O que comer após extração de dente?

O que comer após extração de dente? Extração de dente, ainda que seja um procedimento simples, requer diversos cuidados.

Para que a gengiva se recupere normalmente e não ocorram inflamações ou infecções, é preciso adotar algumas medidas de proteção nos dias sequentes à cirurgia.

Um desses cuidados está relacionado à alimentação. Ela deve ser diferenciada com o objetivo de evitar complicações na região em que a cirurgia foi realizada.

O que comer depois que a extração de dente é feita?

O que comer após extração de dente

Nos dias sequentes à extração de dente, o mais indicado é adotar uma alimentação líquida ou pastosa.

Isso evita danos na gengiva e oferece repouso à atividade da mastigação, contribuindo para uma rápida recuperação do tecido gengival.

Após extrair o dente, estes são os alimentos indicados:

Sopa fria

Ela deve ser servida em temperatura ambiente ou suavemente morna.
Além de ser cremosa e de fácil ingestão, a sopa é rica em nutrientes que favorecem a saúde do organismo e contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico.

Itens como batata, batata doce, cenoura, abobrinha, abóbora, mandioca e mandioquinha são excelentes.

Depois de cozidos e temperados com ingredientes suaves, um, dois ou mais desses legumes devem ser batidos no liquidificador e consumidos em temperatura amena.

A sopa é uma ótima opção para o almoço e jantar nos dias posteriores à remoção do dente.

Ovos mexidos

De fácil mastigação, ovos mexidos são excelentes para ingerir a quantidade diária adequada de proteína sem prejudicar a recuperação da gengiva.

Assim como no caso da sopa, eles devem ser servidos suavemente mornos ou em temperatura ambiente para evitar danos no local da cirurgia.

agende agora sua extração dentária

Smoothies

Smoothie é parecido com um shake. Essa bebida leva um ou mais tipos de frutas, iogurte natural e um pouquinho de leite.

A vantagem do smoothie, além da cremosidade, é a concentração de vitaminas, minerais (especialmente cálcio) e proteína.

A única recomendação aqui é não escolher frutas cítricas, já que elas irritam a região gengival, sobretudo o local onde o dente foi extraído.

Algumas sugestões de frutas são: mamão, banana, maçã, pêssego, abacate etc.

Sorvete cremoso

Ele lidera os alimentos indicados depois de remover o dente. Cremoso e gelado, o sorvete é perfeito para evitar inchaço no local da cirurgia e contribui para uma boa cicatrização da gengiva em menor tempo.

O cuidado consiste em consumir somente o sorvete. Ou seja, deve-se evitar itens que em alguns momentos o acompanham, tais como casquinhas, chocolate granulado, cereja, confeitos etc.

O que você não deve comer após a extração dental?

mulher lambendo sorvete

Depois da extração de dente, outro cuidado relacionado à alimentação do dia a dia é evitar certos itens que podem prejudicar a recuperação e até mesmo causar danos na gengiva, gerando inchaço, dor e inflamação.

Depois de extrair o dente, isso é o que você não pode comer:

Alimentos ou bebidas ácidas

A acidez contida em alimentos como molho de tomate, ketchup, morango, abacaxi, laranja, limão, uva, kiwi, maracujá e etc. prejudica a cicatrização e gera irritação na gengiva.

Por este motivo, alimentos ou bebidas ácidas atrasam a recuperação e podem acarretar problemas mais sérios, como inflamação no local da cirurgia.

Itens condimentados

Também é preciso evitar o consumo de alimentos picantes, com maior quantidade de pimenta ou com temperos em excesso.

Eles atrasam a cicatrização devido à forte irritação provocada na região gengival em que o dente foi extraído.

Alimentos crocantes

Itens alimentícios crocantes, tais como biscoitos, pães, pizzas etc. contém partículas que danificam a região da gengiva e atrapalham bastante a recuperação. É exatamente por isso que esses alimentos devem ser evitados.

Outros cuidados necessários depois da extração de dente

Após a remoção do dente, além das medidas relacionadas à alimentação é preciso observar outras recomendações de suma importância.

Extração dental também requer estes cuidados básicos:

Repouso físico

Repouso físico pós extração dentaria

Por mais que a cirurgia para extração do dente seja simples, ela requer um tempo de repouso.

No período de 24h após realização do procedimento, o recomendado é evitar esforço físico e buscar descansar para favorecer a recuperação.

Evitar exposição solar

Nos dias sequentes à remoção dental, outro cuidado é evitar exposição solar, já que esse fator prejudica a recuperação do local e pode intensificar o inchaço.

Não ingerir bebida alcóolica

Nas semanas seguintes à extração do dente deve-se evitar o consumo de álcool, já que essa substância provoca irritação na gengiva.

Além disso, as bebidas alcóolicas estimulam o acúmulo de bactérias na região bucal, o que aumenta os riscos de inflamação ou infecção.

Higienizar o local cuidadosamente

É preciso dar uma atenção especial à higienização da boca após extrair o dente.

Nos dias sequentes, a escovação deve ser feita de forma bem suave, evitando de passar a escova na região em recuperação. É essencial usar pouco creme dental e que ele seja suave.

Quanto ao local que está se recuperando, nos primeiros 5 dias devem-se evitar bochechos.

Basta usar um enxaguante especialmente recomendado pelo dentista, lembrando que este produto não pode conter álcool.

Não usar canudos ou garrafinhas

nao usar canudo apos extração dental

Objetos como canudos ou garrafinhas podem causar danos na gengiva e afetar a área na qual o dente foi extraído.

Por isso, recomenda-se evitar esses itens nas semanas seguintes ao procedimento.

Evitar ingredientes caseiros

Desde que adotados os cuidados necessários, a gengiva irá cicatrizar normalmente em pouco tempo.

Não é necessário usar qualquer tipo de ingrediente caseiro para “acelerar” a recuperação, já que isso pode trazer sérias complicações.

Os itens de higienização bucal ou medicamentos (caso sejam necessários), só podem ser indicados pelo dentista.

4 Motivos para fazer a retirada dos sisos

Estar atento a alterações

Depois da extração dental é preciso ter atenção a possíveis alterações como dor persistente, inchaço excessivo e sangramento.

Na ocorrência de qualquer sinal fora do esperado é preciso consultar o dentista o quanto antes.

Você ou alguém conhecido precisa fazer extração de dente? Confira novamente os cuidados que mencionamos aqui e siga todas as orientações do seu dentista.

Vale lembrar que, para evitar os problemas bucais que requerem remoção do dente, é preciso ter acompanhamento odontológico regular, a cada 6 meses.