De onde vem a dor de dente? Saiba os 12 principais motivos

De onde vem a dor de dente? Elas causam sensação de que a cabeça irá explodir e aquele terrível incômodo na mandíbula, ela impede as rotinas mais simples do dia a dia: comer, dormir, falar etc.

A Primeira Coisa a Fazer é saber o motivo da Dor de Dente…

Quando os dentes doem, independentemente da intensidade, é sinal de que algo não está nada bem.

Essa dor muitas vezes indica a ocorrência de inflamações ou infecções que estão afetando dentes ou gengivas.

motivos que provocam Dor de Dente

Também é comum que a dor de dente sinalize problemas mais sutis que estão prejudicando a estrutura dental a um certo tempo.

Portanto, a primeira providência a ser tomada quando um ou mais dentes começam a doer é agendar uma consulta odontológica em caráter de urgência. Ele é o único que irá diagnosticar e saber de onde vem a dor de dente.

Esse cuidado faz toda diferença para evitar complicações maiores que podem levar até mesmo à perda de vários dentes.

Veja nosso artigo: Dor De Dente: Confira 4 Dicas Caseiras Para Aliviar O Problema

12 principais motivos que provocam Dor de Dente

Desconfortos ou dores dentais não acontecem por acaso. Há diversas causas relacionadas a este sintoma que precisa ser detalhadamente investigado. Vejamos.

Dor de dente marque sua consulta urgente

1 – Lesões de cárie

A cárie é um dos problemas mais associados à dor no dente. Ela ocorre devido ao ácido gerado pelas bactérias que se acumulam na boca.

A partir do momento que o dente é atingido pela cárie, o que começa como pequenos furinhos vai se transformando em um problema sério.

Quando não tratada, a cárie vai invadindo as camadas do dente, chegando às regiões mais profundas.

À medida que essas camadas mais profundas vão sendo afetadas, é comum sentir intensa dor no dente . No geral, quanto mais intensa a dor, maior a profundidade da cárie.

dor no nervo do dente

2 – Doenças periodontais

O periodonto é uma estrutura que fica entre os dentes e a mandíbula. Ele é composto por tecidos que dão suporte e envolvem os dentes.

Periodontite é uma infecção considerada grave que afeta o periodonto. Ela ocorre principalmente devido às complicações da gengivite (inflamação na região mais superficial da gengiva).

Quando essa inflamação não é tratada, as bactérias causadoras do problema vão avançando para as estruturas mais profundas, chegando ao periodonto.

O quadro infeccioso provoca fortes dores e outros sintomas como:

• Coloração escura na gengiva;
• Sangramentos bucais (principalmente durante a escovação);
• Inflamação na gengiva;
Mau hálito.

ebook higiene dental

3 – Infiltração na restauração do dente

Uma causa relativamente comum de dores dentais é a existência de infiltrações em uma ou mais restaurações (obturações).

Essa infiltração pode ocorrer devido aos seguintes fatores:

• Falta de selamento adequado da restauração, gerando pequenas trincas ou fraturas no material utilizado;
• Consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas;
• Falta de uso do fio dental;
• Higienização inadequada.

A primeira consequência dessa infiltração é a entrada de resíduos que podem provocar cáries.

4 – Inflamação na gengiva

A inflamação na gengiva geralmente acontece devido ao acúmulo de bactérias que, ao longo do tempo, vão formando placas.

Quando essas placas não são eliminadas, começam a ocorrer diversos problemas na região bucal. Um deles é a gengivite.

5 – Retração gengival

Trata-se de uma diminuição no tamanho da gengiva. Isso provoca um deslocamento da curva gengival para a direção da raiz do dente.

Essa exposição de parte da raiz gera sensibilidade, dores e pode levar até mesmo à perda de um ou mais dentes.

Veja nosso artigo: Como Aliviar A Sensibilidade Dentária Resolvendo As Causas Do Problema

6 – Abscessos na raiz dental

Outra causa ligada à dor de dentes é a presença de abcessos na raiz. Este problema forma uma bolsa de pus na região mais profunda da raiz devido à existência de alguma infecção.

O quadro infeccioso pode ser provocado por cáries não tratadas, lesões ou restaurações feitas de maneira inadequada.

7 – Dentes do siso

O nascimento dos dentes do siso é uma situação que pode provocar fortes dores.

Elas acontecem quando esses últimos dentes não encontram espaço suficiente na arcada ou pelo fato de esse dente causar um intenso rompimento na gengiva, podendo provocar inflamação ou infecção.

8 – Bruxismo

Pessoas que sofrem com este problema possuem o hábito inconsciente de ranger ou apertar os dentes durante o sono, provocando diversos desgastes nas arcadas.

Com o passar do tempo, esses desgastes vão gerando dores com diferentes intensidades.

Muitas pessoas que apresentam dor de dente sequer desconfiam que uma das causas pode ser o bruxismo.

ranger os dentes

9 – Sinusite

Devido ao processo inflamatório que a sinusite provoca nos seios da face, essa dor pode ser refletida nas raízes dos dentes superiores, confundindo o paciente com relação à causa do problema.

10 – Problemas de encaixe na articulação das arcadas ou dos dentes

Alguns problemas ortodônticos também podem ser a causa de dores nos dentes. Alterações relacionadas ao encaixe ou alinhamento dos dentes podem gerar fortes desconfortos devido à pressão que é exercida na arcada superior ou inferior.

11 – Sensibilidade

A sensibilidade é um dos problemas mais comuns que afetam os dentes e é provocada por diferentes fatores. Em muitos casos, a dor causada é irradiada e dificulta bastante descobrir de onde vem a dor de dente.

As dores ocorrem devido ao desgaste do esmalte dentário, que é a primeira camada protetora. Por mais que o desconforto seja maior ao ingerir alimentos quentes ou gelados, a sensibilidade também pode gerar dores constantes.

Veja nosso artigo: Sensibilidade Nos Dentes: Dicas Para Amenizar

sensibilidade nos dentes

12 – Traumas dentários

Quedas, pancadas, acidentes e demais situações que geram algum tipo de trauma dos dentes também estão entre as causas de dores.

Por menores que sejam esses traumas, eles requerem rápido tratamento para evitar o agravamento dos danos provocados nos dentes.

Como evitar dor de dente

Todos os problemas que mencionamos anteriormente podem ser evitados ou tratados rapidamente com apenas dois cuidados básicos:

Ir ao dentista duas vezes por ano

A avaliação odontológica é essencial na prevenção e rápida solução de problemas bucais.

Ainda que você não sinta qualquer tipo de dor, desconforto ou demais sintomas, esse cuidado é indispensável para manter a beleza e saúde do seu sorriso.

Fazer uma limpeza odontológica

Este procedimento simples realizado no consultório odontológico previne a grande maioria dos problemas que mencionamos, já que essa limpeza elimina as placas bacterianas causadoras de graves problemas nos dentes e gengivas.

Conclusão:

Se você esta sentido dor e quer saber de onde vem a dor de dente, não deixe de visitar um dentista. Enquanto não for descoberto o fator causador da dor, você estará apenas empurrando seu problema para frente.

Quando foi a última vez que você foi ao dentista? E as pessoas da sua família? Todos estão cuidando do sorriso?