Dentista esclarece dez mitos e verdades sobre clareamento

Ter um sorriso encantador e cativante é o desejo de todos. Nosso rosto ganha mais vida, beleza e a autoestima se eleva.

No entanto, há diversas dúvidas com relação ao clareamento que precisam ser esclarecidas. É por isso que vamos falar sobre os mitos e verdades relacionados a este procedimento.

5 Mitos Sobre o Clareamento Dental

1 – O clareamento visa somente a estética

Por mais que o clareamento seja conhecido como um procedimento estritamente estético, o objetivo dele não é somente proporcionar um sorriso mais bonito.

Em muitos casos o clareamento é indicado como forma de harmonizar o sorriso, devolvendo uma uniformidade com relação à cor que por algum motivo está diferente de um dente para o outro.

Clareamento dental - Deixa com a gente

2 – O clareamento provoca sensibilidade nos dentes

Por mais que a sensibilidade seja um efeito possível do clareamento, não é sempre que ela ocorre.

Isso depende de diversos fatores, tais como predisposição à sensibilidade dental em virtude de desgastes do esmalte, má qualidade do produto utilizado e falta de experiência do profissional.

Para evitar a sensibilidade após o clareamento é preciso seguir um protocolo antes de realizar o procedimento.

O intuito é fechar pequenas trincas e canalículos que podem gerar sensibilidade.

3 – O clareamento caseiro é exatamente igual ao feito no consultório

Por mais que esses dois procedimentos apresentem excelentes resultados, eles não são iguais. Aliás, há muitas diferenças.

Quando as recomendações do clareamento dental caseiro não são seguidas adequadamente, os resultados não ocorrem da forma esperada.

Já no consultório, são seguidos diversos protocolos que visam garantir o melhor resultado e evitar possíveis efeitos indesejados.

4 – O clareamento prejudica as restaurações já feitas

Este é um outro mito muito comum quanto ao clareamento. É preciso deixar claro que os elementos clareadores usados neste procedimento não provocam qualquer alteração nas restaurações existentes.

Entretanto, existe a possibilidade de um dente ficar mais escuro que outro dependendo da estrutura dessas restaurações e material usado.

Por isso, antes de realizar o clareamento é preciso que todas as restaurações sejam refeitas, o que dará maior harmonia ao sorriso.

5 – O efeito do clareamento dura pouco

O clareamento apresenta um efeito de longo prazo. Em média, a duração desse tratamento é de 3 anos.

Clareamento dental

5 Verdades Sobre o Clareamento Dental

1 – Após o clareamento nos dentes é necessário evitar certos alimentos

Para não prejudicar o efeito do clareamento e fazer que o resultado dure por um tempo maior é preciso evitar ou diminuir o consumo de alimentos ou bebidas mais corantes.

Exemplo: vinho, refrigerantes, chá preto, café, molhos industrializados etc.
Tais alimentos e bebidas contém alta quantidade de corantes artificiais que prejudicam a cor natural dos dentes.

2 – Pessoas com gengivite não podem realizar o clareamento

Quando o paciente apresenta algum problema na gengiva (ou no dente), é preciso que primeiro seja feito o tratamento antes de adotar os procedimentos para clarear os dentes.

A gengivite é um desses problemas. Trata-se de uma inflamação que afeta a camada mais superficial da gengiva e provoca uma série de sintomas, tais como inchaço, alterações na cor, sangramentos etc.

A gengivite é decorrente das placas bacterianas que se formam ao longo do tempo. Quando não tratada, essa doença evolui para a periodontite, problema que afeta as camadas mais profundas e pode levar ao amolecimento ou queda de um ou mais dentes.

Para que o clareamento seja realizado é preciso que a gengiva esteja totalmente saudável.

Quer saber o valor do Clareamento Dental

3 – Outros procedimentos devem anteceder o clareamento

Este fator muitas vezes passa despercebido ao considerar o clareamento. No entanto, ele é uma das etapas mais importantes.

Antes de realizar este procedimento para clarear os dentes é preciso fazer uma avaliação completa e identificar se há tratamentos dentais que devem ser feitos antes.

Um dos procedimentos básicos antes do tratamento é a limpeza, que é feita com o objetivo de eliminar placas bacterianas e tártaro.

Como mencionamos anteriormente, no caso das restaurações é necessário que elas sejam feitas com material de qualidade para garantir a uniformidade quanto à cor dos dentes após o clareamento.

4 – O clareamento feito no consultório é mais rápido

Exatamente. Pelo fato de o tratamento no consultório ser mais intenso que o clareamento dental caseiro, ele é mais rápido.

O resultado é obtido em poucas ou até mesmo uma sessão. Já o clareamento feito em casa (com supervisão do dentista) leva mais tempo.

5 – A cor dos dentes fica natural

O objetivo do clareamento é deixar os dentes mais brancos mantendo um tom natural e sem exageros.

A Importância dos Cuidados Diários

Depois que o clareamento é realizado, a manutenção dos resultados depende dos cuidados diários adotados pelo paciente.

De nada adianta ter dentes mais brancos se eles não são cuidados adequadamente. Vejamos quais são as principais medidas para manter o sorriso bonito.

Usar fio dental diariamente

O simples hábito de usar fio dental todos os dias evita uma série de problemas bucais, tais como placas bacterianas, tártaro e cáries.

Antes de cada escovação, o fio deve ser utilizado para remover os resquícios de alimentos que ficam entre os dentes e região da curva gengival.

Usar enxaguante bucal

Para finalizar a escovação é preciso usar o enxaguante para eliminar bactérias e germes que provocam doenças bucais.

Após o clareamento é necessário perguntar ao dentista qual é a melhor opção de enxaguante para usar no dia a dia.

Reduzir o consumo de doces e alimentos ácidos

O consumo frequente de doces ou alimentos ácidos prejudica o esmalte dos dentes e vai causando danos ao longo do tempo. Um dos principais efeitos é a sensibilidade e maior risco de cáries.

Escovar os dentes 3 vezes ao dia

Todos os dias os dentes devem ser escovados pelo menos 3 vezes. Esse cuidado é indispensável para mantê-los limpos e evitar a formação de placas bacterianas, tártaro e demais problemas.

Ir ao dentista 2 vezes por ano

Ainda que não sejam notadas alterações ou sintomas de problemas bucais, é preciso ir ao dentista a cada 6 meses e realizar uma avaliação completa.

Parte dos problemas bucais que apresentamos são silenciosos. Portanto, essas avaliações são essenciais na prevenção e rápido tratamento de problemas que podem se agravar ao longo do tempo.