Úvula: o que é, qual sua importância e cuidados com a região

A úvula é uma importante estrutura de nossa cavidade bucal, mas ela nem sempre recebe a atenção – e, principalmente, os cuidados – que deveria. Você já ouviu falar sobre essa estrutura? Talvez a conheça por “sininho da garganta” ou “campainha”… Independente de qual maneira a chame, chegou a hora de aprender mais sobre ela!

Nós da 021 Dental estamos aqui para te explicar qual a importância dessa parte da boca, os problemas que podem ocorrer e como realizar os cuidados com essa região! E não deixe de conferir o texto sobre a importância de manter a saúde bucal em dia!

Antes de mais nada, o que é a úvula?

Como dissemos, a úvula é o “sininho” que temos na entrada da garganta. Aquela parte molinha que fica lá no fundo da boca e tem formato de boca, sabe? Ela é formada de músculos, tecidos conjuntivos e mucosa; e está localizada próxima às amigdalas. Mais especificamente , ela fica no que chamamos de palato mole.

Conteúdo imagético com desenho gráfico da parte interna de uma boca mostrando a úvula, ou seja, o sininho do céu da boca

O palato é o “céu da boca”, a parte superior da cavidade bucal. Ele se subdivide em duas áreas: palato duro e o mole. Por sua vez, o palato mole é fica no fim da boca, cobrindo parte do assoalho da cavidade nasal. Não possui nenhuma estrutura óssea e, por isso, é macio.

Qual a função da úvula?

A úvula possui três funções básicas:

  • auxilia na deglutição: essa estrutura se move para cima quando engolimos algo, impedindo que os pedaços de comida acabem entrando na cavidade nasal;
  • auxilia na fala: a úvula é intimamente conectada à emissão de sons, pois ajuda a articular cada fonema, formando as palavras que desejamos;
  • previne engasgamentos: ela gera a sensação de náuseas quando tentamos engolir algo que não foi bem mastigado, fazendo com que nenhum desses pedaços fique preso no meio do caminho para o estômago.

Por conta desses processos, a “campainha da garganta” é uma estrutura essencial tanto para nossa sobrevivência, quanto para nossa comunicação. E, é claro, da mesma forma que outras partes da cavidade bucal, essa região pode ter algumas complicações decorrentes de maus cuidados com a higiene. Saiba quais são eles!

Quais são os problemas bucais que podem ocorrer na úvula?

Como todas as partes da boca são interligadas, algumas doenças que afetam algumas áreas podem acabar afetando também músculos que não necessariamente é a principal região prejudicada. No entanto, separamos os três principais problemas que são iniciados na úvula para te ajudar compreender qual a gravidade dos males diretamente relacionados a essa estrutura.

Uvulite

Esse é a doença na úvula mais comum, pois trata-se de uma infecção nessa área. Além da contaminação por bactérias ou germes, pode ser causada por alergias e até lesões na região. Os sintomas mais comuns nesses casos é o inchaço, vermelhidão, irritação na garganta, dor para engolir ou então aquela impressão que algo está “roçando” no fundo da garganta.

Úvula alongada

O alongamento da úvula é quando essa estrutura tem seu tamanho maior que o normal, o que gera a obstrução do fluxo de ar. Essa condição é um dos fatores que causa a Apneia do Sono, um distúrbio que atrapalha a respiração durante o período que está adormecido e gera o ronco – que pode não parecer, mas é um problema grave e que deve ser tratado.

Úvula bífida

A úvula bífida é um problema que está na mesma categoria que a fenda palatina e o lábio leporino. Ela ocorre quando os tecidos do palato mole não consegue se encontrar no meio do “céu da boca” para formar a úvula corretamente. Dessa forma, fica ali uma abertura na região que deveria ser como o filtro na parte de deglutição.

Se associada com a fenda palatina, essa má formação da úvula pode causar problemas na fala, dificuldades na alimentação – em especial de bebês – e potencializar as infecções no ouvido. Para corrigir essa condição, o paciente deve fazer uma cirurgia ainda nos primeiros anos de vida.

É possível ou necessário remover a úvula?

Sim, é possível remover a úvula e, em alguns casos, esse procedimento é necessário para manter a saúde bucal. No caso de úvula alongada, alguns casos ela precisa ser retirada parcialmente para desobstruir a respiração. Há também aqueles pacientes que possuem essa estrutura tão além do tamanho normal, que precisa ser cortada por completo.

E não podemos deixar de falar que algumas vezes, quando é preciso retirar as amigdalas de um paciente, a úvula também é removida se estiver sendo constantemente debilitada pelas infecções nessas outras partes. Leia também nosso post sobre cáseos amigdalianos, um problema que também pode prejudicar o “sininho”.

Cuidados que devemos ter com a úvula

Bom, você pode estar se perguntando como é a forma certa de higienizar a úvula uma vez que não é possível a escovar assim como fazemos com os dentes, línguas e gengivas. No entanto, existem outras formas de cuidar dessa área. Por exemplo:

Imagem de uma pessoa colocando enxaguante bucal na tampa para tomar

  • lubrificar a garganta com certa frequência, bebendo água e sucos;
  • evitar fumar, pois a fumaça machuca a mucosa;
  • fazer gargarejos com antisséptico bucal para eliminar bactérias;
  • usar spray próprios para garganta;
  • evitar o consumo de bebidas muito quentes, pois os tecidos do palato mole são mais sensíveis;
  • mastigar bem os alimentos, para evitar que algo arranhe a úvula ou a garganta.

Tomando esses cuidados, as chances de ter alguma complicação nessa região diminuirá consideravelmente. Mesmo assim, se perceber qualquer incômodo na úvula ou garganta, busque tratamento com um especialista.

Aqui no blog da 021 Dental você sempre encontrará as melhores dicas para cuidados com sua boca, então fique de olho e não perca nenhum post. Confira também nosso conteúdo sobre doenças da língua!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!