Bolha na gengiva, o que pode ser? 5 Principais Causas

O aparecimento de bolha na gengiva está relacionado não apenas a uma causa, mas sim a diferentes causas possíveis. Dentre elas, a falta de higiene pode ser a grande vilã, mas não é só isso. Esta é uma condição comum a muitas pessoas e pode ser tratada facilmente, para tanto, é importante ter o diagnóstico certo e conhecer as possibilidades de tratamento.

As bolhas na gengiva causam desconforto e podem estar atreladas a algumas problemáticas mais preocupantes e, dessa forma, o diagnóstico de um profissional é indispensável. Quer conhecer as principais causas e possíveis tratamentos para acabar de vez com esse problema?

Nesta publicação falamos sobre isso e mais! Continue lendo e acabe de vez com esse problema. Veja mais sobre doenças bucais no blog da 021 Dental e fique por dentro do assunto.

Está precisando de tratamento de canal? Falamos tudo sobre o assunto nesta publicação: “Saiba para que serve canal no dente e o que você precisa saber sobre o assunto”.

Causas – O que pode significar uma bolha na gengiva?

dentista segurando modelos que simulam os dentes e a gengiva

Evidentemente, o aparecimento de uma ou mais bolhas na gengiva significa que algo na sua saúde bucal não está certo. Mas o que, afinal? Bom, essa é uma pergunta mais complexa que só poderá ser respondida pelo melhor diagnóstico, que deverá ser realizado por um profissional da área.

Apesar disso, conseguimos listar algumas possíveis causas para o aparecimento de bolhas na gengiva. Listamos aqui as principais e, também, as menos comuns para essa condição. Mais do que isso, em seguida, elencamos os tratamentos possíveis para acabar de vez com o problema. Siga a leitura:

1. Fístula odontogênica

A fístula odontogênica ou fístula dental acontece quando o corpo está passando por um processo infeccioso. Trata-se de uma resposta do nosso organismo para solucionar uma infecção bucal que, por sua vez, também corresponde a outras possíveis causas.

Depois de uma infecção, as fístulas aparecem como bolhas na gengiva com pus e não devem ser estouradas em hipótese alguma. Dentre as possíveis causas para infecções bucais, podemos mencionar a falta de higienização com acúmulo de bactérias formando placas bacterianas.

2. Gengivite

A gengivite também causa o aparecimento de bolha na gengiva. Basicamente, estamos falando de uma inflamação na gengiva, que também é causada por excesso de bactéricas nos dentes — a conhecida placa bacteriana. As bactérias causam uma espécie de irritação na gengiva, levando ao aparecimento de bolhas.

Dentre os principais sintomas estão a gengiva avermelhada e doendo, sangramento ao escovar os dentes ou passar fio dental, mau hálito e incômodo ao comer. Se não tratada, a gengivite pode levar o paciente a um processo de periodontite. Falamos mais sobre o assunto nesta publicação: “O que acontece se não tratar a gengivite”.

3. Abscesso dentário

Abscesso dentário é outra possível causa para o aparecimento de bolhas na gengiva. Quando falamos de abscesso dentário, estamos falando sobretudo sobre o excesso de pus no dente ou gengiva, causando, novamente, um processo infeccioso de bactérias danosas.

Os sintomas do abscesso dentário são bem parecidos com os da gengivite e, portanto, para ter o disgnóstico preciso, você deverá agendar uma consulta e visitar um profissional para entender as causas e tratamentos para bolha da gengiva.

4. Contaminação por cárie

A contaminação por cárie também está entre as principais causas para as bolhas na gengiva. Estamos falando, novamente, de uma problemática causada por falta de higiene. Quando a cárie não é tratada adequadamente, pode haver a contaminação da polpa devido à lesão causada ali.

Essa contaminação resulta na formação de pus na bolha e o paciente deverá, posteriormente, passar pela drenagem do pus, ajudando também a eliminar o desconforto bucal.

Quer saber mais sobre cáries? Não deixe de conferir nosso post falando sobre os principais sintomas para a cárie dental.

5. Mucocele

Mucocele é uma condição comum tanto nos lábios como na gengiva e está na lista das principais causas para a formação de bolhas na região. A mucocele acontece devido às ações externas de traumas no rosto e na boca. Quando o paciente passa por essas situações, é comum que apareçam bolhas na gengiva que desaparecem normalmente com o passar do tempo.

Por outro lado, se o desconforto for muito, é comum que o profissional solicite a remoção dessas bolhas.

Outras causas para o aparecimento de bolhas na gengiva

Para além das causas listadas acima, a bolha na gengiva também pode estar atrelada a outras causas menos comuns, como:

  • periodontite;
  • aftas;
  • pênfigóide – doença crônica e rara;
  • câncer bucal;
  • queimadura;
  • uso de antidepressivos;
  • uso excessivo de tabaco;
  • infecções em geral.

Como eliminar? Conheça os principais tratamentos

A eliminação das bolhas na gengiva depende diretamente do diagnóstico do seu profissional, portanto, novamente, o dentista é a única pessoa capacitada para te orientar sobre os tratamentos mais indicados para seu caso. Para cada caso exposto, listamos abaixo os tratamentos mais indicados:

  1. fístula odontogênica: o tratamento mais indicado para este caso é a higienização adequada para subtrair a causa da fístula e evitar que novas infecções acometam o paciente. O uso de antibióticos também pode ser indicado para alguns casos;
  2. gengivite: o dentista provavelmente fará uma raspagem periodontal para retirar a camada de bactéria instaurada nas superfícies do dente ou gengiva;
  3. abscesso dentário: alguns possíveis tratamentos para este caso são o uso de antibióticos, drenagem de pus, tratamento de canal e raspagem das raízes dentárias;
  4. contaminação por cárie: o tratamento, para este caso, requer o procedimento de recuperação da parte interna do dente, junto à eliminação da infecção no canal;
  5. mucocele: neste caso, as bolhas são eliminadas naturalmente. Mas, caso haja muito incômodo e dores prolongadas por mais de 14 dias, o dentista poderá fazer o procedimento de remoção.

A bolha na gengiva pode ser causada por inúmeras formas e o mais indicado é, sempre, procurar um profissional para entender qual é o seu diagnóstico e os melhores tratamentos para o caso. Além disso, a prevenção também é muito importante, portanto, mantenha sempre sua higiene bucal em dia e visite um profissional a cada seis meses.

Veja também nossas outras publicações sobre o mundo odontológico e fique por dentro para não perder nada!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!