Dentes tortos: conheça os possíveis tratamentos

Os dentes tortos são condições comuns a muitas pessoas e responsáveis por muitas problemáticas, desde a parte estética de diminuição da autoestima até problemas físicos como dificuldade de higienização e na mastigação. Conviver com essa situação pode não ser fácil para todo mundo e isso não é vergonha para ninguém.

A correção dos dentes tortos melhoram a vida do paciente em 100%, por isso, esta publicação pretende esclarecer as principais dúvidas acerca desse assunto, principalmente sobre os possíveis tratamentos de alinhamento dental. Confira!

Principais causas de dentes tortos

Você sabe por que os dentes entortam? As causas comuns a essa condição podem vir de diferentes lugares: de forma hereditária, na infância, pela perda de ossos ou pela respiração incorreta. Entenda mais abaixo:

Herança hereditária

Um dos principais fatores para os dentes desalinhados é a hereditariedade. Nesse aspecto, a criança já nasce com os dentes “fora” do lugar. Isso acontece principalmente quando falta espaço para que os dentes estejam no devido lugar e é por isso que não é incomum que, quando crescem, é necessário extrair um dente ou outro.

Inclusive já escrevemos sobre os cuidados necessários pós extração dentária, confira nossa publicação sobre “O que comer após extrair os dentes?“.

Infância

Alguns hábitos na infância também podem ser fatores de desalinhamento dentário, especialmente o que compete ao ato de sucção. Apesar de parecere inofensivo, chupar dedos ou chupetas impacta na formação óssea da criança, uma vez que o céu da boca fica mais profundo do que o normal.

Outras práticas como roer as unhas e morder brinquedos também podem causar danos nos dentes. Resumidamente, toda pressão contínua nos dentes pode resultar no desalinhamento dentário.

Perda óssea

Quando falamos de dentes tortos na vida adulta, podemos considerar a perda óssea como um dos principais fatores. A doença periodontal de infecção gengival, é um dos principais motivos para a perda dos ossos faciais. A periodontite acontece, dentre outros aspectos, por falta de higienização, o que faz a doença ser facilmente evitada.

Saiba mais sobre a doença no nosso post sobre “Periodontite: o que é? Quais os sintomas e consequências?“.

A perda óssea faz com que os dentes se tornem mais vulneráveis e fáceis de ser desalinhados. Para esse caso, é essencial a visita periódica a um profissional duas ou mais vezes ao ano, para diagnóstico e prevenção de problemas futuros.

Respiração incorreta

A respiração pela boca, se realizada por muito tempo, pode acarretar em dentes tortos. Para este caso em específico, o indicado é visitar, além de um dentista, um profissional otorrino para respiração nasal correta.

Consequências trazidas pelos dentes tortos

O erro de muitas pessoas é acreditar que os dentes tortos não passam de estética. O desalinhamento dos dentes podem causar outros prejuízos à saúde, como dores de cabeça, na coluna ou maxilar. Fora isso, a dificuldade na mastigação é outro problema muito comum a quem possui os dentes tortos.

A higiene bucal torna-se mais difícil em dentes desalinhados, causando cáries e diversos outras disfunções acarretadas pela falta ou má higienização dos dentes. Veja mais sobre higiene bucal em nosso blog e fique por dentro dessa necessidade.

A autoestima é outra vantagem significativa para quem procura um tratamento ortodôntico correto.

Indicações de uso do Aparelho Ortodôntico

O uso de aparelhos ortodônticos é indicado como solução comum a diversos tipos de problemas, sendo eles:

• Apinhamento dos dentes
  • Diastema
  • Sobremordida
  • Prognatismo
  • Mordida aberta
  • Mordida cruzada

Saiba mais sobre cada uma dessas disfunções e conheça os principais benefícios sobre o aparelho ortodôntico na nossa publicação do blog. Agora que você sabe as causas, os agravos e as indicações sobre o uso de aparelhos ortodônticos, é hora de falarmos sobre as principais opções de tratamentos para dentes tortos.

Opções de tratamentos

Afinal, como corrigir os dentes tortos? A princípio, podemos elencar os possíveis tratamentos em dois principais: os aparelhos fixos e os aparelhos removíveis. Os aparelhos fixos são mais indicados para pacientes em fase adulta ou na adolescência, enquanto os removíveis são utilizados para as crianças.

O avanço no mundo ortodôntico trouxe outras opções de aparelhos para além dos tradicionais que conhecíamos até pouco tempo atrás. São eles:

1. Aparelho fixo estético/metálico

Os aparelhos fixos metálicos são os mais conhecidos e, nada mais são, do que aqueles tradicionais com braquetes e borrachinhas. A diferença do fixo metálico para o estético é a transparência. Os aparelhos estéticos são quase imperceptíveis e, por isso, os adultos são os principais usuários desse tipo de aparelho.

Há três possibilidades de aparelhos fixos estéticos: os de porcelana, safira e de policarbonato. Estes tipos variam de preço, qualidade e de quão discreto o aparelho é.

2. Autoligado

O aparelho autoligado foge do aparelho fixo convencional e não possui aquelas borrachinhas que estamos acostumados. Além de ser mais afetivo, os aparelhos autoligados são mais efetivos e rápidos.

3. Aparelho móvel

Já o aparelho móvel é somente utilizado quando o paciente já está no final do tratamento com aparelho fixo. Ele serve como suporte para que a arcada dentária não volte a estrutura anterior ao tratamento.

4. Extrabucal

Os aparelhos extrabucais são, como o próprio nome sugere, exterior ao paciente, fazendo com que não seja o tratamento mais discreto. Eles são utilizados quando o paciente está em desenvolvimento ósseo, a fim de delinear a arcada dentária para evitar problemas futuros.

Além disso, o aparelho extrabucal também pode ser recomendado para impedir uma extração dental.

5. Expansor palatino

O Expansor Palatino é um aparelho utilizado para abrir o que conhecemos como “céu da boca”. Ele é inserido no interior da boca, precisamente no palato do paciente e é considerado um dos tratamentos mais doloridos, uma vez que a expansão do palato é feito de forma manual.

6. Alinhador invisível

O alinhador invisível está cada vez mais em alta no mercado ortodôntico, já que se trata de um aparelho transparente muito discreto. O sistema moderno permite um alinhamento preciso e prático, sem que seja necessária um visita constante ao dentista. Por ser um aparelho menos invasivo que os outros, sua indicação é somente para casos mais moderados.

Há 6 tipos de tratamentos para dentes tortos, cada um com suas particularidades e recomendações. Para corrigir seu problema da melhor forma possível, é indispensável consultar um profissional capacitado para indicar qual tratamento será mais eficiente para seu caso.

Não esqueça de manter uma visita constante ao dentista de, ao menos, duas vezes ao ano. Ah! Confira mais publicações no nosso blog e fique por dentro das principais informações e dicas do mundo ortodôntico com a 021 Dental.