Dor de dentes muito forte. O que fazer?

Você sente dor de dentes muito forte? Toda dor de dentes é motivo de atenção. No entanto, quando ela está muito forte, seja logo no início ou com o passar dos dias, é preciso ir ao dentista com máxima urgência.

Causas da Dor Intensa nos Dentes

Mulher com Dor de dentes muito forte

Toda dor dental indica a existência de algum problema que está prejudicando dentes ou gengivas. Afinal, toda dor acontece por alguma razão.

Vejamos quais são as causas relacionadas a dores e desconfortos dentais.

Bruxismo

Ainda que o bruxismo seja um problema de difícil identificação, ele provoca uma série de sintomas que devem ser observados com atenção.

Um deles é a dor. Quando as crises deste problema são muito intensas, o bruxismo gera dores nos dentes, na região do maxilar, na face e na cabeça.

Portanto, uma das causas de fortes dores dentais é este problema que consiste no hábito de ranger e apertar os dentes de forma inconsciente durante o sono.

Cárie

Ela está entre os problemas bucais mais comuns entre adultos, adolescentes e crianças.

Ainda que em um primeiro momento a cárie pareça algo “inofensivo”, quando não tratada, ela apresenta uma série de complicações.

Aos poucos, a cárie vai deteriorando as estruturas dentais e, quando chega às camadas mais profundas, gera quadros infecciosos e profundamente dolorosos.

Trauma dental

É frequente que dor de dentes muito forte seja provocada por acidentes, quedas ou pancadas, gerando traumas que danificam a estrutura de um ou mais dentes.

Gengivite

Este problema gengival consiste numa inflamação que ocorre nas regiões superficiais da gengiva.

Quando o quadro inflamatório se estabelece é comum que o paciente sinta sensibilidade ou dor nos dentes, além de outros sintomas.

Periodontite

A dor de dentes forte é ainda mais comum nos casos de periodontite. Este problema refere-se a uma infecção intensa que atinge o periodonto, área interna e mais profunda da gengiva.

A infecção provocada por bactérias gera vários sintomas. Um deles são fortes dores nos dentes e desconforto gengival.

Dor de dente marque sua consulta urgente

Sensibilidade

A sensibilidade dental, que é ocasionada por diferentes motivos, é outra causa de fortes dores dentais.

Isso acontece porque a sensibilidade é provocada por um desgaste no esmalte dental. Com isso, a dentina (uma camada mais interna do dente) fica exposta, gerando um grande desconforto ao paciente.

As dores são mais perceptíveis quando o paciente consome alimentos ou bebidas com temperatura quente ou bem fria.

Nascimento do siso

Quando o dente do siso não encontra espaço suficiente para se estabelecer na arcada, ele acaba provocando uma forte inflamação gengival e interfere nos demais dentes.

Em muitos casos, o nascimento dos sisos é motivo de fortes dores, que são totalmente resolvidas somente com a remoção desses dentes.

Abcessos na raiz dental

O abcesso dental é uma infecção provocada por bactérias. Esse quadro causa grande acúmulo de pus na parte mais interna do dente e na maioria das vezes gera dor intensa.

O Que Fazer Quando Essa Dor Aparece?

Mulher chateada com dor de dentes forte

Quando a dor de dente aparece, seja ela forte ou fraca, já é sinal de que algo não está normal.

No entanto, quando a dor dental é muito forte, é preciso recorrer com urgência ao atendimento odontológico.

A medida imediata é agendar consulta com um dentista o mais rápido possível.

Somente dessa maneira é possível identificar a causa exata da dor e iniciar o tratamento imediatamente.

A importância de redobrar a higienização

Além de consultar o dentista com urgência e realizar o tratamento indicado, é preciso redobrar os cuidados com relação à higienização bucal feita no dia a dia.

Sobretudo quando as dores estão relacionadas a inflamações ou infecções, é de suma importância evitar o acúmulo de bactérias na boca.

Nos casos de sensibilidade é necessário usar cremes dentais específicos para essa condição.

Da mesma forma, pacientes que sofrem com gengivite ou periodontite também precisam usar um creme dental diferenciado.

Cabe ao profissional indicar as melhores opções de cremes dentais de acordo com a condição apresentada pelo paciente.

Durante a limpeza bucal, outro fator importante é usar uma escova com cerdas bem macias.

Esse cuidado faz toda diferença para tornar a higienização mais eficaz e evitar danos que podem agravar a dor.

Como Evitar Dores de Dente

Opçoes de prevencao a dor dentes oferecida a mulher

A prevenção da dor de dentes envolve hábitos simples, todos capazes de evitar graves problemas bucais. Vejamos quais são.

Ir ao dentista regularmente

A dor forte nos dentes pode ser evitada com o simples hábito de ir ao dentista a cada 6 meses.

Por meio de uma avaliação geral é possível identificar situações que poderiam gerar graves problemas bucais.

Além disso, ao passar por uma consulta, caso exista alguma doença bucal, o tratamento é iniciado com rapidez, o que evita complicações.

Realizar limpeza odontológica duas vezes ao ano

A limpeza odontológica é um procedimento essencial. O objetivo é remover as placas bacterianas e o tártaro.

Ainda que estes dois problemas pareçam simples, quando não eliminados por meio da limpeza, eles se agravam em pouco tempo e geram uma série de consequências.

As principais são:

• Sensibilidade dental;
• Cáries;
• Gengivite;
• Periodontite.

ebook higiene bucal

Usar fio dental diariamente

O hábito de usar fio dental diariamente faz toda diferença para a saúde e estética do sorriso.

Somente com uso do fio dental é possível remover os resquícios de alimentos que ficam presos entre os dentes e também na área da curva gengival.

Por mais que a escova tenha excelente eficácia, as cerdas não conseguem alcançar essas regiões mais difíceis.

O fio dental é o principal aliado na prevenção da placa bacteriana e do tártaro.

O ideal é usar este item pelo menos em uma das escovações diárias, preferencialmente naquela que é feita antes de dormir.

O uso do enxaguante bucal é igualmente importante. Este líquido é altamente eficaz no combate às bactérias e ainda mantém o hálito fresco por mais tempo.

Você tem sentido fortes dores de dente ultimamente? Agende uma avaliação o quanto antes para saber exatamente o que está acontecendo.

Aproveite e confira nossos demais conteúdos com dicas profissionais de como cuidar bem dos seus dentes no dia a dia.