5 Hábitos Que Podem Prejudicar os Dentes

Dentes bem cuidados tornam seu rosto mais atraente. Além de fazer um bem imenso para a autoestima, essa atenção com a saúde bucal é imprescindível para o bem-estar.

No entanto, hábitos simples no dia a dia, que muitas vezes parecem inofensivos, podem causar sérios danos aos dentes e gengivas.

Quais são esses hábitos que podem prejudicar os dente?

marque sua consulta e venha cuidar da sua saude bucal

Consumir muito açúcar

Não é por acaso que o açúcar é um grande vilão da saúde bucal. Bebidas e alimentos açucarados alimentam bactérias presentes na boca.

Tais bactérias produzem ácidos que ao longo do tempo prejudicam o esmalte dos dentes e provocam cáries.

Devido à deterioração do esmalte, quando consumimos muito açúcar no dia a dia nossos dentes ficam sensíveis, o que provoca dor ou aquela desagradável sensação de que os dentes estão latejando.

Para preservar a beleza e saúde dos dentes é preciso reduzir o consumo de refrigerantes, doces, chocolates, balas, bebidas com açúcar (chá, café, sucos, vitaminas etc.).

Também é necessário se atentar para alimentos com alta concentração de carboidratos refinados, tais como pão tradicional, arroz branco e massas preparadas com farinha branca.

O motivo desse cuidado com os carboidratos refinados é que eles se transformam em açúcar, aumentando os níveis glicêmicos no organismo.

As precauções com relação ao consumo de açúcar e carboidratos refinados devem ser tomadas abrangendo crianças, adolescentes, adultos e também idosos.

Substituir o açúcar por alimentos mais nutritivos, além de fazer bem para a saúde, torna os dentes mais saudáveis.

Uma adequada ingestão de alimentos ricos em cálcio também contribui para fortalecer os dentes em todas as fases da vida.

Os principais alimentos indicados para fortalecer os dentes são:

• Peixes;
• Leite;
• Queijo;
• Iogurte;
• Cenoura;
• Maçã;
• Linhaça;
• Aveia;
• Granola;
• Castanha-do-Pará.

Ranger os dentes durante a noite

O hábito involuntário de apertar os dentes é chamado de bruxismo. Isso acontece principalmente à noite, durante o sono.

Este problema pode ser provocado por uma série de razões, tais como estresse, ansiedade, conflitos emocionais, mordida dental desalinhada etc.

Os casos mais severos de bruxismo acarretam sérios problemas ao longo do tempo, entre eles estão maiores ricos de fraturas, sensibilidade e afrouxamento dos dentes.

Pelo fato de o bruxismo muitas vezes estar relacionado ao alinhamento dental, a ocorrência desse problema aumenta os riscos de doenças que afetam dentes e gengivas.

Depois de diagnosticado, o tratamento do bruxismo consiste em usar uma placa dental feita com silicone ou resina.

Essa placa é elaborada sob medida, de acordo com a estrutura da arcada do paciente.

Em alguns casos, pessoas que apresentam bruxismo também necessitam de acompanhamento psicológico, já que este problema pode ser provocado por fatores emocionais.

Fumar

Não é novidade que o hábito de fumar traz diversos malefícios para os seus dentes e gengivas.

No entanto, ainda que esses danos sejam mais que comprovados, muitas pessoas acabam ignorando todos os males provocados pelo cigarro.

O hábito de fumar aumenta a temperatura da boca e gera um ambiente que intensifica a propagação de bactérias.

Por esse motivo, pessoas que fumam estão mais suscetíveis a uma série de problemas bucais, tais como placas bacterianas, tártaro, cáries, gengivite, periodontite e até mesmo câncer de boca.

Ainda que abandonar o vício do cigarro seja desafiador, livrar-se desse hábito é essencial para quem deseja ter um sorriso atraente e saudável no decorrer da vida.

No caso de pessoas que estão pensando em abandonar o cigarro ou deixaram esse hábito recentemente, a indicação é visitar o dentista o quanto antes para realizar uma avaliação e alguns procedimentos necessários para prevenir e tratar problemas odontológicos.

Entre os procedimentos mais comuns estão a limpeza e restauração dos dentes danificados.

Não usar fio dental no dia a dia

Uma das principais recomendações dos dentistas é usar o fio dental diariamente. Esse cuidado tem diversas razões.

Quando o fio dental não é utilizado, ocorre um acúmulo de partículas de alimentos que ficam alojadas entre os dentes e próximo à gengiva.

Esse fator aumenta a concentração de bactérias, dando origem às placas bacterianas que vão se formando nos dentes.

Conforme essas placas endurecem, forma-se o tártaro, outro problema que prejudica a saúde bucal.

As placas bacterianas também aumentam os riscos de problemas na gengiva e região do periodonto.

Quando eles ocorrem de maneira mais severa há risco de amolecimento e até mesmo queda dos dentes.

Pessoas que não usam fio dental diariamente estão mais sujeitas ao mau hálito, já que os resquícios de alimentos presos entre os dentes costumam provocar cheiro ruim na boca.

Consumir alimentos ácidos com frequência

O consumo de frutas e demais alimentos ácidos, tais como limão, laranja, tangerina, abacaxi, tomate, molhos etc. prejudica o esmalte dos dentes. Tais danos acarretam sensibilidade, causando grande desconforto ao paciente.

Pessoas que já apresentam sensibilidade dental devem reduzir o consumo de alimentos ácidos no dia a dia para evitar que o problema retorne ou piore.

Mesmo quem não sofre com sensibilidade nos dentes também deve evitar o consumo excessivo de alimentos ácidos como forma de prevenir danos no esmalte dentário.

Para tratar a sensibilidade, uma das medidas essenciais é fazer uma limpeza nos dentes para remoção de placas bacterianas e/ou tártaro.

Além disso, por um período determinado pelo dentista, é preciso usar cremes dentais específicos para combater a sensibilidade.

Por que é tão importante ir ao dentista?

Quando falamos em saúde bucal, um dos maiores erros que se pode cometer é ir ao dentista somente quando há algo errado.

Grande parte dos pacientes chegam ao consultório alegando dor, sangramento e demais problemas que estão afetando os dentes ou gengivas.

O correto é visitar o dentista pelo menos 2 vezes ao ano, ainda que não sejam notadas alterações bucais.

Esse cuidado previne a ocorrência de uma série de problemas. Além disso, quando há doenças bucais a serem tratadas, elas são identificadas logo no início, o que facilita o tratamento e gera menos desconforto ao paciente.

Quando foi a última vez que você foi ao dentista? Tem seguido todos os cuidados necessários para manter seus dentes bonitos e saudáveis no dia a dia?