Dente encavalado: Entenda mais sobre esse problema

O dente encavalado é um problema que atinge uma grande parcela da população e vai muito além da estética. Além de afetar a autoestima, essa condição também influencia – de forma negativa – funcionalidades essenciais do nosso corpo, como a respiração e a mastigação, bem como prejudicar a dicção em alguns casos.

Também chamada de “dentes apinhados” ou “desalinhamento dentário” — o termo técnico usado para esse problema —, essa condição acaba comprometendo as extremidades dos dentes. Isso resulta num encaixe errado entre as arcadas superior e inferior, podendo gerar dor e outros prejuízos ao paciente.

Para saber as causas, consequências e as formas de tratamento possíveis para essa situação, continue com a gente! A 021 Dental te explica tudo com detalhes para que você saiba como identificar e lidar com essa anomalia:

Dentes encavalados: conheça as principais causas

Entender o que pode gerar o desalinhamento dentário permite que você evite esse problema ao mudar hábitos ou procurar tratamento preventivo para outras doenças bucais que influenciem nesse fator. Conheça agora quais são as causas!

Hábitos parafuncionais

Esse nome se refere às manias e costumes que temos no dia a dia, mas que não têm uma função prática para o nosso corpo. Podem ser fatores determinantes para a estruturação da arcada dentária, principalmente das crianças. Dentre eles podemos citar:

• Uso em excesso de chupeta;
  • Chupar dedo;
  • Pressionamento dos dentes – com a língua durante o dia ou pela posição de dormir;
  • Morder ou roer unhas ou objetos como canetas, palitos e outros.

Criança chupando o dedo

Fatores genéticos

Assim como todas as nossas características físicas, os genes determinam o tamanho das arcadas dentárias, ou seja, o espaço disponível para que os dentes cresçam. Pode ser que não consiga abrigar com conforto todos eles e faça que alguns entortem. Nesse casos, desde criança será possível identificar que não está tudo em seu devido lugar e o tratamento pode começar mais precocemente.

É um dos grandes motivos da mordida cruzada, que também temos um post completo sobre o tema em nosso blog. É só conferir!

Nascimento do Siso (3º molar)

O popular dente do juízo é um dos fatores que pode causar apinhamento dentário em adultos. O normal é que eles não nasçam antes dos 17 anos e, por isso, quando buscam espaço para sair podem acabar desalinhando o sorriso. Isso acontece porque, ainda que após os 12 anos tenhamos um crescimento considerável na arcada, a boca não consegue comportar mais 4 molares.

Bruxismo sem tratamento

Essa é uma condição que afeta tanto adultos quanto crianças e se refere ao hábito de ranger ou pressionar os dentes uns nos outros. Além de comprometer a gengiva, gerar dores de cabeça, desconforto facial e desgastes dentários, esse problema pode deixar os dentes encavalados.

Identificar e tratar corretamente o Bruxismo pode evitar o desalinhamento do sorriso. Por isso, se informar sobre os sintomas e causas dessa doença bucal é essencial para a saúde e bem-estar. Falamos sobre em nosso post Tudo sobre Bruxismo!

Uma das alternativas mais populares é a placa de bruxismo, que é acessível e oferece um tratamento indolor. Portanto, se você sofre com o mal, não tem desculpas para não tratá-lo e buscar a sua saúde bucal!

Traumatismos ou malformações gestacionais

Mesmo apresentando um número bem menor de casos se comparado com os outros causadores do desalinhamento dentário, os traumatismos ou malformações também entram para nossa lista. Problemas durante a gestação ou nascimento, quedas, impactos e lesões podem fazer com que crianças apresentem essa condição.

Consequências do desalinhamento dentário

Pessoa com mau hálito

Se você pensa que a única consequência desse problema é para a estética bucal, está muito enganado. Assim como todos os sistemas em nosso corpo estão conectados, as doenças também acabam influenciando em outros espaços e causando maiores problemas. Saiba quais são esses prejuízos:

• Mau hálito (Halitose);
  • Dificuldade para higienização bucal, gerando tártaros e cáries;
  • Modificação da mordida – Mordida Cruzada;
  • Dificuldade para mastigar;
  • Inflamação recorrente da gengiva;
  • Dificuldades respiratórias;
  • Dores e desconforto na face.

Para evitar todos esses pontos, procure um profissional capacitado para encontrar o tratamento mais adequado para seu caso. Existem planos odontológicos que permitem que cuide de seu sorriso sem complicações!

Possíveis tratamentos para dentes encavalados

Esse tipo de problema é tão comum que existe até mesmo uma área de especialidade na Odontologia que trata especialmente do desalinhamento dos dentes. A Ortodontia é responsável por realocar os dentes ou os ossos maxilares, dessa forma corrigindo os desencaixes e evitando todas as consequências negativas relacionadas a esta condição.

O tratamento mais comum para essas anomalias é o uso de aparelhos bucais – sejam eles fixos ou móveis. Eles ajudam a melhorar a qualidade de vida dos pacientes, permitindo que estes tenham um sorriso harmônio e não tenha prejuízos a sua saúde.

Os aparelhos dentais fixos são aqueles que possuem bráquetes – pequenas peças metálicas que são coladas nos dentes – e os fios que os conectam. Aos poucos, o tamanho ou a posição desses componentes são modificadas para que gradualmente seja feita uma mudança no alinhamento das arcadas e a estrutura óssea da face aceite corretamente todos os dentes.

Eles corrigem também a mordida, permitindo um encaixe que não prejudique a mastigação e a fala. Possuem versões em metais ou porcelana para que o paciente escolha qual prefere, permitindo que o tratamento seja feito de forma discreta sem afetar a imagem de quem o usar. É mais comum de ser utilizado em adolescentes e adultos, mas um profissional especializado que deve decidir qual será utilizado.

Menina utilizando aparelho fixo na correção dos dentes encavalados

Já os aparelhos ortodônticos móveis são uma solução muito mais comum para crianças. Eles são recomendados para correções leves de dentes tortos, mordida desalinhada e incorreta. Se utilizados na época de crescimento dos dentes definitivos, eles podem evitar uma série de problemas e fazendo com que o tratamento seja mais rápido.

Além disso, eles possuem vantagem na hora da limpeza. Por serem removíveis, são mais fáceis de higienizar, mas precisamos nos atentar à frequência de uso. É necessário seguir todas as instruções de seu dentista para que esse tipo de aparelho seja eficaz. Eles também possuem versões transparentes para deixar o sorriso alinhado sem chamar muita atenção no dia a dia.

E aí, você sabia todas essas informações sobre o problema dos dentes encavalados? Além de oferecer excelentes serviços ortodônticos, a 021 Dental sempre está trazendo conteúdos relevantes para sua saúde bucal. Se você tiver alguma dúvida específica, deixe uma sugestão nos comentários. Quem sabe esse não se torna tema de uma publicação?

Confira também o post Aparelho de porcelana: Quem pode usar? e saiba mais sobre uma das opções de tratamento para dente encavalado!