

A retração é quando a margem gengival do tecido que circunda o dente apresenta uma retraimento na direção da extremidade da raiz.

Esse processo faz que a raiz do dente fique exposta, o que provoca dores intensas.

Já o bruxismo consiste numa disfunção que acarreta o ranger ou apertar dos dentes.

Os casos mais graves de bruxismo podem afetar as articulações presentes na mandíbula, o que provoca dores ainda mais fortes.

Problemas na gengiva

Dores nos dentes podem estar associadas a inflamações ou infecções na região da gengiva.

Doenças como gengivite e periodontite estão entre os fatores de maior incidência em dores de dente.

À medida que o quadro inflamatório ou infeccioso se agrava, o paciente sente fortes dores.

Quando não tratada de forma rápida e eficaz, essas doenças podem causar o amolecimento e queda de um ou mais dentes.

Abscesso na raiz do dente

Essa causa de dor de dente é também muito comum. Os abscessos consistem em inflamações que afetam as regiões mais profundas das raízes dos dentes.

Quando as bolsas de pus atingem o nervo surgem fortes dores que requerem rápido cuidado.

Em casos mais graves, as bactérias dos abscessos podem ser transmitidas para outras regiões do corpo por meio do sangue, causando outros tipos de infecções.

Nascimento dos dentes do siso

Quando os dentes do siso, os últimos que nascem nas arcadas, começam a surgir, eles provocam uma pressão nos dentes vizinhos.

Esse processo provoca dores e torna a gengiva mais sujeita a inflamações que causam grande desconforto.

Como tratar a dor no dente?

Ao primeiro sinal de dores nos dentes, ainda que elas sejam moderadas, é preciso consultar o dentista o mais rápido possível.

Independentemente da causa, essas dores estão relacionadas a problemas que necessitam de diagnóstico e tratamento profissional.

Somente o dentista tem condições de identificar a causa exata do problema e iniciar o tratamento adequado.

Os tratamentos mais comuns para dor de dente envolvem:

Uso de antibióticos

Em grande parte das vezes as dores dentárias são provocadas por inflamações que afetam a raiz do dente ou região da gengiva.

Logo, o uso de antibióticos funciona para combater a ação de bactérias que provocam esses problemas.

Obturações

Quando há uma ou mais cáries o dentista precisa recorrer à obturação com a finalidade de recuperar a estrutura do dente que foi afetado.

Esse procedimento simples é de suma importância para inibir a ação da cárie existente e evitar que o problema apareça no mesmo dente.

Tratamentos de canal

Esse tipo de tratamento consiste na remoção da polpa do dente, um tecido localizado na região interna.

Quando há lesões ou infecções nessa polpa, é preciso que ela seja removida. Posteriormente, esse espaço necessita ser limpo, preparado e preenchido, vedando totalmente o canal.

Limpezas

A limpeza dentária está entre os procedimentos mais comuns nos consultórios odontológicos.

Ela é essencial para remover placas bacterianas e tártaro. Ainda que pareçam “inofensivas”, essas placas provocam graves problemas na gengiva e nos dentes. Além de promover a saúde bucal, a limpeza favorece a aparência dos dentes.

Analgésicos

Os analgésicos são indicados como recurso inicial para alívio da dor de dente.
No entanto, é preciso ter claro que eles não resolvem o problema.

Por mais que esses medicamentos reduzam a dor, eles não curam a causa – e a dor sempre volta.

Remédios caseiros para aliviar temporariamente a dor de dente:

Água morna salgada

Um dos métodos indicados para amenizar temporariamente a dor nos dentes é enxaguar a boca com água morna e salgada.

Essa mistura simples ajuda na eliminação de bactérias que estejam provocando infecções.

Compressa fria

A compressa fria pode ser feita para combater o inchaço provocado pela infecção e demais causas relacionadas à dor no dente. Essa compressa deve ser posicionada na região da bochecha por cerca de 20 minutos.

Óleo de cravo

O óleo de cravo pode ser usado como recurso temporário para amenizar a dor e reduzir o inchaço.

Por mais que o uso de analgésicos e alguns remédios caseiros proporcionem alívio, eles são indicados até que seja possível ir ao dentista a realizar uma avaliação completa.

Longe de ser um sintoma corriqueiro, a dor de dente precisa ser vista com atenção, já que ela sinaliza problemas que estão comprometendo a estrutura dos dentes e saúde da gengiva.

Como evitar dores de dente?

Para prevenir os terríveis desconfortos de uma dor de dente é preciso combater as causas do problema.

O primeiro passo consiste em manter hábitos saudáveis quanto à higiene bucal.

Escovar os dentes 3 vezes por dia, usar fio dental e enxaguante bucal são itens essenciais para evitar uma série de problemas que acarretam dores nos dentes.

Para quem sofre de sensibilidade, outra medida importante é usar somente cremes dentais indicados pelo dentista.

No mercado há diversas marcas que oferecem pastas abrasivas, geralmente com grande concentração de agentes clareadores.

Ainda que proporcionem alguns benefícios, elas deterioram o esmalte e acarretam a sensibilidade nos dentes.

Ir ao dentista a cada 6 meses é outro dos cuidados básicos para prevenir e tratar de forma rápida diversos tipos de problemas bucais.