O que é contenção num aparelho? Entenda para que serve!

O aparelho de contenção é uma etapa que surpreende muitas pessoas que fazem tratamento ortodôntico. A maioria dos pacientes sequer sabe a necessidade do uso dele após a retirada do modelo mais conhecido de aparelho para alinhar os dentes. No entanto, ele tem uma grande importância para a conquista de um sorriso reto e, por isso, é essencial o uso desse equipamento.

Se você quer saber exatamente o que é e como funciona a contenção aparelho, continue conosco. A 021 Dental possui os melhores conteúdos sobre saúde bucal e preparou um post completo para tirar suas dúvidas sobre o assunto!

Aparelho de contenção, você sabe o que é?

A contenção – sendo ela fixa ou não – é uma parte essencial do tratamento odontológico. Ela é aplicada após a retirada do aparelho que alinha a arcada dentária e impede que os dentes entortem novamente. O ortodontista pode optar entre dois diferentes modelos, dependendo da necessidade que ele identificar. O tempo de uso acaba sendo variável também, pois é definido conforme a aceitação de cada corpo.

Imagem da parte interna da arcada dentária superior com contenção

Quando falamos em aparelhos dentários, a imagem mais comum que vem a nossa mente é a do modelo que possui bráquetes fixados nos dentes e um fio metálico unindo todos eles. Existem diversos benefícios no uso do aparelho ortodôntico, mas ele não é o único que garante o sucesso de todo o processo feito pelo paciente.

Então para que serve a contenção aparelho?

Como falamos, esse é um aparelho usado para impedir que os dentes entortem novamente. Quando finalizamos a parte de alinhamento da arcada dentária, os tecidos que estão em volta ainda estão fragilizados. Afinal, para deixar um sorriso completamente reto, é necessário forçar o movimento de molares, incisivos e todos os outros grupos que compõem a mordida.

O aparelho de contenção firma os dentes onde estão, permitindo que os tecidos e fibras bucais se recuperem para poder sustentar cada um em seu novo lugar. Isso é necessário pois os chamados tecidos periodontais, que ficam ao redor da arcada, são elásticos e possuem uma espécie de “memória” sobre a posição anterior. Ao retirar o aparelho fixo a tendência é que os dentes apinhem novamente por conta dessa lembrança.

Por isso, é essencial que você cumpra o tempo de uso que se deu dentista recomendou. Afinal, não faz sentido se esforçar por anos utilizando outros modelos de aparelho ortodôntico e, na última fase do tratamento, acabar deixando tudo ir por água a baixo, certo?

Tipos de aparelho de contenção

Existe uma variedade de tipos de aparelhos ortodônticos — e é possível conhecer alguns deles em nosso post sobre o assunto. No entanto, quando falamos de contenção, existe apenas duas variações. Saiba quais são elas!

Imagem de um protótipo de arcada dentária com aparelho ortodontico

Contenção móvel

Feita de plástico Poliuretano (PU) e hastes metálicas, é um modelo que é fácil de retirar e pode ser usado tanto na arcada superior quanto na inferior. Esse tipo é moldado para que a placa de PU fique com o formato da cavidade bucal e não gere nenhum desconforto para o paciente durante o uso.

A única parte dessa contenção que fica exposta é um fio de metal que passa pela parte frontal do sorriso, portanto é muito discreto e não tem a possibilidade de machucar como os bráquetes faziam. Esse é um aparelho que deve ser removido na hora das refeições para evitar acúmulos em sua estrutura.

É usado para casos mais curtos de tempo de contenção, naqueles que os dentes já estão mais firmes em suas novas posições ou sofreram menos modificações – isso faz com que os tecidos periodontais estejam menos fragilizados.

Contenção fixa

Como o nome sugere, a contenção fixa não pode ser retirada pelo paciente. Ela é composta de uma haste metálica fixada na faceta posterior e pode ser colocado tanto nos dentes superiores quanto inferiores, sendo bem mais utilizada no segundo caso.

Desenho de três dentes com aparelho ortodontico

É um aparelho de estrutura simples que pode abranger 2, 4 ou 6 dentes. Possui um material por cima do metal para que não machuque a língua, pois ela entra em contato constantemente com essa ferramenta. É aplicado em caso de usos mais prolongados e, por não ser retirado da boca, precisa de cuidados diários para que não acumule resíduos de alimentos na região.

Consequências do não uso da contenção

A falta de aplicação do aparelho de contenção fixo, ou o uso incorreto da contenção móvel, irá fazer com que seu tratamento ortodôntico tenha sido em vão. Com o passar dos meses, os dentes voltarão para o local que estavam antes de todo o procedimento. E, para quem desejar não ficar com a arcada desalinhada novamente, será necessário reiniciar os cuidados desde o uso dos bráquetes até a contenção.

Independente de qual modelo utiliza, será necessária a readaptação do aparelho após algum tempo. Também acontece de a quantidade de horas diárias com o aparelho móvel diminuir. Por isso, fazer visitas regulares ao especialista que cuida de seu caso é indispensável. Ele conseguirá identificar quais as necessidades atuais de seu tratamento e manterá sua saúde bucal em dia.

E aí, ainda resta alguma dúvida sobre o aparelho de contenção? Se sim, deixe um comentário ou uma sugestão no campo abaixo – esse pode ser um tema para abordamos em outro post! Não deixe de conferir também nossos outros textos como o “Qual o tempo mínimo para usar aparelho ortodôntico?“.

O blog da 021 Dental possui uma variedade de conteúdos sobre o mundo da Ortodontia e estética bucal.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!