5 dicas práticas para evitar a gengiva inflamada

Gengiva inflamada: Por que acontece e como evitar?

Gengiva inflamada, ou gengivite, é um problema comum que afeta muitas pessoas. Segundo estudos, oito em cada dez brasileiros sofrem de gengivite. Dentre suas causas, podemos destacar a má higienização bucal como a principal, mas também não é a única. Além de causar desconforto, a gengiva inflamada pode desencadear um mau hálito comum ao paciente.

Saber identificar os sintomas e conhecer as causas e tratamentos para a gengivite são os primeiros passos para conseguir lidar nessas situações. Mais do que isso, saber o que fazer para evitar gengivas inflamadas é ainda mais importante, tendo em vista que a precaução é, sempre, o melhor remédio.

Para isso, selecionamos 5 dicas práticas e fáceis para evitar esta condição, mas, antes, vamos entender melhor os sintomas e tratamentos para gengivite.

Sintomas e tratamentos da Gengiva Inflamada

Ilustração de dentes que demonstram os sintomas da gengiva inflamada

A gengiva inflamada surge quando há o acúmulo – e não retirada — de alimentos na região. Os resíduos atraem bactérias que se alojam na gengiva e, quando o organismo tenta retirar estes corpos estranhos, os sinais de gengivite começam a aparecer.

Os sintomas comuns à gengivite acompanham as manifestações da maioria das inflamações odontológicas: região avermelhada, sangramento ao escovar os dentes e mau hálito. Outros sinais menos comuns são:

• Inchaços e dores locais;
  • Sensibilidade;
  • Pus;
  • Pequenas feridas;
  • Tártaros dentários;
  • Recessão gengival.

No início, a gengiva inflamada não causa dores, mas assim que passado do primeiro nível, o paciente começa a perceber os primeiros sintomas de dor e sensibilidade na região.

O principal causador é, ainda, a má higienização bucal, mas não somente ela. Dentre os fatores de riscos, é possível mencionar as alterações hormonais (às vezes provenientes da gravidez ou menopausa), diabetes, estresse, sistema imunológico deficiente, uso constante de tabaco e bebidas alcoólicas ou vitaminas insuficientes.

O principal tratamento para a gengivite é a visita ao seu dentista assim que os primeiros sintomas forem identificados. Ele, mais do que ninguém, poderá te indicar os próximos passos a serem tomados. Dentro do que se pode ser realizado em casa, o uso de um creme dental para essa finalidade é uma ótima opção de tratamento.

Você pode, aliás, conferir nossa publicação com os melhores cremes dentais para gengivite e iniciar logo esse tratamento!

Assim que diagnosticado, o profissional realizará uma limpeza de tártaros, placas bacterianas e te indicará novos procedimentos, dependendo do estágio da doença.

Mulher escovando os dentes em frente ao espelho

Consequências do não-tratamento

O não tratamento de gengivites pode ocasionar na evolução de níveis mais profundos da doença. Dentre elas, a periodontite é a mais comum. Trata-se de uma infecção mais avançada que atinge o periodonto, localizado entre a mandíbula e os dentes. Veja mais sobre o que é e as consequências da periodontite na publicação “Periodontite: o que é? quais sintomas? consequências?“.

Dicas para evitar o problema

Agora que você conhece os motivos, sintomas e tratamentos, é hora de conhecer as 5 principais dicas para evitar a gengiva inflamada.

1. Alimentação balanceada

Uma alimentação balanceada é o primeiro passo para uma vida saudável, o mesmo vale para nossa saúde bucal. Você provavelmente já sabe que os açúcares não fazem bem aos dentes, mas o que você provavelmente não sabe é que eles são os principais fatores para a gengivite.

Os alimentos cariogênicos são grandes responsáveis pela proliferação de bactérias que, por sua vez, causam inflamações bucais, tártaros e cáries. Dessa forma, diminuir a quantidade de açúcares – refrigerantes, balas, doces e outros – é a primeira etapa para evitar a gengivite.

2. Higienização correta

Como já adiantamos, a má higienização dos dentes é o principal causador de gengivas inflamadas. Portanto, o uso do fio dental ao menos uma vez ao dia, escovação correta três vezes ao dia e uso de enxaguantes bucais são essenciais para evitar a gengivite. Para a higienização correta, é importante conhecer as melhores pastas de dentes, dessa forma, confira nossa publicação com dicas importantes de higiene bucal.

Um dica importante é não abusar do enxaguante bucal. Lembre-se que o uso dele duas vezes ao dia já é suficiente para garantir a limpeza dos dentes. Mais do que isso, o álcool pode acabar irritando as gengivas e intensificando o processo de gengivite.

3. Evitar uso excessivo de bebidas alcoólicas

A terceira etapa é diminuir o uso de bebidas alcoólicas. O motivo é parecido com o anterior: os componentes presentes nessas bebidas são fatores que aumentam a inflamação da gengiva. Não somente o álcool, mas também os açúcares e ingredientes ácidos também são prejudiciais.

A desidratação ocasionada pelo uso excessivo das bebidas alcoólicas diminuem nossa produção de saliva, colaborando pela proliferação de bactérias bucais.

4. Não fumar

O tabagismo é responsável por inúmeras doenças, inclusive doenças bucais, sendo a gengivite uma delas. Isso ocorre porque a prática de fumar interfere diretamente em nossa imunidade, favorecendo a proliferação de bactérias bucais. Mais do que isso, o tabagismo dificulta o processo de cicatrização na gengiva, impedindo que esta se recupere de operações periodontais, se necessário.

5. Visite seu dentista regularmente

Por fim, a visita constante ao seu dentista é essencial para evitar as gengivas inflamadas. O tempo ideal de consulta com seu profissional não deve passar de seis meses e, caso for necessário, as visitas devem ser ainda mais constantes. Ele fará limpezas necessárias para que a gengivite não seja um problema para você.

Por outro lado, caso os sintomas já forem percebidos, procure um dentista imediatamente. Isso impedirá que o nível da doença evolua e não seja ainda mais prejudicial.

Estas foram as 5 principais dicas para evitar a gengiva inflamada, uma condição muito comum a muitos brasileiros. Confira mais publicações no nosso blog e fique por dentro de dicas e informações sobre o universo odontológico. Até a próxima!