Escovação dentária

Todos os dias fazemos a escovação dentária de forma tão automática que esquecemos de observar se eles estão realmente bem limpos.

Precisamos também considerar a higienização da gengiva e da língua. Ou seja, uma escovação adequada e completa envolve diversos fatores. É sobre este assunto que iremos falar.

Como escovar os dentes corretamente?

Higiene bucal é coisa séria marque sua avaliacao

Ao saber como a escovação dentária deve ser feita o primeiro passo é escolher o creme dental e escova mais adequados.

Creme dental

É muito importante que a pasta dental usada esteja de acordo com a condição dos seus dentes. Esse cuidado é ainda mais necessário no caso de pessoas que apresentam sensibilidade nos dentes ou problemas na gengiva.

De forma geral, os cremes dentais que estão entre os mais indicados pelos dentistas, são:

• Colgate Total 12 Clean Mint;
  • Sensodyne Branqueador Extra Fresh;
  • Close Up Proteção Bioativa;
  • Creme Dental Infantil Malvatrikids Baby.

Escova dentária

Com relação à escova, além de ela ter cerdas macias (para não danificar o esmalte dos dentes), é preciso que as cerdas ofereçam maior alcance para limpeza entre os dentes e na região da gengiva.

Como a escovação dentária deve ser realizada?

O ideal é que os dentes sejam escovados 3 vezes ao dia. Cada escovação deve durar em torno de 2 minutos.

Antes de iniciar a escovação é necessário passar o fio dental para remover resquícios de alimentos que ficam presos entre os dentes.

Depois de usar o fio dental, o indicado é que cada parte das arcadas seja escovada por 30 segundos, totalizando os 2 minutos.

• 30 segundos na arcada superior direita;
  • 30 segundos na arcada superior esquerda;
  • 30 segundos na arcada inferior esquerda;
  • 30 segundos na arcada inferior direita.

Durante o processo é preciso escovar a superfície interna e externa dos dentes.

Outro cuidado importante é escovar suavemente ao longo da linha que fica entre os dentes e gengivas.

A língua precisa ser escovada por último. Deve ser adotado um movimento leve de trás para frente para que sejam removidas as partículas de alimentos que geram acúmulo de bactérias.

A escovação da língua é essencial para evitar o mau hálito e uma série de problemas que podem afetar dentes e gengivas.

Depois de escovar a língua e enxaguar a boca com água, recomenda-se o uso de enxaguante bucal para finalizar o processo.

Como escovar os dentes com aparelho?

Escovar os dentes é uma das maiores dúvidas de pessoas que usam aparelho ortodôntico.

Um dos motivos é que esse processo precisa ser ainda mais cuidadoso, preservando a saúde dos dentes e também a estrutura do aparelho.

Durante a escovação, são usados os seguintes itens:

• Fio dental;
  • Passa fio;
  • Escova interdental;
  • Escova ortodôntica (tradicional);
  • Creme dental;
  • Enxaguante bucal.

Passo a passo de como escovar os dentes com aparelho

1 – Colocar um pedaço de fio dental no passa fio e posicionar essa ferramenta entre o arco do aparelho e os dentes. Depois disso basta utilizar o fio como de costume.

2 – Com a escova ortodôntica, fazer movimentos calmos de vai e vem por cima das bráquetes do aparelho. Depois, realizar essa escovação suave também na região da gengiva.

Escovar a parte de trás dos dentes e também a língua, tornando a higienização com a escova ortodôntica completa.

3 – Utilizando a escova interdental, escovar em torno dos bráquetes para remoção da placa bacteriana.

Caso os dentes estejam muito separados, passar a escova interdental entre eles também.

4 – Fazer bochecho com um pouco de enxaguante bucal por 30 segundos. Com isso, está finalizada a escovação.

Mesmo que a escovação dos dentes com aparelho pareça algo difícil, com o tempo ela se transforma numa rotina fácil de ser seguida.

O que acontece quando os dentes não são bem escovados?

A escovação dentária diária é essencial para manter a saúde bucal e a beleza dos dentes.

Quando a escovação não é feita na quantidade indicada e de acordo com os cuidados recomendados, as pessoas ficam mais suscetíveis a:

Placas bacterianas

Este é o primeiro problema que afeta os dentes quando eles não são escovados da forma certa.

Por mais que as placas bacterianas possam parecer algo simples, elas são responsáveis por desencadear diversos outros problemas bucais que podem acarretar amolecimento e perda de um ou mais dentes.

Tártaro

O tártaro consiste no endurecimento da placa bacteriana. Esse problema provoca manchas bastante visíveis nos dentes e os deixa com um aspecto ruim.

Cáries

As cáries são decorrentes do acúmulo de bactérias. Tais bactérias produzem substâncias ácidas que prejudicam o esmalte dentário.

Esse desgaste lentamente vai provocando orifícios que recebem o nome de cáries.

O surgimento de cáries está muito ligado ao consumo excessivo de bebidas e alimentos doces. O açúcar gera o ácido que deteriora os dentes e aumenta bastante a incidência de cáries.

Saiba como aliviar a dor de dente nesse post.

Gengivite

Essa doença consiste numa inflamação das estruturas mais superficiais da gengiva, sendo provocada pela ação das bactérias acumuladas em placas.

Os sintomas mais comuns são inchaço, vermelhidão e sensibilidade na gengiva. Em alguns casos é possível que ocorram sangramentos.

Quando não tratada, a gengivite vai se agravando e gera uma outra doença chamada de periodontite.

Periodontite

Trata-se de uma infecção que afeta as camadas mais profundas do periodonto (região da gengiva).

Ainda que os sintomas sejam muito semelhantes aos da gengivite, essa doença provoca danos sérios nas estruturas dos dentes, podendo levar ao amolecimento e queda deles.

O simples hábito de escovar os dentes de forma adequada, usar o fio dental e enxaguante bucal diariamente é essencial na prevenção de todas essas doenças.

Além disso, o cuidado com os dentes envolve fazer avaliações odontológicas ao menos 2 vezes ao ano.

Tais avaliações visam prevenir ou tratar de forma rápida problemas que podem surgir.

Procedimentos simples como limpeza e restauração evitam diversas complicações futuras.

Compartilhe esse conteúdo de como fazer a escovação dentária da forma correta no dia a dia e confira nossos demais artigos sobre saúde e estética bucal.

Quer agendar a sua consulta com a 021 Dental? É muito fácil. Você pode fazer tudo online. Clique Aqui.