A Hora Certa de Tirar o Siso

Uma das dúvidas mais comuns no consultório odontológico é sobre o dente do siso.

Pelo fato de esses dentes serem os últimos a nascerem e aparecerem no início da idade adulta, a maior dúvida é: qual é o momento certo de removê-los? É sobre isso que vamos falar.

O dente do siso sempre dói?

agende agora sua extração dentária

Para entender a hora certa de tirar o dente do siso, primeiro é preciso saber que nem sempre ele dói.

Ou seja, muitas pessoas adultas já tem todos os dentes siso e sequer sabem disso, pois não apresentaram dor, sangramento gengival ou qualquer outro sinal de alterações.

Quando a dor ocorre?

Uma dor intensa ocorre quando o espaço da arcada dentária não é suficiente para abrigar o dente do siso ou quando esse dente nasce de maneira irregular (o que é bastante comum).

Nessas situações de irregularidade quanto ao nascimento, todas as estruturas são afetadas (gengiva, raiz e ossos da face). Isso acarreta inflamações bastante dolorosas, fazendo que o paciente busque por atendimento odontológico com urgência.

Quando há dor, sempre é preciso retirar

Todas as vezes que o dente do siso apresenta dor ou desconforto é preciso removê-lo o mais breve possível.

Seja no período de surgimento desse dente ou quando ele começa a apresentar problemas um bom tempo depois de ter nascido, o procedimento continua sendo necessário.

E quando não há dor?

É necessário acompanhamento periódico. Mesmo nos casos em que os dentes do siso sequer são notados, seja na adolescência ou idade adulta, é preciso de cuidados frequentes.

O monitoramento desses dentes é feito por meio de radiografias panorâmicas.

Esse tipo de radiografia permite uma avaliação minuciosa quanto à posição do siso e identifica com muita antecedência os problemas que podem ocorrer caso ele não seja removido.

ebook higiene dental

Perigos de não retirar o dente do siso

Quando o dente do siso não apresenta qualquer desconforto ou dor, muitas pessoas acabam optando por não removê-lo e seguem com sua rotina normalmente.

Mas isso pode trazer problemas.

O maior deles é o risco de infecções silenciosas, que podem afetar a estrutura bucal e prejudicar a saúde do organismo como um todo.

Pelo fato de esse dente ficar em uma região mais difícil de acessar, bem no fundo da arcada, ele apresenta maior risco de acumular bactérias.

Esse fator pode gerar infecções até mesmo nas camadas mais profundas e comprometer a saúde de outros dentes próximos.

E há outro grave problema.

De acordo com um estudo feito pela Universidade da Carolina do Norte (EUA), pessoas que possuem siso baqueado podem apresentar maiores níveis de C-reativa (proteína), o que indica a existência de inflamação.

A C-reativa está muito ligada a graves alterações cardiovasculares, sobretudo derrame e infarto.

Qual é o momento certo de tirar o siso?

Para evitar o sofrimento do paciente o indicado é que a retirada do siso seja feita entre os 15 e os 18 anos.

O acompanhamento por meio de radiografias deve ser iniciado aos 15 anos. Dessa forma, será possível saber o momento exato para remoção do dente.
Entre os 15 e 18 anos, a raiz do dente do siso não está totalmente formada e a estrutura óssea é mais maleável.

É exatamente por isso que a recuperação de um adolescente é menos sofrida e mais rápida se comparada a de um adulto que precisa remover o siso.

Como o dente do siso é removido?

A retirada do dente do siso é um procedimento relativamente simples, embora requeira cuidados especiais.

Depois de avaliar os exames e definir a remoção dos dentes é preciso identificar a possibilidade de remover todos os 4 sisos ou pelos menos 2 de uma vez.

O ideal é que os 4 dentes sejam removidos de uma vez, já que isso evita maiores desconfortos ao paciente.

É aplicada uma anestesia local e, caso o paciente esteja muito tenso, aconselha-se uso de um tranquilizante, apenas para relaxar.

A duração da cirurgia depende principalmente da posição de casa siso e condições do osso.

Em média, a remoção de cada siso dura 30 minutos. Ou seja, para remoção dos 4, o profissional leva em torno de 2 horas.

O que fazer depois da remoção do siso?

Conforme mencionamos, a recuperação após retirada dos sisos requer cuidados especiais.

O primeiro deles é o repouso. É preciso que o paciente fique pelo menos 4 dias em repouso, sem realizar qualquer tipo de esforço físico.

Outra medida é com relação à alimentação. Por cerca de uma semana o paciente só poderá ingerir alimentos líquidos ou pastosos.

Nos dias seguintes à cirurgia também é indicado ingerir sorvete. O gelo contido ajuda a reduzir o inchaço na região e a evitar possíveis sangramentos.
Mesmo adotando todas as recomendações, é comum sentir dor, inchaço e dificuldades para se alimentar.

Portanto, além dos cuidados pós-operatórios é necessário ter calma até que a recuperação fique completa.

Como fazer a higienização da boca?

Uma das dúvidas mais frequentes quanto à recuperação após remoção do siso é sobre a higienização.

O primeiro cuidado é usar uma escova com cerdas ultra macias nos dias e semanas seguintes à realização do procedimento.

Os movimentos de escovação devem ser bem suaves, com cuidado para não atingir a região em recuperação.

O cirurgião-dentista responsável pela realização do procedimento também indicará antissépticos para serem usados por determinado período.
O uso desse produto é essencial para evitar o acúmulo de bactérias na boca.

Cuidados desde cedo

Para evitar as complicações do siso é preciso que desde a infância e adolescência já seja desenvolvido o hábito de consultar o dentista.

Esse cuidado simples torna possível a prevenção e rápido tratamento de uma série de problemas que comprometem a saúde e beleza dos dentes.

Alguns desses problemas são:

• Dentes tortos ou desalinhados;
• Inflamações gengivais;
• Infecções periodontais;
Cáries;
• Placa bacteriana;
• Tártaro.

O cuidado diário quanto à higienização dos dentes, gengivas e língua é outro fator imprescindível para ter um sorriso saudável e bonito.

A escovação adequada, uso do fio dental, utilização do enxaguante bucal etc. são cuidados básicos.