Como Escovar os Dentes com Aparelho Ortodôntico?

Escovar os dentes com aparelho não é um bicho de sete cabeças. Por mais que no início essa rotina seja diferente, em pouco tempo acostuma-se com essa higienização.

Para facilitar sua rotina no momento da escovação, preparamos um passo a passo simples e outras dicas de grande ajuda. Confira.

Passo a passo de como escovar os dentes com aparelho ortodôntico

menina escovando os dentes com aparelho ortodontico

Escovar os dentes com aparelho ortodôntico se torna mais fácil usando regras simples:

Passo 1

Antes mesmo de iniciar a escovação, o primeiro passo é fazer dois bochechos com água pura.

Essa ação simples de imediato já ajuda a remover alguns resquícios de alimentos que ficam presos na boca.

Depois disso, é preciso fazer a higienização com o fio dental, lembrando de usar o passa fio para limpeza dos espaços entre os dentes.

Passo 2

Antes de começar a escovação, também é preciso lembrar que as cerdas em um momento ficarão direcionadas para cima e em outro momento deverão estar inclinadas para baixo. Dessa maneira é possível higienizar os dois lados do aparelho.

ebook higiene bucal

Passo 3

Começar escovando a face interna do dente. O movimento deve ser feito de forma suave, para frente e para trás. Depois disso, devem ser feitos de maneira cuidadosa movimentos circulares.

Esses movimentos devem ser feitos primeiro na arcada superior e depois na arcada inferior.

Na sequência, iniciar a escovação na face externa do dente. Este momento requer um pouco mais de atenção, já que é nessa região que ficam os bráquetes do aparelho.

De forma suave, fazer a escovação intercalando movimentos de vai e vem e circulares.

Depois disso, finalizar a escovação lembrando de alternar a direção das cerdas da escova. Para escovar os dentes da arcada superior, usar as cerdas direcionadas para baixo.

Durante a escovação dos dentes da arcada inferior, usar as cerdas direcionadas para cima. Essa alternância quanto à direção das cerdas favorece uma melhor limpeza dos dentes e também da curva gengival.

Na sequência, passar a escova interdental nos pequenos espaços de cada bráquete.

Passo 4

Além de escovar os dentes, é preciso higienizar a língua usando o limpador específico para essa região.

Passo 5

Fazer bochechos com o enxaguante bucal por cerca de 30 segundos.

Como escolher a melhor escova?

escovas de dente coloridas no copo

A escovação dos dentes para quem usa aparelho requer uso de uma escova apropriada, que facilite o processo e evite danos nos dentes, gengivas e também nos bráquetes do aparelho.

Leia nosso artigo do Blog: Como Escolher Sua Escova De Dente

Para garantir a eficácia da higienização, são necessárias duas escovas: a tradicional e a interdental.

Com relação à escova comum é preciso que as cerdas sejam ultra macias. Quanto maior a maciez das cerdas, mais fácil elas alcançarão as regiões complicadas, os minúsculos espaços entre os dentes e também o reduzido espaço da curva gengival.

Outra vantagem desse tipo de cerda, sobretudo para quem usa aparelho, é que ela evita pequenos danos nas gengivas e também protege a estrutura do aparelho.

Portanto, ao escolher a escova tradicional, preste muita atenção no nível de maciez das cerdas (que é especificado na embalagem do produto). A escova deve ser trocada no máximo a cada 3 meses.

Obs.: escovas elétricas ou sônicas não devem ser usadas, já que elas são de difícil manejo dentro da boca e prejudicam os movimentos suaves que precisam ser realizados durante a escovação.

Com relação à escova interdental, o recomendado é escolher modelos/marcas que disponibilize broxas substituíveis.

A escova interdental é fundamental durante a escovação pelo fato de ela conseguir se posicionar entre os metais do aparelho e evitar o acúmulo de resquícios alimentares.

Por que a escovação adequada para quem tem aparelho é ainda mais importante?

mulher jovem sorrindo com aparelho ortodontico na boca

Saber escovar os dentes com aparelho é fundamental para evitar uma série de problemas que podem afetar dentes e gengivas. São eles:

Leia nosso artigo do Blog: O que acontece se não escovar os dentes?

Placas bacterianas

Ainda que a princípio elas pareçam inofensivas, com o passar do tempo as placas bacterianas vão gerando diversos outros problemas bucais. Alguns deles graves.

Essas placas se formam devido à má higienização bucal, sobretudo quando resquícios alimentares ficam presos entre os dentes e região da curva gengival.

Tártaro

Ele consiste no endurecimento da placa bacteriana. Ou seja, quando as placas de bactérias não são eliminadas por meio de uma limpeza odontológica, elas se tornam mais resistentes, dando origem ao tártaro.

O sinal mais comum do tártaro é o aspecto fortemente amarelado ou até mesmo em tons marrons do dente, sobretudo na região mais próxima à gengiva.

Dessa forma, além de ser um problema de saúde bucal, o tártaro prejudica a estética do sorriso.

Tanto o tártaro quanto a placa bacteriana afetam a região gengival, chegando aos poucos às camadas mais internas do dente. É aí que os problemas mais graves começam a aparecer.

marque sua avaliação e coloque seu aparelho ortodôntico

Gengivite

Essa doença bucal refere-se à inflamação que atinge as camadas mais superficiais da gengiva.

Decorrente das placas bacterianas, ela provoca uma série de sintomas, incluindo vermelhidão, inchaço, dor, pequenos sangramentos, mau hálito constante e, nos casos mais sérios, amolecimento de um ou mais dentes.

Leia nosso artigo do Blog: Gengivite Não Tratada: O Que Acontece?

Periodontite

Trata-se do quadro agravado de gengivite. A periodontite é uma infecção que atinge as camadas mais profundas da região gengival, que é chamada de periodonto.

Ainda que os sintomas sejam semelhantes aos da gengivite, é uma infecção mais severa, que provoca dores mais intensas, coloração arroxeada da gengiva e também amolecimento de um ou mais dentes.

Quando a periodontite se agrava demais e não é tratada em tempo hábil, ela pode acarretar a perda de um ou vários dentes.

A importância do acompanhamento odontológico

Ir ao dentista com frequência é ainda mais necessário no caso de pessoas que usam aparelho.

Por meio de avaliações periódicas é possível verificar se há formação de placas bacterinas, tártaro ou existência de outros problemas como cárie, gengivite etc.

Outro cuidado importante é cuidar da estrutura do aparelho e verificar se ela apresenta alguma alteração que prejudique os resultados do tratamento ortodôntico.

Além de saber o passo a passo de como escovar os dentes com aparelho, confira nossos demais conteúdos sobre cuidados essenciais no dia a dia para ter uma saúde bucal impecável.