Como Usar o Enxaguante Bucal do Jeito Certo?

Você sabe como usar enxaguante bucal? Este é item de primeira necessidade na limpeza de dentes e gengivas.

No entanto, por mais que ele seja essencial no dia a dia, há algumas dúvidas quanto ao uso desse líquido capaz de prevenir graves doenças bucais.

Saiba Como Usar Enxaguante Bucal do Jeito Certo

Como usar o enxaguante bucal

Todas as vezes que o antisséptico bucal é utilizado, uma quantidade imensa de germes e bactérias são eliminados.

Exatamente por isso esse produto é tão necessário para proteger a saúde da boca.

Para ter o resultado esperado é preciso aprender a fazer esse enxague da boca do jeito certo. É isso que vamos ver.

Passo a passo de como usar o enxaguante:

1 – Depois que o fio dental é utilizado e a escovação é finalizada, o enxágue da boca deve ser feito somente com água pura para remover toda a espuma do creme dental.

2 – Na sequência, é o momento de usar o enxaguante bucal. Esse líquido deve ser usado puro, ou seja, não pode ser misturado com água.

3 – A quantidade recomendada para o enxágue é de 20ml (que é a própria medida da tampa do produto). Logo que o líquido é levado à boca, o bochecho deve ser feito por 30 segundos (sem engolir o líquido).

4 – 10 segundos de bochecho para o lado direito da boca, 10 para o lado esquerdo e 10 abrangendo a região central, incluindo a língua.

5 – Terminados os bochechos, eliminar todo o líquido pela boca. Pronto. O processo estará finalizado.

Obs.: após uso do enxaguante bucal, a boca não deve ser enxaguada com água, já que isso prejudica o efeito protetor do líquido.

Quantas vezes usar o enxaguante?

Enxaguante bucal nos dentes

O indicado é que o antisséptico bucal seja usado pelo menos uma ou duas vezes por dia, sendo que um desses usos deve ser feito antes de dormir.

O motivo desse cuidado é que à noite, pelo fato de estarmos dormindo e com a boca o tempo todo fechada, há maiores riscos quanto à proliferação de bactérias.

Ao utilizar o enxaguante antes de dormir, a boca fica protegida contra esse acúmulo excessivo.

Por Que o Antisséptico Bucal é Tão Importante?

Higiene bucal é coisa séria marque sua avaliacao

Ainda que o enxaguante bucal pareça um item simples, que funciona apenas como complemento na higienização da boca, a importância dele é muito maior que as pessoas imaginam.

Sabe por que?

Ao ser tão eficaz na proteção dos dentes e gengivas contra a ação de bactérias, o enxaguante atua na prevenção de sérios problemas bucais, tais como:

Placas bacterianas

Quando uma maior quantidade de bactérias permanece por muito tempo na boca, sobretudo aquelas que ocupam espaços entre os dentes e região da curva gengival, elas vão formando placas.

Essa placa bacteriana é uma espécie de película pegajosa que envolve dentes e gengivas.

Tártaro

Ao passo que as placas bacterianas vão aumentando, elas dão origem ao tártaro, problema bucal que consiste no endurecimento dessas placas.

Além de gerar um alto acúmulo de bactérias que prejudicam a saúde bucal, o tártaro é terrível para a beleza do sorriso, já que ele deixa os dentes com um aspecto fortemente amarelado e pode apresentar manchas em tons de marrom.

ebook higiene bucal

Cáries

O acúmulo de bactérias na boca estimula a produção de ácidos geradores da cárie, um dos problemas bucais mais recorrentes em adultos e crianças.

Quando a cárie não é tratada, ela vai correndo as estruturas dentais, o que provoca sérias consequências ao longo do tempo.

Gengivite

Essa doença consiste numa inflamação que afeta as camadas mais superficiais da gengiva.

Ela ocorre devido às placas bacterianas e ao tártaro, gerando uma série de sintomas e complicações.

Os sintomas da gengivite são:

• Inchaço;
• Vermelhidão;
• Sangramento (principalmente durante a escovação e ao usar fio dental);
Mau hálito;
• Dor ou sensibilidade gengival;
• Retração gengival.

Periodontite

Trata-se de uma infecção mais grave que afeta as camadas profundas da região gengival. Esta camada recebe o nome de periodonto.

A periodontite apresenta sintomas muito semelhantes aos da gengivite. No entanto, eles são mais intensos.

Os sintomas são:

• Cor escura ou arroxeada da gengiva;
• Dor;
• Sangramentos (principalmente durante a escovação e ao usar fio dental);
• Mau hálito;
• Amolecimento de um ou mais dentes.

Obs.: nos casos mais severos, tanto a gengivite quanto a periodontite podem provocar o afrouxamento e queda de um ou mais dentes.

Quais os benefícios do enxaguante bucal?

Estes São os Enxaguantes Bucais Mais Indicados Pelos Dentistas

Depois de ver a importância do antisséptico bucal, é interessante saber quais são as opções mais recomendadas pelos profissionais. Vejamos.

• Listerine Cool Mint;
• Colgate Total 12 Clean Mint;
• Oral B Pró-Saúde Noite;
• Oral B Complete;
• Listerine Whitening Extreme;
• Cepacol tradicional.

Por mais que sejam estas as opções mais indicadas pelos dentistas, sempre é necessário pedir uma indicação ao profissional que o acompanha.

Com tantas opções de enxaguantes bucais no mercado, é preciso saber quais tipos são os mais recomendados de acordo com os problemas que cada paciente apresenta.

Por exemplo, pessoas que possuem problemas gengivais precisam usar itens específicos para a higienização bucal.

O mesmo se aplica às pessoas que sofrem com sensibilidade nos dentes.

Devo fazer limpeza dentária de quanto em quanto tempo?

Avaliação e Prevenção

Além de usar enxaguante bucal no dia a dia e adotar os demais cuidados relacionados à higienização dos dentes e gengivas, é preciso de outras medidas.

A principal delas é fazer uma avaliação odontológica ao menos duas vezes por ano.

Esse cuidado simples é capaz de prevenir uma série de doenças e problemas bucais que poderiam se agravar ao longo do tempo.

Além disso, a avaliação profissional é fundamental para que doenças existentes sejam tratadas logo no início e rapidamente.

A avaliação periódica deve começar já na infância. Tanto crianças quanto adultos e adolescentes devem ir ao dentista a cada 6 meses para verificar, com detalhes, como está a saúde de dentes e gengivas.

A combinação de uma boa higienização no dia a dia com visitas regulares ao dentista é essencial para a saúde e beleza do sorriso.

Quando foi a última vez que você fez uma avaliação odontológica? E as pessoas da sua família? Eles tem feito essas avaliações?

Além de aprender como usar o enxaguante bucal, este é o momento exato de cuidar com carinho do seu sorriso.