15 alimentos que fortalecem os dentes

Você sabia que os alimentos fortalecem os dentes? A nutrição do corpo faz toda diferença para a saúde dos seus dentes.

É por meio dos alimentos que obtemos importantes vitaminas e minerais que mantém os dentes fortes e bonitos.

Preparamos uma lista especial com alimentos que precisam marcar presença no seu dia a dia. Confira.

Alimentos Que Melhoram a Saúde dos Seus Dentes

1 – Sardinha

Este peixe bastante popular é um forte aliado dos dentes. Por conter excelente quantidade de cálcio e vitamina D, ele ajuda no fortalecimento dos dentes em todas as fases da vida.

2 – Salmão

Assim como a sardinha, o salmão é rico em vitamina D e cálcio. Além disso, esse peixe oferece uma alta quantidade de ômega 3, trazendo diversos benefícios para o organismo.

ebook higiene dental

3 – Atum

O atum também concentra nutrientes importantes para manter os dentes bonitos.

Tanto ele quanto o salmão e a sardinha devem ser consumidos com boa frequência.

4 – Iogurte

Para ter dentes fortes, o iogurte natural (sem açúcar) é outra ótima opção.
Além de ter uma elevada quantidade de cálcio, este alimento contém fósforo, outro mineral essencial na formação dos dentes.

5 – Leite

O leite, assim como ocorre com o iogurte, deve ser consumido sem açúcar.
Também portador de cálcio e fósforo, ele ajuda no fortalecimento dos dentes e reduz a acidez da boca.

Este fator é essencial para evitar desgastes no esmalte dental que geram sensibilidade.

marque sua consulta e venha cuidar da sua saude bucal

6 – Queijos

Por serem alimentos derivados do leite, os queijos também trazem grandes benefícios para a saúde dos dentes, ajudando no fortalecimento e proteção do esmalte.

7 – Maçã

A alta quantidade de fibras contidas na maçã contribui para uma limpeza natural dos dentes, eliminando bactérias causadoras de diversos problemas.

Alimentos que fazem mal aos dentes

8 – Linhaça

O ômega 3 contido na linhaça ajuda na prevenção e tratamento de inflamações e infecções que podem afetar dentes e gengivas.

As fibras presentes neste alimento também contribuem para manter as bactérias longe da boca, o que evita uma série de problemas.

9 – Cenoura

Com relação aos alimentos benéficos para os dentes, a cenoura se destaca por estimular a salivação e ajudar na limpeza da boca, contribuindo para a eliminação de bactérias.

10 – Aveia

Com elevada concentração de fibras, a aveia promove uma verdadeira faxina na boca, eliminando bactérias e demais elementos prejudiciais à saúde dos dentes. Trata-se de um dos alimentos mais eficazes na prevenção da placa bacteriana.

11 – Pepino

Pelo fato de conter bastante água, o pepino é excelente para a higiene bucal, já que ele estimula a produção de saliva e ajuda a expulsar as bactérias causadoras de diversas doenças bucais, tais como cáries, gengivite e periodontite.

Alimentos bons para os dentes

12 – Castanha-do-Pará

Além de proporcionar vários benefícios para o organismo, a castanha-do-Pará protege os dentes e gengivas contra o acúmulo de bactérias.

13 – Passas

Na uva passa está presente uma substância chamada ácido oleanólico. Ela atua na proteção dos dentes e combate a ação de cáries.

Além desse fator, o consumo de passas evita a formação de placa bacteriana e melhora a saúde bucal como um todo.

14 – Mamão

Por ser rico em fibras, o mamão auxilia na limpeza dos dentes, estimula a salivação e ajuda a manter a região bucal bem hidratada.

15 – Espinafre

O espinafre contém alta quantidade de cálcio, um dos minerais mais importantes para a saúde dos dentes.

Além desse vegetal, couve, agrião e rúcula são outros aliados no fortalecimento dos dentes.

Vitaminas para fortalecer os dentes

Outros Cuidados Para Manter Seus Dentes Fortes

Além de conhecer os alimentos que fortalecem os dentes e aumentar o consumo deles no dia a dia, é preciso adotar outros cuidados para manter seus dentes fortes e bonitos. Vejamos quais são.

Beber bastante água

No decorrer do dia, precisamos tomar água várias vezes. Além de beneficiar a saúde do corpo e ajudar no emagrecimento, esse hábito é essencial para ter dentes e gengivas saudáveis.

A água promove uma limpeza natural na boca, estimula a salivação e elimina bactérias que provocam inúmeros problemas.

Pessoas que consomem uma boa quantidade de água pura ao longo do dia também apresentam um hálito melhor.

Usar fio dental

O uso diário do fio dental é uma das medidas mais importantes para preservar dentes e gengivas.

Somente o fio dental consegue alcançar regiões nas quais as cerdas da escova não alcançam, eliminando resquícios de alimentos que ficam presos entre os dentes.

Caso o fio dental não seja usado todos os dias, esses resquícios de alimentos, por menores que sejam, geram um acúmulo de bactérias que provoca placas.

Com o passar do tempo, caso essas placas não sejam eliminadas por meio de uma limpeza odontológica, elas dão origem a outros problemas mais sérios, como tártaro, cáries, gengivite e periodontite.

Como fortalecer os dentes quebradiços

Reduzir o consumo de açúcar

O açúcar é um dos grandes vilões da saúde bucal. Ele aumenta bastante a incidência de cáries e acarreta outros problemas relacionados ao acúmulo de bactérias.

Reduzir o consumo desse item no dia a dia é um dos cuidados essenciais para quem deseja ter dentes fortes e saudáveis.

Vale lembrar que, além de evitar os alimentos doces é preciso ter cuidado ao ingerir bebidas com maior quantidade de açúcar, já que o efeito na saúde bucal é o mesmo.

Ir ao dentista duas vezes por ano

Ainda que seus dentes ou gengivas não apresentem alterações ou dor, é necessário ir ao dentista duas vezes por ano.

Conheça 5 Benefícios De Ter Um Bom Plano Odontológico.

Esse cuidado simples evita uma série de problemas e torna o tratamento rápido quando existe alguma doença bucal.

A limpeza dos dentes, feita no consultório odontológico, deve ser realizada ao menos uma vez por ano.

Por mais que ocorram em menor quantidade, as placas bacterianas se formam nos dentes e na região da curva gengival.

Portanto, ainda que a higienização bucal diária seja bem feita, a limpeza profissional no consultório continua sendo necessária.

Conclusão:

Anotou todos esses alimentos que deixam seus dentes mais fortes e as dicas extras que oferecemos? Estes cuidados simples, quando somados,
proporcionam muito mais saúde e beleza para o seu sorriso.

Aproveite e compartilhe este conteúdo com seus familiares e amigos que também desejam ter dentes saudáveis.