Ranger os dentes : Saiba todas as consequências desse hábito

O ato de ranger os dentes é muito mais comum do que imaginamos.

Chamado de bruxismo, ele geralmente ocorre de maneira inconsciente e durante o sono, sem que a pessoa perceba.

É exatamente por isso que este hábito provoca diversas consequências, e ao longo do tempo elas podem se agravar caso o tratamento não seja realizado.

Por que as pessoas rangem ou apertam os dentes?

o bruxismo te atrapalha agende sua consulta agora mesmo

A causa exata do bruxismo ainda não é identificada.

No entanto, na maioria das vezes essa situação ocorre devido a fatores emocionais como estresse, ansiedade, distúrbios do sono e tensão.

Fatores genéticos e alterações no sistema nervoso também são fatores ligados ao hábito de ranger os dentes durante o sono.

Com relação às causas físicas, o bruxismo em diversos casos está associado a um desalinhamento na mordida.

O maior problema é que, pelo fato desse ranger dos dentes ocorrer durante o sono, se torna difícil perceber o que está acontecendo e os sintomas acabam passando despercebidos.

Muitas pessoas passam a suspeitar que sofrem de bruxismo somente depois da informação de alguém próximo que já tenha observado o paciente dormindo.

Quais as consequências do bruxismo?

sintomas do bruxismo

Não é por acaso que este problema requer máxima atenção.

São muitas (e graves) as consequências que o hábito de apertar os dentes pode provocar no decorrer do tempo.

Vejamos quais são:

Desgaste dos dentes

O bruxismo faz com que os dentes de cada arcada raspem uns contra os outros.

Esse atrito constante gera um grande desgaste, interferindo inclusive no formato dos dentes.

Sensibilidade

Os danos provocados pelo hábito de ranger são prejudiciais ao esmalte dentário.

À medida que esse esmalte é deteriorado, as camadas mais internas dos dentes vão sendo expostas.

Quando essa exposição ocorre é natural que o paciente sinta grande desconforto e dores, sobretudo ao ingerir alimentos gelados ou quentes.

Estalos ao abrir e fechar a boca

Em decorrência das alterações que ocorrem na estrutura da mandíbula, pessoas que sofrem de bruxismo podem apresentar estalos no ato de abrir e fechar a boca.

Problemas de desenvolvimento

Quando o hábito de apertar ou ranger os dentes de forma inconsciente aparece cedo – na infância ou adolescência –, é comum que isso prejudique o desenvolvimento natural dos dentes.

ebook higiene dental

Problemas de mastigação

O bruxismo também pode provocar problemas de mastigação, dificultando sobretudo o consumo de alimentos que exigem melhor desempenho da mandíbula.

Retração gengival

Devido ao desgaste provocado nos dentes, este problema pode gerar retração gengival, que é quando o tecido da gengiva abaixa em relação ao dente e a região da raiz do dente fica exposta.

Amolecimento dos dentes

Uma das consequências mais sérias do bruxismo é o amolecimento dos dentes.

Devido à pressão e atrito constante entre as arcadas, a estrutura deles fica fragilizada.

Em decorrência da compressão excessiva dos dentes, o resultado final é a necrose dos vasos, dos nervos e também da polpa dental.

Problemas ósseos, gengivais e na articulação da mandíbula

Nos casos mais severos desse problema é possível que ocorram alterações nos ossos, gengiva e articulações da mandíbula, gerando ainda mais complicações para a estrutura bucal.

Quais os sintomas do bruxismo?

Para evitar as consequências do ato de ranger ou apertar os dentes é fundamental saber quais são os sintomas do bruxismo e buscar atendimento odontológico logo que um ou mais desses sinais apareçam.

Vejamos quais são:

Dor de cabeça

Este é o sintoma mais comum do bruxismo.

Devido à pressão exercida na região da mandíbula, é frequente que o paciente apresente dor de cabeça no momento que acorda ou no decorrer do dia.

Dor e zumbido no ouvido

A área do ouvido também é afetada pelo hábito de ranger os dentes.

Devido a esse fator é possível notar dores, desconfortos ou zumbido no ouvido.

Dor no pescoço, na mandíbula e músculos da face

Além da dor na mandíbula, todas as regiões ligadas a ela sofrem as consequências do bruxismo.

Os músculos da face são os que mais sentem. Por isso, é comum sentir um desconforto nessa região.

Também é frequente que o paciente apresente dores no pescoço, o que muitas vezes pode ser confundido com dores musculares provocadas por outros motivos.

Estalos ao abrir e fechar a boca

Pessoas que apresentam estalos ao abrir e fechar a boca devem redobrar a atenção quanto ao bruxismo.

Este sinal demonstra que algo na estrutura maxilar não está bem e deve ser analisado com atenção.

Alterações do sono

Pacientes que sofrem de bruxismo tendem a ter um sono mais agitado e as dores provocadas prejudicam o descanso.

Dor de dente

Uma das principais causas de dores nos dentes é o ato de rangê-los ou apertá-los de maneira inconsciente.

Por mais que a saúde bucal esteja bem cuidada, é possível notar dores decorrentes deste problema que muitas vezes não é identificado de imediato.

Como é o tratamento do bruxismo?

tratamento do bruxismo

Confirmada a ocorrência do bruxismo é possível iniciar o tratamento específico para resolução do problema e consequente alívio e eliminação das consequências.

O tratamento odontológico consiste na utilização de placas flexíveis de silicone ou rígidas de acrílico, que são elaboradas de acordo com o formato da arcada dentária de cada paciente.

Essas placas devem ser usadas para dormir, evitando que durante o sono ocorra o ranger ou apertar dos dentes.

Esse tratamento simples protege os dentes e as demais estruturas maxilares.

Outra recomendação, dependendo do quadro apresentado pelo paciente, é o uso de medicamentos que favoreçam a qualidade do sono.

O tempo de uso desses medicamentos varia e tem por objetivo aliviar as causas do problema.

Para evitar as consequências do bruxismo é fundamental estar atento aos sintomas e consultar o dentista o mais breve possível.

Somente este profissional consegue identificar com exatidão se você sofre deste problema ou não.

Além disso, o tratamento bucal envolve outras questões.

Por exemplo, caso o bruxismo seja provocado por desalinhamento nos dentes ou na mordida é preciso realizar tratamentos diferenciados.

Tem notado sintomas de bruxismo nos últimos tempos? Conhece alguém que sofre dessa situação?

Este é o momento exato de buscar um profissional e cuidar da saúde e beleza dos dentes.