4 Motivos para fazer a retirada dos sisos

A retirada dos sisos é um dos procedimentos odontológicos mais frequentes nos consultórios.

Longe de ser uma questão irrelevante, a remoção deles é fundamental para evitar uma série de problemas que podem afetar a saúde bucal e estrutura dos dentes. Para saber por quais motivos deve ser feita a retirada dos sisos, confira nosso artigo.

Primeiramente, o que são sisos?

 

agende agora sua extração dentária

 

Antes de saber porque remover os sisos é tão importante, é preciso que você compreenda exatamente do que eles se tratam. Os dentes do siso, popularmente chamados de “dentes do juízo”, consistem no último dente localizado em cada lado dos maxilares (superior e inferior). Dessa forma, cada pessoa apresenta 4 sisos.

Eles são os últimos dentes a nascer, e esse processo de surgimento dos sisos ocorre geralmente entre a idade de 16 e 20 anos.

 

4 motivos para remover os sisos

 

1 – Eles podem atrapalhar o alinhamento da arcada dentária

Pelo fato de os dentes do siso nascerem mais tarde, é possível que não tenha espaço suficiente na boca para acomodá-los. Dessa forma, quando os sisos apontam, eles podem “empurrar” os dentes que já estão ali e fazer que eles fiquem tortos.

Esse fator, dependendo do caso e da estrutura da arcada, pode afetar significativamente a estética do sorriso, o que requer uma intervenção rápida.

2 – Maior risco de dor e inflamação

No caso de pessoas que ainda não tiraram os sisos, quando existe dor, ainda que ela seja temporária, é sinal de que há algum problema nos dentes, e eles podem estar relacionados ao siso.

A dor pode ser decorrente de uma inflamação dos tecidos gengivais que circundam esses dentes. Quando o siso não se desenvolveu totalmente, é comum que as inflamações sejam mais constantes, o que causa grande desconforto às pessoas.

Portanto, ao identificar dor, é preciso procurar o dentista imediatamente e verificar os procedimentos necessários para possível remoção dos sisos.

3 – Dificuldades de higienização

Ainda que a arcada dentária tenha espaço suficiente para que o siso se desenvolva, pode ocorrer uma dificuldade com relação à limpeza bucal. Quando isso acontece, é aumentada a incidência de cáries e demais problemas bucais, que inclusive podem elevar o risco de inflamações.

4 – Dores no rosto e ouvido

No período em que ocorre o nascimento dos sisos ou quando há complicações posteriores relacionadas a eles, é comum que as pessoas sintam dores no rosto como um todo, na mandíbula e até mesmo nos ouvidos.

 

Como é realizada a extração dos sisos?

A partir do momento que é confirmada a necessidade de remoção dos sisos, o dentista avalia quantos deles poderão ser removidos no mesmo procedimento. O ideal é que sejam retirados os 4 sisos de uma vez. Isso facilita o processo de recuperação e faz que os problemas provocados pelos sisos sejam resolvidos de forma mais rápida.

A anestesia poderá ser local ou geral, dependendo das condições físicas do paciente e questões específicas quanto ao procedimento. A definição do tipo adequado de anestesia é feita pelo dentista após uma avaliação geral.

 

Como é a recuperação após retirar os sisos?

 

 

Nos dias seguintes à retirada dos sisos é comum que o paciente sinta dor ou inchaço. No entanto, esses sintomas vão passando ao longo dos dias. Caso ocorra dor intensa ou prolongada, febre ou sangramento é preciso entrar em contato com o dentista o quanto antes para evitar maiores complicações.

É necessário frisar que a extração dos sisos decorrente do fato de eles estarem inclusos no osso maxilar ou devido ao apinhamento dos dentes não provoca alterações na mordida ou na saúde bucal como um todo.

O processo de recuperação nos dias sequentes à remoção dos dentes do siso envolve manter uma alimentação líquida (ou pastosa) pelo período mínimo de 48 horas. Além disso, é recomendado que o paciente faça compressas de gelo na região externa da boca por um período de 15 minutos. O indicado é que essa compressa seja realizada de hora em hora.

Outro cuidado essencial é evitar exposição ao sol e atividades físicas. O tempo exato de repouso, cuidados adicionais e uso de medicamentos são sempre definidos pelo dentista, que prescreve com detalhes as precauções que deverão ser seguidas pelo paciente.

 

A importância dos demais tratamentos

Para evitar as complicações oriundas dos sisos e demais questões relacionadas à estrutura bucal é preciso ter o hábito de ir ao dentista pelo menos uma vez ao ano e passar por uma avaliação completa.

Esses cuidados devem ser adotados também com relação às crianças e adolescentes, que podem desde cedo apresentar problemas bucais dos mais simples aos complexos.

Além de verificar a urgência quanto à remoção dos sisos, durante uma avaliação geral o dentista irá verificar a necessidade de outros tipos de tratamento. Tais procedimentos podem ser realizados antes da retirada dos sisos ou tempos depois dessa remoção.

O importante é garantir que o paciente tenha uma saúde bucal impecável e mantenha a qualidade quanto à estética do sorriso.

 

Os cuidados diários são essenciais

Para prevenir problemas bucais dos mais variados tipos é fundamental cuidar bem dos dentes no dia a dia. Isso envolve a escovação adequada, uso do fio dental, utilização de enxaguante bucal etc.

Além disso, estar atento a alterações e ir ao dentista todos os anos é imprescindível para que os dentes sempre fiquem saudáveis e bonitos. É preciso lembrar que além dos dentes, a saúde bucal envolve gengiva, língua, estrutura óssea que dá suporte aos dentes etc.

Uma alimentação rica em vitaminas, minerais e demais substâncias benéficas para os dentes e gengivas é essencial para manter uma boa saúde bucal e prevenir uma série de doenças.

Problemas relacionados às questões bucais devem ser tratados exclusivamente por especialistas. Não é indicado que os pacientes recorram a tratamentos caseiros ou uso de itens que não são prescritos por dentistas. Ainda que esses tratamentos caseiros pareçam simples, eles podem trazer graves consequências e não irão resolver os problemas.

Depois de saber detalhes quanto à remoção dos dentes do siso, veja nossos demais conteúdos que falam sobre saúde bucal.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!