7 doenças causadas pela má mastigação de alimentos

Você sabia que existem doenças causadas pela má mastigação de alimentos? Quando falamos de saúde bucal, um dos principais aspectos que muitas vezes passa despercebido no dia a dia é a mastigação e as consequências que sua má execução pode trazer para a saúde da boca e até na digestão dos alimentos.

Como vivemos em uma rotina cada vez mais acelerada é bem possível que as refeições sejam feitas de forma rápida, com uma mastigação apressada e, consequentemente, de forma errada, sem imaginar os efeitos negativos que isso causa à saúde. Fazemos a mastigação quase que de forma automática!

Nós preparamos este post para te ajudar a entender por que devemos mastigar bem os alimentos, quais as consequências da má mastigação e como fazer o processo corretamente, para viver bem e em dia com a saúde dos seus dentes e da sua boca. Vamos lá?

O que uma má mastigação pode causar?

Dentre os principais problemas e consequências da má mastigação estão as doenças gastrointestinais, como a gastrite, úlceras, entre outras, já que os alimentos não são triturados corretamente e vão em grandes pedaços para nosso estômago. Veja abaixo outros perigos da má mastigação:

Imagem de uma pessoa comendo macarrão em um restaurante chic

1. Distúrbios na articulação temporomandibular (ATM)

Nós já falamos sobre a articulação temporomandibular (a ATM) em outro post aqui no blog e te explicamos suas causas. Quando uma pessoa não mastiga de forma correta, ela pode prejudicar um desequilíbrio na ATM, principalmente por fazer com que os músculos não trabalhem de forma adequada.

O resultado pode ser uma inflamação na articulação que liga o maxilar ao crânio e gerar mais desconforto ainda ao mastigar.

2. Dor de cabeça

Suas dores de cabeça recorrentes podem ter sua causa originada em uma má mastigação, sabia? É justamente por causar distúrbios na ATM que as inflamações acarretam diversas dores, não só na cabeça, mas no pescoço, ombros e até nas costas.

3. Cárie

Se você não mastiga direito pode ter certeza que terá problemas com cárie. Isso acontece principalmente quando mastigamos rapidamente e mais de um lado da boca, o que faz com que os dentes sejam mais desgastados, deixando-os mais sensíveis a erosão e inflamações que causam a cárie.

Além disso, vale frisar também que quando a mastigação é incorreta, a boca produz menos saliva e, consecutivamente, elimina menos restos de alimentos, o que faz aumentar a placa bacteriana e cáries, além do mau hálito.

4. Compromete a harmonia facial

E por falar em mastigar só de um lado… isso faz mal sim e compromete a harmonia do rosto, aumentando as chances de causar assimetria mandibular, já que um dos lados do rosto não é exigido na mastigação e, portanto, fica mais flácido e com a musculatura reduzida.

5. Problemas na digestão

Para que a digestão não seja prejudicada é preciso que os alimentos sejam triturados corretamente, para não sobrecarregar o estômago. Pense bem, se não mastigamos direito, os alimentos vão em pedaços maiores para a digestão, não é? Imagine o organismo se desgastando mais na hora de fazer a digestão!

Imagem de um homem sentindo dores no estômago

Isso pode causar azia, dor e estufamento abdominal, gases, sonolência, gastrite e muitos outros problemas na saúde.

6. Dificuldade de absorção de nutrientes

É justamente por enviar pedaços maiores de comida para a digestão que a má mastigação prejudica também a absorção dos nutrientes dos alimentos, porque ao cair no estômago estes alimentos tem maior dificuldade em se quebrar em partes menores.

Então, toda a ação das enzimas será apenas na superfície dos pedaços e toda a absorção dos nutrientes será inferior ao que deveria, sendo prejudicada.

7. Aumento da obesidade

Se mastigamos corretamente e nos alimentamos mais devagar o nosso cérebro entende e dá mais tempo para o organismo sentir a sensação de saciedade, ou seja, que ele não precisa mais de tanto alimento.

Quando a mastigação é feita de forma rápida e compulsiva, acabamos comendo correndo e engolindo pedaços grandes de alimentos, sem perceber se estamos ou não saciados. Isso gera maior chance de ganho de peso.

O que pode causar uma má mastigação?

Agora que você já conhece as principais consequências da má mastigação, é importante conhecer algumas das causas para ficar alerta e buscar soluções para evitar esses problemas no seu dia a dia. Vamos lá?

Mordida cruzada

Ter a mordida cruzada pode prejudicar a performance da mastigação, porque, nestes casos, a arcada dentária de cima não se encaixa perfeitamente com a debaixo e pode prejudicar a mordida, causando dores e atrapalhando a mastigação.

A mordida cruzada pode ser causada por diversos aspectos como herança hereditária, uso de chupetas e mamadeiras por muito tempo, entre outros. Temos um artigo do blog falando tudo sobre mordida cruzada e como identificar, não deixe de conferir.

Dentes tortos

Quando os destes do paciente estão tortos a mastigação fica comprometida, porque os alimentos não são triturados da maneira que deveriam ser e são engolidos grandes pedaços de comida. Existem diversas opções de tratamento para correção de dentes tortos que vão solucionar estes problemas, não deixe de consultar o seu dentista para descobrir qual a ideal caso seja este seu problema.

Imagem de uma boca masculina com os dentes tortos

Sensibilidade nos dentes

Pacientes que possuem dentes sensíveis sofrerão para mastigar, porque querem evitar a dor. Isso acontece ao comer alimentos que são muito frios ou muito quentes, então é bom prestar atenção para buscar o tratamento adequado para dentes sensíveis.

Próteses com problema de encaixe

Pacientes que fazem uso de próteses móveis precisam que elas fiquem encaixadas de forma correta, porque, caso contrário, sofrerão na hora de fazer a mastigação. Por isso é tão importante a visita regular ao seu dentista, para que esses detalhes não passem despercebidos e você tenha problemas.

Ausência dos dentes

Infelizmente a falta de um ou mais dentes não prejudica apenas a aparência estética de um paciente, ela está relativamente ligada à má mastigação, afeta a fala e até a respiração. Para estes casos existe a possibilidade de realizar implantes dentários, que vão substituir os dentes faltantes com próteses que funcionam como um ente natural.

Então, qual a forma correta de mastigar?

Uma das primeiras dicas para mastigar corretamente é colocar pequenas quantidades de alimento por vez, para que a mastigação seja o mais confortável possível. Nesse momento tenha em mente que a hora da refeição não precisa ser feita com pressa, para que mastigue e triture bem os alimentos antes de engolir.

Sempre mastigue de forma bilateral, ou seja, usando os dois lados da boca, para evitar uma sobrecarga em um dos lados. Reduzir a velocidade entre uma garfada e outra, também contribui para fazer uma mastigação mais completa.

Por fim, algumas dicas para te ajudar a prestar mais atenção na mastigação:

• foco na refeição: deixe celulares ou a TV de lado para não se distrair;
  • repouse os talheres a cada garfada, isso ajuda a ter atenção enquanto mastiga;
  • evite ficar muito tempo sem comer, afinal, é mais difícil mastigar devagar se estamos morrendo de fome.

Fazer a mastigação de maneira correta é primordial para garantir uma boa digestão, além de proporcionar benefícios diversos para o organismo. Então preste bastante atenção em cada movimento, aproveite a hora da refeição com atenção plena e garanta, assim, uma saúde bucal mais saudável.

Consulte seu dentista regularmente para avaliar possíveis sintomas como os que citamos neste post ou se começar a apresentar problemas, você pode está realizando uma má mastigação. Para todas elas existe um tratamento específico que vai te ajudar a viver seus dias com mais qualidade de vida.

Continue acompanhando nosso blog, sempre trazemos dicas para manter a saúde bucal em dia. Até o próximo post!