Dentes quebrando: conheça os principais motivos

Os dentes quebradiços podem ter diferentes motivos. Dentre eles, os principais são o bruxismo e o mal cuidado dos dentes, o que causa cáries, por exemplo. Trata-se de uma disfunção comum que afeta muitas pessoas e os tratamentos podem não ser os mais simples possíveis.

Uma vez diagnosticado o motivo da quebra como sendo o bruxismo, o ato de ranger os dentes, o tratamento deve ser feito diretamente na causa que, por sua vez, também pode ser motivada por diferentes fatores: estresse, traumas, problemas psicológicos, mau estilo de vida, e por aí vai.

Dessa maneira, o indicado é procurar um profissional capaz de diagnosticar o motivo – ou os motivos – por trás dos dentes quebrando. Essa tarefa pode não ser, algumas vezes, muito fácil. Há casos em que a quebra dos dentes é causada por cáries ocultas, por exemplo, o que dificulta o diagnóstico em 100%.

Entendendo que os motivos, causas e tratamentos são muito variados, vimos a necessidade de trazer aqui mais informações por trás dessa condição. Começando pelos principais motivos, podemos elencar:

  • Bruxismo
  • Má posição dos dentes
  • Cáries
  • Traumas e pancadas
  • Restaurações de grande extensão
  • Quebra de raízes ou coroas

O principal motivo para quebra dos dentes ainda é a cárie, relacionada à negligência da saúde bucal. Pensando nisso, a principal prevenção para essa condição é manter a saúde bucal em dia – mas já vamos chegar lá. Antes de mais nada, é preciso estar atento aos sinais.

Em geral, as pessoas procuram um dentista apenas quando começam a sentir dores, mas os cuidados devem vir antes disso. Assim que você notar uma deformação em um dente, procure um dentista de imediato. A quebra dos dentes acontece, principalmente, quando comemos, seja um alimento duro ou mais macio. A quebra vai depender do grau de fragilidade do seu dente. Portanto, esteja atento a esses momentos em específico.

Dentes quebrando: Qual é a prevenção?

Dentes quebrando: Qual é a prevenção?

Como mencionado no tópico anterior, as prevenções para que não haja a quebra dos dentes são várias. Separamos as principais dicas para prevenir que isso não acontece com você, confira!

Higiene bucal

Higiene bucal é uma das principais prevenções para dentes quebradiços, levando em consideração que o motivo mais comum é a cárie. Quando falamos sobre higiene bucal, levamos em conta tanto a higiene feita por você, como a visita periódica ao dentista.

Escovar os dentes ao menos três vezes ao dia e utilizar fio dental pelo menos uma são hábitos que fazem parte somente da primeira etapa da higiene bucal! Mais do que isso, é necessário que você visite um dentista, no mínimo, de seis em seis meses, dependendo das suas necessidades.

O erro que muitas pessoas cometem é imaginar que apenas escovando os dentes e usando fio dental uma vez na semana já é o suficiente. Não é. Somente um profissional é capaz de detectar problemas específicos, como é o caso das cáries ocultas e das limpezas periódicas. Portanto, não deixe isso passar.

Saúde mental

A saúde mental, ao contrário do que todo mundo imagina, também é uma prevenção para dentes quebradiços, uma vez que uma das causas da quebra dos dentes é o bruxismo e o principal motivo para essa condição é o estresse e/ou outros problemas psicológicos.

Boa alimentação

Sabemos que o dente nada mais é do que um osso, como qualquer outro. Isso significa que sua composição é basicamente cálcio. Dessa forma, inserir alimentos ricos em cálcio também é uma forma de evitar os dentes quebrando. Os principais alimentos com essa composição são os de origem vegetal, como:

  • Leites – de origem vegetal ou animal;
  • Brócolis;
  • Soja;
  • Linhaça e aveia;
  • Grão de bico;
  • Amêndoas.

Além de fortificar os dentes, o consumo de alimentos ricos em cálcio previvem outras condições que acometem os ossos, o caso  mais comum é a osteoporose.

Como identificar

Como identificar se você tem dentes quebrando

É comum não perceber os dentes quebrando, portanto, atente-se a esses sinais para identificar se isso está acontecendo com você.

  • Dor no dente;
  • Sensibilidade ao escovar os dentes;
  • Dor no dente após refeições;
  • Rachadura;
  • Inchaço ao redor do dente.

A dor no dente, inclusive, é um sinal que pode denunciar diferentes problemas na sua saúde bucal. Por isso, é importante dar a atenção devida à ela. Inclusive, temos um outro conteúdo aqui no blog que pode te ajudar com isso. Que tal fazer a leitura também do nosso post “Dor De Dente: Tratamentos e Causa”?

Tratamentos para dentes quebrando

Tratamentos para dentes quebrando

Assim que identificado o problema e sua causa, o profissional pode te indicar alguns tratamentos dependendo de cada situação. Os principais são: extração, restauração, polimento, restauração de canal e uso de coroa.

A extração é indicada para os casos mais alarmantes, quando não há outro tratamento possível. Quando o dente é danificado de forma a atingir a gengiva, é necessário a remoção do dente para que não haja infecções.

Já os polimentos são feitos para casos mais pequenos, como rachaduras ou uma perda imperceptível do dente. Eles são necessários para que a superfície fique lisa e não cause fricção em outros dentes.

As restaurações são utilizadas tanto para os casos pequenos, como para os médios. Elas podem ser feitas de forma direta ou indireta, dependendo do caso. Sendo a direta aquela comum feita pelo próprio profissional e a indireta quando uma prótese for necessária.

O tratamento de canal e aplicação de coroas são feitos em casos mais graves, assim como a extração. Os canais são indicados para quando há dano na polpa do dente, já a coroa pode ser aplicada quando não danificação interna.

Caso você tenha percebido dentes quebrando, marque uma consulta com um profissional de imediato. A 021 Dental possui unidades e em São Paulo e Rio de Janeiro. Agende já sua consulta.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!