Glossite – Saiba o que é, suas causas e tratamentos!

Você já ouviu falar em glossite? Trata-se de uma inflamação ou infecção da língua, podendo ser encontrada na região anterior, mediana ou posterior desse órgão muscular recoberto de mucosa que todos nós possuímos.

É importante constar que a depender da características de cada tipo de glossite, a língua poderá não ter alterações significativas e tampouco que gerem algum incômodo, mas em alguns casos mais graves o inchaço severo causado pela inflamação é tão grande que a intervenção de um profissional capacitado será necessária para desbloquear suas vias aéreas.

Já percebeu que saúde bucal não é brincadeira, não é mesmo? Quer saber mais sobre quais os sintomas, causas e tratamentos? Continue lendo o conteúdo que a 021 Dental preparou para você!

Conheça os sintomas da Glossite

Como qualquer outra doença bucal, acredite, o seu hálito provavelmente seja o primeiro que você note alguma mudança. Por isso sempre tenha em mente que mau hálito é indicativo de possíveis problemas bucais ou em outros órgãos internos.

Mas, mesmo sem esse sinal, recomendamos que fique atento também: o hálito saudável não é índice para medir saúde perfeita, pois em alguns casos de glossite o mau hálito pode não ser observado. Por isso, a nossa dica é: sempre observe sua língua e analise suas características, bem como a escove com a mesma frequência que os dentes.

 

A língua doente tem alguns aspectos visíveis, sendo eles:

  • inchaço (por algumas vezes, severo);
  • língua com aparência lisa (glossite atrófica);
  • mudança de cor da língua para um vermelho mais escuro com ou sem bordas esbranquiçadas;
  • incidência de elevações na língua (no caso de glossite romboide mediana);
  • língua dolorida e sensível;
  • dificuldade notável na língua para falar, engolir ou no auxílio à mastigação;

Os sintomas acima devem ser atrelados a fatores gerais de saúde, então caso note qualquer um deles é preciso investigar a causa, pois mesmo que ela desapareça, o problema bucal, por vezes, não se desfaz.

Ademais, dores linguais não são comuns, e por isso devem ser levadas a sério e examinadas por um médico ou odontologista. Indicamos fazer visitas periódicas a ambos.

Tipos de glossite

Como acabamos de comentar acima, existem três tipos diferentes de caracterização desta doença, sendo estas:

  • GA ou glossite atrófica: é a mais comum e diz respeito à uma alteração significativa nas sensações gustativas, dor, sensibilidade e sensação de queimação na língua;
  • GRM ou glossite romboide mediana: que tem a formação de elevações ovoides ou romboides em qualquer região da língua (anterior, média ou posterior);
  • GMB ou glossite migratória benigna: este tipo é mais conhecido como “língua geográfica”, é um distúrbio mais raro (afeta 3% da população apenas) e acomete o dorso da língua provocando manchas lisas e inflamadas com bordas acinzentadas que remetem à um mapa geográfico;

Assim fica mais fácil conseguir notar os primeiros sintomas você mesmo, não é?

Possíveis causas dos distúrbios na língua

Menina com a língua para fora

Sendo sabido os sintomas e os tipos, é preciso entender quais suas causas e fatores – que inclusive diferem para cada caso dessa doença bucal. Nós te mostramos alguns dos mais conhecidos, estudados e diagnosticados:

  • infecção por vírus ou bactérias (herpes, por exemplo);
  • existência de piercing na língua;
  • desidratação bucal (boca seca/pouca saliva);
  • machucados e irritações na língua advindos de queimaduras, cortes ou outros traumas;
  • exposição à álcool, tabaco, alimentos quentes ou apimentados;
  • uso excessivo de enxaguantes bucais;
  • reações alérgicas à pastas de dente, enxaguantes bucais, colas de dentaduras e até a medicamentos para pressão sanguínea;
  • o uso de bloqueadores ganglionares (drogas que bloqueiam o canal de acetilcolina nicotínico);
  • anemia;
  • deficiência de ácido fólico;
  • deficiência de vitamina B (principalmente a B12);
  • sífilis;
  • úlcera aftosa;
  • estresse emocional;
  • hereditariedade (no caso da glossite migratória benigna);

Quais tipos de anemia causam essa condição?

Não são todos os tipos de anemia que podem gerar inflamação ou infecção na língua, mas sim apenas a anemia ferropriva, isto é, o tipo de anemia acarretado pela falta de ferro no organismo, o que por sua vez causa a diminuição na quantidade de hemoglobina e significante dificuldade das hemácias de carregar oxigênio a todos os tecidos do corpo.

Embora acreditamos que você tenha ciência, temos de alertar: essa anemia é considerada como grave e sua língua vai te contar quando é preciso ir ao médico e fazer a suplementação de ferro, o que, consequentemente, tratará sua glossite, se for essa a causa.

Tratamentos indicados para glossite

Homem tendo sua língua examinada por dentista

Os tratamentos para glossite geralmente giram em torno da resolução de seu sintoma mais alarmante: diminuir a inflamação da língua.

Os medicamentos corticosteroides como a prednisona têm a função de ajudar no desfazimento do inchaço, bem como aplicações tópicas a serem indicadas pelo seu dentista de confiança.

Em caso de infecções, será necessário o uso de medicamentos antifúngicos, antibióticos ou antimicrobianos, também a serem receitados pelo profissional capacitado.

Nos casos de anemia de ferro e deficiências de vitaminas ainda será necessário realizar exames complementares para atestar esta causa e, apenas após, suplementar. Diminuir o contato de sua língua com o álcool (seja em bebidas alcoólicas ou no enxaguante bucal) ajudará nos demais casos, bem como não ingerir alimentos muito ácidos ou apimentados. Todas essas são ações que ajudarão a acalmar as reações.

Em casos graves, o acompanhamento médico e a hospitalização de pacientes é medida necessária.

Formas de prevenção da Glossite

Mulher escovando a língua para evitar a glossite e outras doenças

Abraçando a possiblidade de você pensar que estamos sendo repetitivos, insistimos: mantenha a sua saúde bucal em dia, pois assim você prevenirá o aparecimento de diversas doenças bucais que advêm somente da ausência ou diminuição nos cuidados com a escovação e uso diário de fio dental.

Ademais, a 021 Dental recomenda que profissionais capacitados sejam procurados por você para que seu tratamento de glossite ou qualquer outra doença possa ser eficaz. Nós, inclusive, temos ótimos dentistas para indicar! Continue acompanhando nosso blog e tenha sempre acesso a informações pertinentes acerca de dentes!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!