A obturação caiu, e agora, o que fazer?! 021 Dental ensina!

De repente você está mastigando sua comida favorita e morde algo duro que com certeza não era pra estar ali. Afinal, a obturação caiu ou eu estou comendo uma pedra? Acredite, quem já viveu essa experiência sabe o calafrio na espinha que dá por não saber o que está acontecendo!

Por mais preocupante que seja, saiba que essa situação é bastante comum — mas isso não significa que não é preciso ter cuidados com seus dentes nesse momento, pelo contrário! Nesse post nós te contamos como agir quando a obturação — ou restauração — cair.

O que é obturação e para que serve?

obturação

A obturação ou restauração de um dente é um procedimento odontológico feito, na maioria dos casos, no tratamento de cáries, e ele tem como objetivo principal reestabelecer a função mastigatória e estética de dentes perfurados por microorganismos na boca — por isso, restauração.

Esse tratamento dentário é tido como relativamente simples e deve ser feito por um profissional qualificado, ou seja, um cirurgião dentista. Como é um dos últimos passos do tratamento de cáries, pode ser interessante anestesiar localmente.

O nome técnico, como já destacamos, é restauração dentária, mas a utilização do termo obturação não é menos certa. Isso porque o procedimento se caracteriza pela colocação de um obturador no dente a ser tratado a fim de evitar o comprometimento da raiz e surgimento de complicações como a necessidade de realização de canal dental ou, mais gravemente, a perda de parte ou totalidade de um dente.

A obturação, então, deve restaurar a função do dentre sem que haja qualquer dor ou desconforto do paciente. Por isso, que dissemos que geralmente esse tratamento é feito no caso de cáries já que ele também é indicado no caso de bruxismo e dentes partidos ou rachados.

Como é feita a obturação?

A necessidade de uma obturação deverá ser, obrigatoriamente, indicada por um cirurgião dentista a medida que este, durante a consulta, verifique a ocorrência dos famosos “pontos escuros” nos dentes, bem como se há dor ou sensibilidade nos dentes.

No caso de não haver, de forma visível, uma cavidade escurecida, mas o paciente apontar a existência de dores e sensibilidade, pode ser necessário realizar um raio-x para verificar a extensão dos danos naquele e em outros dentes.

Após averiguada e confirmada a existência de uma cárie será indispensável realizar o tratamento deste dente (retirando os microorganismos) e, depois, feita a reconstrução do dente afetado com a aplicação de um material para encobrir a perfuração feita.

Como qualquer tratamento dentário, é preciso tomar alguns cuidados com a obturação para que ela, justamente, não caia, mas caso isso ocorre saiba que é resolvível, mas não sem ajuda profissional.

O que faz uma obturação cair?

Existem três motivos-chaves que podem ser preocupantes no momento da queda de uma obturação, sendo eles:

  • infiltração no dente;
  • nova cárie no dente;
  • quebra na estrutura dental.

Dentre essas 3 é possível afirmar que a infiltração dental é a causa provável da queda de uma obturação, mas os casos de morder algo muito duro (como ressaltado lá na no início do texto) também são bastante usuais.

ilustração de dente com infiltração

O que fazer quando a restauração do dente cai?

No caso de queda ou dano na sua obturação, o indicado a se fazer é agendar uma consulta com o cirurgião dentista quanto antes. Caso você demore muito, o prejuízo pode ser muito maior do que um “pedação do dente” que caiu, haja vista que o restante da restauração que ali restou pode rachar ou cair completamente, deixando a raiz do seu dente completamente exposta.

Ademais, ao procurar um dentista imediatamente ao ocorrido você ainda dificulta a proliferação de novos microorganismos que dão origem a problemas bucais. Não dá para bobear!

Quais cuidados devemos ter até marcar uma consulta com o dentista?

Tenha em mente, antes de tudo, que inexiste a possibilidade de não realizar o tratamento correto: uma hora ou outra você terá de fazê-lo, seja “pelo amor” ou pela dor de dente (que virá, pode ter certeza). Mas, caso você não consiga, por algum motivo, ir imediatamente ao dentista, temos algumas dicas de cuidados mínimos que deve colocar em prática até conseguir um horário de emergência (ou a dor começar).

Para começar, os cuidados com um dente do qual a obturação caiu deve ser parecido com os indicados no caso de dentes quebrados que já foram restaurados:

  • se der, tente não comer nada pelas próximas horas (até conseguir a consulta de emergência) ou, no mínimo, opte por não mastigar do lado da boca de onde saiu a obturação;
  • evite bebidas ácidas que possam corroer o esmalte do dente;
  • evite bebidas muito quentes ou muito frias, pois o “buraquinho”do dente está aberto e isso pode gerar sensibilidade e dor;
  • evite o uso de qualquer enxaguante bucal à base de álcool, já que essa substância pode prejudicar a qualidade da resina que sobrou no dente restaurado.

pessoa com dente quebrado

O paciente pode ficar muito tempo sem a restauração?

De forma alguma! Existem uma série de complicações que vão muito além da questão estética, então não é viável e tampouco interessante para sua saúde bucal postergar a ida ao dentista para restaurar a restauração. Dentre as complicações mais comuns estão:

  • o surgimento de dores de dente com maior frequência e intensidade;
  • inflamação da gengiva (gengivite);
  • maior exposição à caries, e consequentemente a necessidade de um tratamento de canal;
  • em casos mais graves, pode urgir a necessidade de extração do dente e uso de implantes e próteses.

Você com certeza já entendeu a importância de cuidar da sua saúde bucal com o blog da 021 Dental, não é mesmo?! Ainda que você não consiga marcar um dentista para restaurar sua obturação no mesmo dia da queda, tente agendar uma consulta rápida quanto antes para, pelo menos, realizar um curativo provisório no dente até realizar o procedimento permanente.

Agende uma consulta em nosso site de forma 100% online, 24h por dia e se livre de qualquer dor!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!