Medo de dentista: Saiba como superar esse problema!

O medo de ir ao dentista é um sentimento comum, mas que muitas pessoas pensam ser uma característica apenas delas. O simples pensamento de que terá que comparecer em uma consulta dentro de alguns dias causa tanto mal-estar que, em diversos casos, as pessoas acabam adiando esse compromisso além do que deveria.

Essa condição não é uma frescura e nem algo vergonhoso. Assim como outros medos e fobias. é uma sensação real. Dados divulgados em 2021 pela Colgate apontam que nos EUA, por exemplo, o número de pacientes que têm medo de uma consulta odontológica está entre 30 a 40 milhões. O sofrimento de cada um deles apresenta-se em graus e sintomas diferentes, mas a raiz do problema continua sendo a ida ao dentista.

Existem diferentes causas para esse sentimento. Ele é irracional, intenso e pode ter sérias consequências para quem o possui. Por isso, é muito importante conhecer sobre o assunto, entendê-lo e buscar formas de superá-lo. Afinal, ninguém merece viver com pânico de um profissional que pode ajudar tanto, certo?

Para começar a se aprofundar no tema, primeiro é necessário entender que existem duas classificações: a ansiedade odontológica e a odontofobia. Quer entender o que as diferencia? Continue conosco! Nesse post a 021 Dental reuniu as informações mais importantes sobre esse medo, seus sintomas, causas e como tratar esse problema!

Veja a importância de manter a saúde bucal em dia!

Conteúdo imagético de pessoa com dor de dente e com medo do dentista

Ansiedade dentária x Odontofobia: o que é cada um deles?

Para começar a melhorar os medos que temos, um bom primeiro passo é saber identificar o que realmente sentimos. É apenas um nervosismo? É vontade de chorar? Pânico? Nos casos relacionados ao medo de dentista, existem duas formas de classificar conforme a intensidade da sensação, ao nível de bloqueio com esse tipo de situação. Entenda quais são:

• ansiedade dentária: é quando a ideia de ir ao consultório odontológico causa estresse, desconforto, preocupação; e, na hora que está lá, só pensa em sair o mais rápido possível;
  • odontofobia: como o nome sugere, é uma fobia, ou seja, uma condição médica. Causa efeitos como pânico, ansiedade generalizada, ânsia, entre outros.

O primeiro tipo é considerado mais leve, mas não menos relevante. No entanto, esses pacientes ainda conseguem, com muito custo, comparecer no dia marcado. Já no segundo, é uma situação mais complexa, pois pode gerar efeitos na saúde da pessoa. Uma fobia leva a perder a controle sobre seu corpo, tendo muito mais sinais físicos.

É importante ter cuidado com ambas as opções, buscando tratamento e formas de tornar esse momento menos traumático. Tanto um quanto o outro possui diferentes graus, o que faz nem todos os pacientes terem todas as reações. Por ser uma condição médica mais intensa, vamos falar mais sobre a Odontofobia, mas os conselhos servem também por quem é acometido pela Ansiedade Dentária.

É tão normal assim ter medo de dentista?

Há quem fique surpreso com o fato que existem segmentos diferentes que classificam esse tipo de medo, ou que existem tratamentos próprios para algo que julgam tão banal. No entanto, estudos apontam que cerca de 15% da população brasileira possui um dos tipos de medo odontológico, são quase 32 milhões de cidadãos que sofrem por esse problema. Por isso, na próxima vez que ouvir alguém próximo de você reclamando sobre o sentimento, busque ajudar ao invés de fazer com que a pessoa sinta-se mais constrangida.

Por que as pessoas têm medo de dentista?

Entre eles estão aqueles que possuem fobia de médicos – ou figuras que remetem ao atendimento médico como enfermeiros e dentistas –, chamada Latrofobia; ou então fobia de agulhas, a Aicmofobia. Existem também outras motivações para esse tipo de medo e é necessário compreender cada paciente. Listamos os mais comuns deles:

• possui um histórico de experiências negativas com consultórios odontológicos;
  • sentir que fica vulnerável ou desamparado quando está dentro da consulta – o que pode ser motivado pela anestesia aplicada em alguns tratamentos;
  • pensar que está fora do controle – fator comum entre diversas fobias;
  • perceber a boca como uma parte muito pessoal/íntima e ficar constrangido de mostrá-la;
  • medo da dor de algum procedimento.

Todas essas causas acabam gerando o sentimento de pânico e estresse que percebemos em alguém com esse tipo de medo. E não é algo facilmente controlado, pois o inconsciente deles já registrou a ida ao dentista como uma experiência negativa e que precisa ser evita o quanto puder.

Odontofobia: quais os sintomas do medo excessivo de ir ao dentista?

Como citamos, é comum que a ansiedade e nervosismo tome conta do corpo. Mesmo assim, pode ser que não tenha compreendido a que nível isso pode se estender. Os sintomas mais recorrentes da Odontofobia são:

Conteúdo imagético de pessoa roendo as unhas de medo no fundo branco

• problemas para dormir por pensar que precisará ir ao dentista;
  • começar a tremer ao estar no consultório;
  • ânsia de vômito;
  • sudorese;
  • dificuldade para respirar;
  • crises de ansiedade e/ou pânico;
  • ficar nervoso ao ver instrumentos odontológicos ou jalecos brancos.

E não pense que é necessário já estar na consulta para sentir isso, essa condição médica faz com que o paciente sinta isso só de pensar sobre o assunto. Não dá para negar que esses efeitos afetam diretamente a qualidade de vida, certo? Confira 9 motivos para cuidar da saúde do dente!

O que o medo de ir ao dentista causa na vida dos pacientes?

O mais normal é que pacientes com Odontofobia evitem o máximo marcar uma consulta e, quando chegar a agendar um horário, acabam adiando. Não é difícil conhecer situações que a pessoa sequer marque uma visita ao dentista, passando anos sem um acompanhamento adequado e tratamento dos males que afetam a saúde bucal.

Essa situação gera ainda mais consequências negativas como, por exemplo:

• perder precocemente os dentes;
  • ter maior chances de desenvolver doenças periodontais;
  • ficar propenso a adquirir doenças pulmonares e cardíacas – afinal, a boca está conectada a processos vitais para nosso corpo;
  • sorrir menos por constrangimento;
  • possuir uma menor expectativa de vida por conta das doenças que fica exposto;
  • amarelamento da arcada dentária;
  • mau hálito;
  • ter a autoestima muito prejudicada por conta do visual dos dentes.

Como podemos ver, são efeitos físicos e psicológicos dos mais variados que estão conectados ao pânico de odontologistas. É por isso que a 021 Dental preocupou-se em alertar nosso público para esse problema que é muito ignorado. Confira quais são as formas de ajudar alguém – ou a si mesmo – a superar esse medo!

Medo de dentista: o que fazer para superá-lo?

Não dá para conviver bem com esse tipo de problema quando ele causa tantas consequências negativas em nossa vida. A melhor escolha é lidar com ele igual lidamos com outras fobias: com compreensão e tratamento para, aos poucos, reverter o pânico sentido. Confira nossas três principais dicas!

Busque apoio em alguém que confia

O medo é uma coisa pessoal de cada paciente, isso não quer dizer que precise enfrentá-lo sozinho. Fale sobre seu medo com alguém que você confia. Peça para um familiar ou amigo ir com você na consulta, para ele ser um apoio emocional e alguém que ajude a evitar que remarque a data.

Imagem de uma criança confiando em seu dentista na cadeira odontológica

Você pode segurar a mão dele (a) enquanto passa pelo procedimento, uma voz conhecida assim também pode te ajudar a se acalmar. Essa pessoa será também muito importante para o próximo passo de sua caminhada até superar esse problema!

Procure ajuda especializada

Como citamos, falar sobre o assunto ajuda! Se a Odontofobia é um problema do psicológico das pessoas, o correto é buscar ajuda de um profissional especializado nessa área. O tratamento com o Psicólogo ajudará a identificar o que faz esse sentimento existir e fornecerá ferramentas para lidar com os sintomas, amenizando-o os efeitos negativos.

Falar sobre o que passa em sua cabeça com a ideia de ir ao dentista irá ajudar compreender como combater toda a carga que sempre o faz acabar remarcando a consulta!

Encontre um dentista de confiança

Um profissional de qualidade irá respeitar seus limites e ser compreensivo com seu medo. Busque entre os diversos planos odontológicos algum dentista que seus parentes ou amigos já foram e gostaram. Peça uma primeira consulta para conversar e explicar sobre seu medo. Nesse momento também poderá tirar suas dúvidas sobre cada procedimento, ou pontos dos tratamentos que te assustem.

Combine com o odontologista escolhido alguns sinais, para que ele saiba quando precisa de um momento antes de continuar. Assim, você terá uma sensação um pouco maior de controle, pois saberá que, mesmo sem falar, pode pedir para parar. Se o barulho do motor de alguns instrumentos for um problema, combine também para ficar com fones de ouvido enquanto esse momento passa.

O medo de dentista é sim um problema, mas ele não precisa fazer que você deixe de se cuidar. Utilize nossas dicas e busque superar essa condição para sair por aí com um sorriso muito mais lindo e contagiante. O blog da 021 Dental possui diversos conteúdos para você se manter informado sobre temas que envolvem a saúde bucal, não deixe de conferir!