O Que é a Sensibilidade nos dentes?

Se você tem ou já teve sensibilidade nos dentes, sabe muito bem como é horrível a dor que ela provoca.

Pela intensidade, é natural que as pessoas se preocupem quanto às causas do problema e principalmente como resolvê-lo para voltar a ter uma vida normal, sem qualquer desconforto nos dentes.

O que a pessoa sente quando tem dentes sensíveis?

marque sua avaliacao e livre-se da sensibilidade dental

Ainda que a sensibilidade dental apareça de repente, sem qualquer acontecimento anormal com relação aos dentes, o sintoma desse problema é logo notado.

Dentes sensíveis provocam forte dor. Isso pode começar com um incômodo, mas em questão de dias ou semanas, essas dores vão se intensificando.

A dor, que é latejante ou com uma sensação de pontadas nos dentes, é provocada por diversos estímulos.

Eles são:

• Alimentos ou bebidas quentes;
  • Alimentos ou bebidas geladas;
  • Alimentos azedos ou doces;
  • Inspirar ar frio;
  • Escovar os dentes.

Como você notou, a sensibilidade envolve as questões mais simples do dia a dia, como comer, beber e higienizar os dentes.

Exatamente por isso este problema traz tantos incômodos. Além da dor, há uma grande dificuldade em simplesmente saborear um sorvete em uma tarde de calor ou tomar uma sopa quente numa noite de inverno.

Dependendo do nível de sensibilidade, até mesmo o simples contato de alimentos ou bebidas com os dentes incomoda.

Em grande parte das vezes, as pessoas chegam ao consultório sem saber o que está provocando essa dor e ficam preocupadas quanto a ocorrência de problemas mais graves, tais como inflamações ou infecções profundas.

É preciso esclarecer que a dor provocada pela sensibilidade apresenta diferenças daquelas dores ocorridas por outros problemas.

A sensibilidade dental dói mediante um ou mais dos estímulos que mencionamos. Já a dor por outras situações é contínua.

Quando ocorre a sensibilidade, a dor é na região do dente, não é profunda e também não afeta as regiões gengivais.

A sensibilidade na gengiva é um outro tipo de problema, com causas, sintomas e tratamentos diferentes daqueles indicados para sensibilidade nos dentes.

ebook higiene dental

Por que a sensibilidade ocorre?

Nossos dentes são compostos por camadas de estruturas. Uma dessas camadas é a dentina.

Trata-se de um tecido esbranquiçado, relativamente macio e que contém alta quantidade de cálcio. Ele fica entre o esmalte e a polpa do dente.

A função da dentina é fornecer apoio à estrutura do esmalte e proteger a polpa, que é a região nervosa do dente. Podemos dizer que a polpa é o coração de toda estrutura dental.

A sensibilidade acontece quando a dentina fica exposta. Isso ocorre por dois motivos: desgaste do esmalte dentário ou retração gengival.

O fato de a dentina estar exposta deixa os dentes mais sensíveis aos estímulos externos. Esse contato da dentina com estímulos (como uma bebida gelada, por exemplo), ativa os nervos presentes no núcleo do dente, o que provoca dor.

Retração gengival

Consiste no deslocamento da margem da gengiva em direção à sua raiz. Isso faz que os dentes fiquem mais expostos. As causas dessa retração são:

Desgaste no esmalte do dente

O desgaste do esmalte, primeira camada do dente, ocorre por diversas razões. São elas:

Escovação inadequada (feita com muita força ou frequência);
• Bruxismo (ação de ranger os dentes de forma involuntária, geralmente durante o sono);
• Consumo frequente de alimentos ou bebidas ácidas (frutas cítricas, molhos de tomate, ketchup, mostarda, vinagre, refrigerantes, chá preto, vinho, café etc.);
• Uso de cremes dentais clareadores (eles contêm substâncias abrasivas que danificam o esmalte ao longo do tempo).

Como Eliminar a Sensibilidade nos Dentes?

Para aliviar e eliminar a dor provocada pela sensibilidade é preciso usar cremes dentais indicados especialmente para essa condição.

Esses cremes possuem uma substância chamada nitrato de potássio, que atua nas terminações nervosas presentes no interior dos dentes. Essa ação alivia e elimina a dor provocada pela sensibilidade.

Para tratar dentes sensíveis, uma das marcas mais conhecidas no mercado é a Sensodyne. Embora outras marcas sejam eficazes na elaboração de cremes dentais para dentes sensíveis, a Sensodyne apresenta maior variedade de produtos e atende diversas necessidades.

A Sensodyne Repair & Protect, por exemplo, proporciona uma forte camada reparadora na dentina exposta e no interior dos canais que vão da polpa até o esmalte. O objetivo é bloquear os estímulos que provocam a dor.

Outros cuidados para tratar a sensibilidade nos dentes

Além de usar um creme dental indicado para dentes sensíveis é necessário adotar alguns cuidados no dia a dia. São eles:

• Evitar o uso de cremes dentais clareadores;
  • Reduzir o consumo de alimentos e bebidas ácidas;
  • Usar uma escova dental com cerdas extra macias (preferencialmente que sejam indicadas para dentes sensíveis);
  • Nunca escovar os dentes com força;
  • Escovar os dentes 3 vezes ao dia (não mais do que isso).

DENTES SENSÍVEIS

Para Tratar a Sensibilidade é Preciso Ir ao Dentista?

Sim. Ainda que a sensibilidade seja um problema comum, ao notar essa dor nos dentes é preciso consultar um profissional.

Além do desgaste no esmalte do dente, quando a sensibilidade ocorre por retração gengival é preciso tratar esse problema de forma diferenciada.

Um procedimento necessário na prevenção e tratamento da sensibilidade é a remoção de placas bacterianas e tártaro que afetam os dentes e a região da borda gengival.

Somente uma avaliação feita no consultório pode determinar a causa exata da sensibilidade e como tratá-la de forma rápida e eficaz.

A consulta também é necessária como forma de prevenir ou tratar rapidamente uma série de outras doenças bucais, tais como cárie, gengivite, periodontite etc.

Portanto, não basta apenas usar o creme dental indicado para dentes sensíveis. É preciso passar por uma avaliação e fazer o tratamento completo.

Você tem notado seus dentes sensíveis ultimamente? Já tem bastante tempo que não faz uma avaliação odontológica?

Este é o momento exato para cuidar da sua saúde bucal e evitar uma série de complicações. Entre em contato conosco e agende uma avaliação. Será uma grande satisfação lhe atender.