Após fazer obturação o dente fica sensível?

Obturação é o procedimento adotado para tratamento de cáries. Ele é feito para impedir a deterioração da estrutura do dente que é afetada pelos pequenos furinhos característicos da cárie dental.

Ainda que essa restauração seja algo rotineiro no consultório odontológico, ela gera algumas dúvidas que precisam ser esclarecidas. Uma delas está relacionada à sensibilidade.

Obturação deixa o dente sensível?

 

obturação o dente fica sensível

 

Logo depois que o dente é obturado e o efeito da anestesia passa, é possível sentir um certo incômodo, como uma dor leve ou sensibilidade no dente que passou pelo procedimento.

Em boa parte das vezes isso acontece porque a restauração ficou muito alta. Ou seja, o material usado no processo (resina, amálgama etc.) não ficou bem ajustado ao dente.

No entanto, mesmo que a restauração esteja perfeita, é possível notar sensibilidade no dente por alguns dias pelo fato de as estruturas estarem se ajustando ao procedimento realizado.

 

O que fazer para aliviar a sensibilidade depois da obturação?

Depois de obturar o dente, ao menos por alguns dias é preciso evitar alimentos muito quentes ou frios, já que esses fatores intensificam a sensibilidade (ainda que temporária).

Durante a escovação é necessário usar uma escova de dentes com cerdas bem macias. Elas são muito confortáveis e proporcionam uma higienização mais eficaz.

 

É necessário voltar ao dentista?

Caso a dor ou sensibilidade persista por mais de 15 dias após a obturação é necessário retornar ao dentista para ver o que está ocorrendo e, se for o caso, fazer ajustes no procedimento.

 

marque sua consulta e venha cuidar da sua saude bucal

 

Quando é preciso obturar o dente?

Como mencionamos, a restauração do dente deve ser feita para tratar cáries.
Aliás, este é o único tratamento capaz de impedir os danos provocados pela cárie na estrutura dental.

Ao obturar o dente, o orifício gerado pela cárie é completamente removido e bloqueado, impedindo que bactérias cheguem às camadas mais profundas do dente.

Além disso, a obturação devolve a funcionalidade do dente que muitas vezes é prejudicada.

Em suma, este procedimento sempre é indicado quando há presença de cárie, ainda que o problema esteja nas fases iniciais.

 

 

Como as obturações dentais são feitas?

Quando a cárie é identificada, dependendo das características que ela apresenta, o dentista poderá solicitar um raio-X para averiguar o nível de comprometimento da estrutura dental.

Ao iniciar o procedimento, o primeiro passo é a aplicação da anestesia local. Logo que o efeito se estabelece, o profissional inicia a obturação.

O processo começa com a remoção da região que foi afetada pela cárie.
Feita essa eliminação, toda a área é limpa e a cavidade dental é totalmente preenchida com um dos materiais utilizados na restauração.

Basicamente, esses materiais podem ser:

• Resina composta (material que fica praticamente idêntico à cor natural do dente);
• Porcelana;
• Amálgama (liga de mercúrio, prata, cobre, estanho ou zinco);
• Ouro.

 

dentes com restauração dentária de amálgama

 

Cuidados no dia a dia para prevenir a cárie e demais doenças bucais

Para evitar a necessidade de obturar o dente, é essencial adotar os cuidados básicos no dia a dia para prevenir o surgimento da cárie.

Vejamos quais são:

 

Escovação

Para manter a saúde bucal é fundamental escovar os dentes 3 vezes ao dia, dando ainda mais atenção às escovações pós-refeições e antes de dormir.

O uso de uma escova com cerdas macias facilita a higienização, já que elas possuem melhor alcance e chegam às regiões mais difíceis dos dentes.

O uso de um creme dental específico para combater cáries também é de grande ajuda para proteger os dentes.

 

Fio dental

Este é um item básico para a prevenção da cárie e demais problemas bucais como gengivite ou periodontite.

Ao menos uma vez por dia, preferencialmente antes de dormir, é preciso passar o fio dental com o objetivo de remover resquícios de alimentos que ficam presos entre os dentes e região da curva gengival.

Ainda que esses resquícios sejam quase imperceptíveis, eles causam sérios danos, já que provocam a proliferação de bactérias que ao longo do tempo vão formando placas e tártaro.

 

Enxaguante bucal

Esse líquido é um forte aliado no combate à proliferação de bactérias na boca. Consequentemente, ele é eficaz na prevenção da cárie.

O aconselhável é usar o enxaguante ao menos uma ou duas vezes ao dia como forma de evitar diversos problemas ao longo do tempo e ainda favorecer um hálito mais fresco e saudável.

 

Reduzir o açúcar

Este é um dos maiores vilões quanto ao surgimento da cárie. Alimentos e bebidas com alta concentração de açúcar estimulam a proliferação de bactérias que geram ácidos responsáveis por provocar cáries.

O indicado é reduzir drasticamente o consumo de açúcar no dia a dia. Além disso, recomenda-se evitar o consumo excessivo de carboidratos refinados, preparados com farinha branca.

Itens como bolos, tortas, biscoitos, pizza etc. devem ser consumidos com muita moderação.

Bebidas como refrigerantes, sucos industrializados ou até mesmo café e chás com muito açúcar devem ter consumo reduzido.

 

Limpeza odontológica a cada 6 meses

Este procedimento simples realizado no consultório odontológico evita uma série de problemas que afetam a saúde bucal.

Feita com o objetivo de eliminar placas bacterianas e tártaro, essa limpeza previne as consequências desses problemas iniciais que ao longo do tempo podem provocar cáries, gengivite e periodontite.

Ainda que no dia a dia seja mantida uma higiene impecável de dentes e gengivas, a limpeza odontológica deve ser feita duas vezes por ano.

 

ebook higiene dental

 

A importância de ir ao dentista

Por mais que não sejam observados sintomas ou alterações quanto à saúde bucal, é preciso realizar avaliações odontológicas regulares, ao menos duas vezes por ano.

Essas avaliações gerais são imprescindíveis para a prevenção e rápido tratamento de problemas que podem se agravar ao longo do tempo.

Portanto, além de adotar todos os cuidados quanto à higienização bucal, o acompanhamento odontológico é item essencial para evitar cáries e demais doenças.

Como está sua saúde bucal? Tem feito o acompanhamento odontológico com a regularidade necessária?

Este é o momento de ver como estão seus dentes e gengivas e cuidar cada vez da melhor da saúde e beleza do seu sorriso.

Vamos agendar uma avaliação?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!