Como passar o Fio Dental corretamente?

Como passar o fio dental corretamente é uma dúvida comum entre pacientes. O Fio dental é um item básico para a saúde e beleza do sorriso. Por diversos motivos, este produto é obrigatório na higienização bucal.

No entanto, por mais que muitas pessoas já utilizem o fio, ele nem sempre é usado da forma correta. Isso gera consequências terríveis com o passar do tempo.

Fio dental deve ser usado dessa maneira

mulher passando fio dental nos dentes

O passo a passo de como usar fio dental do jeito certo é bem simples e faz toda diferença para proteger dentes e gengivas de diversas doenças.

Vejamos.

1 – Separar cerca de 40 cm de fio dental. Essa quantidade maior permite que ele seja manuseado de forma mais confortável.

Enrolar cada ponta do fio em volta de cada dedo médio. Lembrar de deixar pelo menos 10 cm de fio entre os dois dedos de cada mão.

2 – Usar o indicador e o polegar de cada mão para segurar e ir manuseando o fio.

Passar o fio suavemente, com movimentos tanto no sentido de cima quanto no de baixo, abrangendo todo o minúsculo espaço que fica entre os dentes.

3 – De forma cuidadosa, posicionar e passar o fio dental em volta da curva gengival (que é a base de cada dente).

Obs.: nessa etapa é importante não pressionar o fio no sentido contrário à gengiva, já que isso pode provocar sangramentos ou pequenos machucados nessa área que é mais sensível.

Ao chegar na região da curva gengival é importante “abraçar” o dente com o fio e movimentá-lo, eliminando toda sujidade. Esse pequeno detalhe torna a higienização mais eficaz.

Veja o artigo do Blog: O Uso De Fio Dental É Prejudicial Para As Gengivas?

4 – Ao terminar de limpar cada dente, usar sempre um pedaço novo do fio que está disponível entre os dedos, evitando que as sujidades do dente higienizado anteriormente afetem o próximo dente a ser limpo.

5 – Ao terminar a passagem do fio pelos dentes, realizar a escovação (que deve durar pelo menos 2 minutos), enxaguar a boca com água pura e posteriormente usar o enxaguante bucal para finalizar.

Qual o melhor tipo de fio dental?

Depois de ver como passar o fio dental corretamente, talvez você esteja pensando se há um tipo de fio que seja mais eficaz e indicado para a higienização.

São disponibilizados 2 tipos de fio.

Multifilamento (ou nylon)

Disponível nas versões com e sem enceramento, o fio dental de nylon apresenta alta variedade de sabores.

No entanto, pelo fato de esse tipo de fio ter uma grande quantidade de fibras de nylon, ele desfia ou rasga com maior facilidade, principalmente quando o espaço entre os dentes e demasiadamente estreito.

Monofilamento (ou PTFE)

Ainda que este tipo de fio tenha valor um pouco maior, o PTFE tem a vantagem de deslizar com mais facilidade no espaço entre os dentes (mesmo quando este espaço é muito estreito). Outro benefício é que este fio não se rompe como o de nylon.

Ainda que estes dois tipos de fios atuem de forma satisfatória na remoção dos resquícios alimentares, pode-se dizer que o fio PTFE apresenta mais vantagens.

O que acontece se não usar fio dental?

mulher sorrindo e passando fio dental nos dentes

O simples fato de usar o fio dental de forma correta evita uma série de problemas bucais que se agravam ao longo do tempo.

Não é por acaso que uma das recomendações básicas dos dentistas é o uso diário desse item.

Vejamos quais são os problemas que aparecem e porque usar o fio dental é tão importante.

Placas bacterianas

À medida que os resquícios de alimentos vão se acumulando entre os dentes e região da curva gengival, as bactérias começam a se proliferar, dando origem a placas.

A placa bacteriana, ainda que no início seja inofensiva, aos poucos vai invadindo a gengiva e gerando uma série de doenças ao longo do tempo.

Tártaro

O tártaro consiste no endurecimento da placa bacteriana. Ou seja, quando essa placa não é eliminada por meio de uma limpeza odontológica, ela vai se agravando.

Um dos sinais mais evidentes do tártaro é uma forte coloração amarela em torno dos dentes, principalmente na região mais próxima ao encontro dos dentes com a gengiva.

Nos casos mais avançados, é possível que o tártaro apresente cores de tom marrom.

Além de causar diversos malefícios à saúde bucal, o tártaro é um grande vilão da estética do sorriso.

Cárie

As bactérias acumuladas na boca devido à falta de uso do fio dental intensificam a produção de ácidos que corroem a estrutura dos dentes.

A partir do momento que a cárie se estabelece, ela vai se aprofundando e chega às camadas mais profundas do dente.

Quando não identificada e tratada, em muitos casos a cárie provoca a perda do dente afetado.

Higiene bucal é coisa séria marque sua avaliacao

Inflamação na gengiva

Chamada de gengivite, essa inflamação é provocada pela placa bacteriana e tártaro.

Ela apresenta uma série de alterações na gengiva e, quando não tratada, vai se agravando ao longo do tempo, atingindo as camadas mais internas da região gengival.

Infecção no periodonto

Periodonto é o nome dado ao conjunto de tecidos responsáveis por dar sustentação aos dentes.

Localizado numa região mais profunda, quando essa estrutura é afetada pelas bactérias presentes nas placas ou no tártaro, ocorrem diversos sintomas graves.

De maneira geral, a periodontite acontece devido ao agravamento da gengivite.

Periodontite: O que é? Quais Sintomas? Consequências?

Consequências de não usar o fio dental

À medida que o fio dental não é usado corretamente e os problemas mencionados acima começam a aparecer, ocorrem diversas consequências de forma grave.

São elas:

Constante mau hálito

O acúmulo de bactérias, quadros inflamatórios ou infecciosos geram um frequente mau hálito ou percepção de gosto ruim na boca.

Veja nosso artigo do Blog: 7 Dicas De Como Evitar O Mau Hálito

ebook higiene bucal

Sensibilidade

Os danos provocados pelas bactérias atingem em cheio o esmalte dental, fazendo que os dentes fiquem sensíveis.

Amolecimento dental

Quando a gengivite ou periodontite atingem níveis mais severos, é comum que ocorra o afrouxamento do dente.

Perda de um ou mais dentes

A consequência mais grave quanto ao não uso do fio dental é a queda de um ou mais dentes.

Isso acontece devido aos prejuízos, muitas vezes irreversíveis, que afetam as estruturas mais profundas de sustentação.

Depois de saber como usar o fio dental corretamente, compartilhe este conteúdo com outras pessoas para que elas também previnam as terríveis consequências que podem acontecer.