Limpeza dentária tira a cárie?

Limpeza dentária tira a cárie? Quando a limpeza dentária é realizada a cada 6 meses, automaticamente é possível prevenir e combater uma série de doenças bucais.

Uma dúvida comum entre as pessoas é saber se este procedimento atua na remoção da cárie, um problema comum que afeta pessoas de todas as idades.

Mas afinal, a Limpeza Dental Remove Cáries?

Limpeza dentária tira a cárie

Este procedimento odontológico é feito com o objetivo de eliminar a placa bacteriana e o tártaro que se formam na superfície dental ao longo do tempo.

Estes problemas também afetam a região da curva gengival e, quando não tratados, podem gerar sérias consequências.

A limpeza dental não atua na remoção da cárie. Quando este problema afeta o dente, é necessário um outro tipo de tratamento.

Qual é o Tratamento Indicado para Cárie?

A partir do momento que a cárie atinge o dente, ela só pode ser tratada por meio de uma restauração, procedimento também conhecido como obturação.

Depois da identificação da cárie em uma avaliação de rotina, conforme as características apresentadas, talvez seja necessário fazer um raio-X e analisar o grau de comprometimento da estrutura do dente.

Marque sua limpeza dentária agora

Como a Obturação é Realizada?

A primeira medida para remoção da cárie é aplicar a anestesia local na boca, abrangendo toda região na qual o procedimento será realizado.

Assim que o efeito da anestesia se estabelece, o profissional começa a remover do dente a superfície que foi atingida pela cárie.

Finalizada essa remoção, é feita uma limpeza na região, eliminando todos os pequenos pedacinhos de dente.

A cavidade gerada pelo procedimento é totalmente preenchida com um material específico usado em restaurações/obturações.

Estes são os principais tipos de materiais:

• Porcelana;
• Resina composta;
• Amálgama;
• Ouro.

Entre estes, o mais rotineiramente usado nos consultórios é a resina composta.

Uma das maiores vantagens desse material é o efeito estético. Além da eficácia no preenchimento da cavidade dental, essa resina tem cor praticamente idêntica à cor natural dos dentes.

A Limpeza Dentária é Indicada em Quais Casos?

Conforme mencionado, a limpeza odontológica é realizada com o objetivo de remover a placa bacteriana e o tártaro que se acumulam nos dentes e gengivas no decorrer do tempo.

Dessa forma, este procedimento tem caráter preventivo e também atua como forma de tratar problemas existentes.

A limpeza dentária como prevenção

Ao eliminar placas bacterianas e tártaro, a limpeza dental automaticamente evita problemas como cárie, gengivite e periodontite, que ocorrem exatamente devido ao acúmulo excessivo de bactérias.

Para que o efeito preventivo deste procedimento apresente o resultado esperado, é necessário que a limpeza odontológica seja feita duas vezes ao ano, ainda que não sejam observadas alterações nos dentes e gengivas.

A limpeza dentária como tratamento

Quando ocorrem problemas na região gengival devido ao acúmulo de bactérias, a limpeza é um dos tratamentos indicados para a recuperação da saúde bucal.

Portanto, nos casos de inflamação ou infecção na gengiva, este procedimento é eficaz na remoção das bactérias causadoras do problema.

maiores inimigos do seu sorriso

Como a Limpeza Odontológica é Realizada?

Este procedimento dental é simples, rápido e sem desconfortos. Realizado no consultório odontológico, ele demora de 15 minutos a meia hora.

Este tempo varia de acordo com a quantidade de tártaro e placa bacteriana presentes na superfície dental e curva da gengiva.

Itens usados na limpeza

A limpeza dentária abrange a raspagem, alisamento e polimento dos dentes.
Para garantir a eficácia e resultados esperados, o profissional utiliza instrumentos odontológicos específicos, que são:

• Extrator;
• Sonda;
• Espelho;
• Escova odontológica abrasiva;
• Ultrassom odontológico;
Fio ou fita dental.

Além desses itens, na limpeza dental são usados líquidos para facilitar o processo.

Corante

Ele auxilia na identificação precisa das regiões e pontos atingidos pela placa bacteriana.

O corante ajuda na realização de uma limpeza mais detalhada, já que algumas regiões dentais são de difícil detecção quanto à presença de bactérias.

Jato de bicarbonato de sódio

A mistura de água com bicarbonato de sódio é direcionada com alta velocidade aos dentes.

A combinação desse líquido com a pressão exercida é excelente para uma limpeza ainda mais profunda.

Cuidados Essenciais no Dia a Dia.

ebook higiene bucal

Além de fazer a limpeza profissional dos dentes duas vezes por ano, para manter uma boa saúde bucal e a beleza do sorriso, é essencial cuidar bem dos dentes e gengivas no dia a dia. Vejamos quais são esses cuidados.

Fio dental

Depois da escova e do creme, o fio é o item mais importante para a higienização bucal.

Por mais que a escovação seja feita adequadamente e na quantidade indicada, somente o fio é capaz de remover os pequenos resquícios alimentares que ficam presos entre os dentes e na curva da gengiva.

O recomendado é usar o fio antes das escovações ou, ao menos, uma vez ao dia (preferencialmente na escovação feita antes de dormir).

Enxaguante bucal

Este líquido é indispensável para manter uma boa higiene da boca. Além de combater as bactérias, ele proporciona um hálito mais agradável.

Pelo fato de evitar as bactérias, o enxaguante é um grande aliado na prevenção de cáries, gengivite, periodontite e demais doenças bucais.

Creme dental de boa qualidade

A escolha da pasta de dentes é essencial para cuidar da beleza e saúde do sorriso.

Ela é ainda mais importante no caso de pessoas que estão apresentando algum tipo de problema ou alteração odontológica.

Por exemplo, pessoas que sofrem com sensibilidade dental necessitam usar cremes específicos para essa condição.

Já nos casos de problemas gengivais, também é necessário optar por aqueles que ofereçam maior proteção a essa região.

A Importância do Acompanhamento Odontológico

Para prevenir e combater doenças odontológicas é essencial ir ao dentista duas vezes ao ano para realizar avaliações periódicas.

Ainda que não sejam observados desconfortos, sintomas ou alterações bucais, essas visitas ao dentista continuam sendo necessárias.

O objetivo do acompanhamento odontológico não é apenas o tratamento de doenças já existentes, mas consiste também em prevenir diversos problemas que podem se agravar ao longo do tempo.

Quando foi a última vez que você fez uma limpeza dentária? Suas avaliações odontológicas estão em dia?

Este é o momento perfeito para cuidar ainda mais do seu sorriso e aumentar sua saúde bucal.