Mau hálito: Tudo o que você precisa saber

O mau hálito já te gerou constrangimento ou desconforto em alguma situação?

Já notou um gosto ruim na boca em determinados momentos do dia e a sensação de que seu hálito não está bom?

Para evitar esse problema comum (mas que precisa ser tratado), o primeiro passo é entender as causas do mau hálito.

Depois disso é necessário adotar os cuidados recomendados e evitar que esse problema apareça.

Essas são as causas do mau hálito

agende sua consulta online e fuja do mau hálito

Placas bacterianas e tártaro

As placas contendo bactérias podem afetar os dentes em decorrência da má higiene bucal.

Após um tempo, caso essas placas não sejam removidas, ocorre o tártaro, que consiste no endurecimento das placas bacterianas.

Resquícios de alimentos presos entre os dentes

Quando os dentes não são escovados logo após as refeições ou o fio dental não é usado da forma correta, é comum que fiquem resquícios de alimentos entre os dentes.

Por menores que sejam, essas sujidades provocam mau cheiro na boca e afetam o hálito.

Cáries

Elas estão entre os principais problemas bucais tratados nos consultórios.
Além de danificar a estrutura superficial e profunda dos dentes, a presença de cáries gera mau hálito devido ao acúmulo de bactérias que acarretam esse problema.

Vale lembrar que os quadros inflamatórios que podem surgir devido às cáries também ocasionam o mau cheiro na boca.

Placa bacteriana na língua

Quanto ao mau hálito, ele também pode ser provocado devido ao acúmulo de bactérias na língua.

Quando esse problema ocorre, a língua fica com um aspecto esbranquiçado ou amarelado.

Gengivite

Doenças que afetam as gengivas também estão entre as causas do mau hálito.

Uma dessas doenças é a gengivite, uma inflamação que atinge as camadas mais superficiais da gengiva.

Consumo frequente de álcool

Pessoas que consomem bebidas alcoólicas com frequência ou em exagero possuem maiores chances de apresentar mau hálito.

Isso acontece porque o álcool acarreta o acúmulo de bactérias que contém germes causadores de mau cheiro e doenças gengivais.

Infecções

O odor desagradável na boca pode ser ocasionado por amigdalite (infecção nas amígdalas) ou sinusite (infecção nas vias nasais).

Pouca produção de saliva pelo organismo

Entre as causas menos conhecidas do mau hálito está a baixa produção salivar.

Isso pode ser ocasionado por variados motivos. Os principais estão associados ao consumo regular de determinados medicamentos (tranquilizantes, ansiolíticos, relaxantes musculares e antidepressivos).

Tratamentos de radioterapia e tabagismo também acarretam redução da produção salivar.

Infecções dentárias (abcessos)

Infecções decorrentes de abcessos dentários provocam excesso de pus na área que fica bem perto da gengiva ou da raiz do dente.

Além do hálito ruim, quando esse problema ocorre é comum notar gosto ruim e amargo na boca.

Estresse e nervosismo

O mau hálito muitas vezes pode estar associado a fatores emocionais. Situações de estresse e nervosismo alteram o funcionamento das glândulas salivares, acarretando o cheiro ruim na boca.

Além do estresse e nervosismo, outros motivos que provocam redução salivar (e mau hálito) são:

• Pouco consumo de água pura;
  • Jejum prolongado;
  • Uso de determinados medicamentos;
  • Exposição ao ar condicionado;
  • Respirar pela boca;
  • Falar por muito tempo.

banner como fazer minha higiene bucal

Como identificar o mau hálito?

Além de saber as causas do cheiro ruim na boca é preciso aprender a identificar quando esse problema ocorre.

Muitas pessoas sequer notam que estão com mau hálito, o que dificulta a resolução do problema.

Vejamos algumas dicas simples para identificar como está o hálito.

1. Cobrir a boca e nariz com a mão. Expirar o hálito e senti-lo, buscando identificar se há um pouco de mau cheiro.
  2. Passar o fio dental entre os dentes e cheirar para ver se há odor ruim.
  3. Visitar o dentista regularmente para verificar se há algum problema persistente que está provocando mau hálito.

Além de realizar os tratamentos indicados, outra das formas de evitar o mau hálito é usar produtos bucais (creme dental, fio e enxaguante) indicados pelo profissional de odontologia.

Como eliminar o mau hálito?

Usar fio dental e enxaguante bucal diariamente

O simples fato de usar fio dental antes da escovação evita uma série de problemas bucais, sobretudo placas bacterianas, tártaro, cáries etc.

O fio remove sujidades que costumam ficar presas entre os dentes e no entorno da gengiva. Essa limpeza é essencial para evitar o mau cheiro na boca e garantir maior saúde bucal.

Além de usar fio dental diariamente, após as escovações é preciso utilizar o enxaguante bucal para tornar o hálito mais refrescante.

Beber mais água pura

Aumentar o consumo de água pura é essencial para estimular a salivação e contribui para a constante higienização da boca.

Além de água pura, outras bebidas como água de coco, chá de hortelã e sucos naturais são excelentes para deixar o hálito mais agradável.

Diminuir o consumo de álcool

Conforme mencionamos, o consumo de bebidas alcoólicas está muito associado ao mau hálito.

Portanto, reduzir o consumo delas é uma das medidas que ajudam a evitar esse problema e contribui para uma saúde bucal de qualidade.

Fazer uma limpeza geral a cada 6 meses

Esse procedimento simples feito no consultório odontológico previne e trata as placas bacterianas e tártaro que estão relacionados ao surgimento do mau hálito.

Essa limpeza também contribui para proteger dentes e gengivas de doenças como cáries, gengivite e periodontite.

Consultar o dentista regularmente

O ideal é que todas as pessoas visitem o dentista ao menos duas vezes por ano.

Avaliações de rotina são essenciais para prevenir e tratar o mau hálito, eliminando de forma definitiva as causas do problema.

É muito importante frisar que, para eliminar o mau hálito, é preciso solucionar as causas.

Por mais que a escovação seja impecável, com uso de fio, enxaguante etc., quando há algum problema bucal ou demais situações relacionadas ao mau hálito, o problema irá persistir.

Ficou com dúvidas em relação às causas e tratamentos para o mau hálito? Faça seu comentário.

Compartilhe este conteúdo com pessoas que tenham interesse no assunto para que elas saibam o que fazer para identificar e tratar o hálito ruim.