Limpeza Dentária: Quando Fazer?

A limpeza dentária é um dos procedimentos mais comuns feitos no consultório odontológico.

É por meio dela que são eliminadas as placas bacterianas e tártaro que se acumulam nos dentes e região da curva gengival ao longo do tempo.

No entanto, há algumas dúvidas sobre esta limpeza que precisam ser esclarecidas.

De Quanto em Quanto Tempo a Limpeza Dental Deve Ser Feita?

ebook higiene dental

O indicado é que a limpeza nos dentes seja feita a cada 6 meses. Por mais que seja mantida uma excelente higiene bucal no dia a dia, este procedimento continua sendo necessário.

Ainda que os dentes sejam escovados 3 vezes por dia, seja utilizado o fio dental, enxaguante bucal e adotados demais cuidados, nossa boca tende a acumular placas de bactérias que também se transformam em tártaro.

O tártaro ocorre quando as placas bacterianas se tornam endurecidas. Chamado de cálculo dental, ele também afeta a estrutura gengival.

Por Que Essa Limpeza é Tão Importante?

Marque sua limpeza dentária agora

A limpeza dentária é primordial para evitar uma série de problemas bucais. Inclusive, quase todos problemas que afetam os dentes e gengivas são provocados por essas placas que acumulam bactérias.

Por meio da limpeza dental é possível evitar:

Cáries

Em grande parte das vezes as cáries ocorrem devido às bactérias que se acumulam nas placas.

Principalmente quando essas bactérias entram em contato com ácidos presentes no açúcar, os riscos de cárie aumentam ainda mais.

Portanto, o simples fato de realizar a limpeza dental evita o surgimento da cárie, problema que quando não tratado pode afetar as camadas mais profundas do dente.

Gengivite

Essa doença consiste na inflamação das estruturas mais superficiais da gengiva e provoca diversos sintomas.

Quando não tratada, a gengivite pode acarretar até mesmo o amolecimento e queda de um ou mais dentes.

Essa inflamação em muitos casos também é decorrente de placas bacterianas que vão permanecendo na boca.

Essas placas, quando não tratadas, vão causando sérios danos na estrutura gengival e se agravam, dando origem à periodontite.

Periodontite

Trata-se de um estágio mais avançado da gengivite. Quando ocorre a periodontite, as camadas mais profundas da gengiva – região chamada de periodonto -, são afetadas.

Dependendo da intensidade dessa infecção, pode ocorrer a perda de um ou mais dentes.

Sensibilidade nos dentes

Pelo fato de a placa bacteriana deteriorar o esmalte do dente, as camadas seguintes – principalmente a dentina –, ficam expostas. Esse efeito provoca a sensibilidade nos dentes.

Crianças Precisam Fazer Limpeza Dentária?

Sim. Desde cedo as crianças devem realizar a limpeza dental como forma de prevenir os diversos problemas bucais mencionados anteriormente.

Mesmo no caso de crianças que tem dentes de leite, a limpeza é recomendada para favorecer a saúde bucal e evitar danos nas estruturas gengivais.

É importante que os pais ou responsáveis estimulem esses cuidados desde a infância como forma de as crianças desenvolverem bons hábitos com relação à saúde bucal.

Quanto Tempo Dura o Procedimento?

A limpeza dentária dura em torno de 30 minutos. Ela é indicada após uma avaliação geral, na qual o dentista observa as condições dos dentes e gengivas.

Dependendo dessas condições, além da limpeza podem ser recomendados outros procedimentos, tais como restaurações, tratamentos de canal e até mesmo uso de aparelhos ortodônticos para corrigir problemas de alinhamento e posicionamento dos dentes.

Cuidados Essenciais no Dia a Dia

Para reduzir a formação de placas bacterianas e tártaro, o primeiro cuidado é caprichar na higiene diária de dentes e gengivas.

Escovar os dentes 3 vezes ao dia é fundamental para manter a boca limpa e evitar a ação de bactérias causadoras de diversos problemas.

Vejamos quais cuidados devem ser aplicados para que sua higiene bucal seja eficaz e confortável.

Escova adequada

Para que a escovação seja eficiente é preciso usar uma escova com cerdas macias ou ultra macias.

Esse tipo de cerda alcança melhor os locais mais difíceis da arcada. Além disso, as cerdas macias protegem o esmalte dos dentes e camadas mais internas, evitando que ocorra a sensibilidade.

Pessoas que já apresentam dentes sensíveis devem redobrar os cuidados com relação à escolha da escova. Nesses casos, recomenda-se uso de cerdas ultra macias como forma de garantir maior proteção aos dentes.

Creme dental

A escolha da pasta de dente é um dos fatores mais importantes para cuidar da saúde e beleza do seu sorriso.

Há diversas marcas, sabores e benefícios. No entanto, é preciso optar por um creme dental que melhor atenda suas necessidades específicas.

Pessoas com problemas na gengiva, por exemplo, devem usar cremes dentais indicados para essa condição.

Já pacientes que apresentam sensibilidade nos dentes precisam escolher pastas com fórmulas diferenciadas, capazes de aliviar o desconforto provocado por essa condição.

Fio dental

Não é por acaso que o uso diário do fio dental é tão necessário. Por mais que a escova de dentes tenha cerdas de alcance eficaz, elas sozinhas não são capazes de limpar totalmente os espaços que ficam entre os dentes.

O fio dental, além de eliminar por completo os resquícios de alimentos que ficam presos entre os dentes, higieniza a região da curva gengival (onde também ficam acumulados resquícios de alimentos).

Ou seja, o fio dental é fundamental para manter a saúde tanto dos dentes quanto das gengivas. Trata-se de um item básico para evitar uma série de problemas e doenças bucais.

Enxaguante bucal

Finalizada a escovação é preciso usar o enxaguante. Esse líquido potencializa a proteção contra bactérias, ajuda na higienização da língua e proporciona um hálito fresco por mais tempo.

A higienização adequada no dia a dia e realização de duas limpezas dentárias anuais são suficientes para que as placas bacterianas e tártaro fiquem bem longe dos seus dentes e gengivas.

Exatamente por isso é tão importante ir ao dentista pelo menos duas vezes ao ano e realizar uma avaliação geral.

Quando foi feita a última limpeza nos seus dentes? Tem notado eles excessivamente amarelados nos últimos tempos?

Agende uma avaliação geral para ver exatamente como está a condição dos seus dentes e gengivas. Uma limpeza dentária feita agora evitará uma série de problemas no futuro.