Os perigos da Cárie

Os perigos da cárie podem ser muitos. Por mais que a cárie seja comum em adultos e crianças, essa doença bucal precisa ser observada e tratada com máxima atenção, já que ela provoca graves consequências.

Vamos saber exatamente como a cárie ocorre, os perigos da cárie, como tratar e prevenir este problema.

O que acontece quando a cárie afeta o dente?

os perigos ocultos da cárie

O mais frequente é que a cárie se desenvolva em fissuras que ocorrem nas regiões de mastigação dos dentes posteriores, abrangendo os espaços entre os dentes e próximos à curva gengival.

A cárie vai atingindo primeiramente a região que fica abaixo da superfície do dente. É por isso que nos estágios iniciais ela passa despercebida.

Os ácidos corrosivos gerados pelas bactérias fazem que o esmalte dental seja fraturado, ainda que a parte exterior do dente fique aparentemente normal.

No entanto, logo que o esmalte abaixo da superfície dental é destruído, fica exposto o furo ou buraco provocado pela cárie.

Nos níveis iniciais, a cárie apresenta sinais como pequenas manchas brancas e opacas no dente.

Quais Os Métodos De Prevenção Da Cárie Dentária? 7 Cuidados

Com o passar do tempo, essas manchas vão escurecendo e ocorre um maior desgaste no esmalte.

À medida que a cárie vai avançando para as estruturas mais internas do dente, as manchas escurecidas vão se tornando cada vez mais visíveis.

Além disso, ocorre a perda de estruturas dentais, como o esmalte e a dentina, prejudicando o formato natural do dente.

Ao passo que a cárie vai chegando à polpa do dente, o paciente apresenta dores intensas e constantes.

Nos quadros mais severos de cárie, é comum que uma infecção acarrete abcessos e também que seja afetada a gengiva e estruturas internas que oferecem apoio e suporte aos dentes.

marque sua consulta e venha cuidar da sua saude bucal

Quais as causas da cárie?

Basicamente, o surgimento da cárie está ligado a dois fatores.

Higienização diária

Quando a higienização bucal não é realizada da maneira adequada no dia a dia, aumenta-se muito o risco de desenvolver cárie e demais problemas.

Além de escovar os dentes no mínimo 3 vezes ao dia é preciso usar o fio dental e enxaguante.

O Que Acontece Se Não Escovar Os Dentes?

O fio dental é um item-chave para prevenir a cárie, já que ele elimina resquícios de alimentos que ao longo do tempo vão gerando placas bacterianas.

À medida que as bactérias de acumulam na boca em maiores quantidades, elas geram ácidos que provocam a cárie.

Verdades Sobre o Enxaguante Bucal

Alimentação

O consumo constante ou excessivo de alimentos doces ou ricos em carboidratos (arroz, macarrão, pizza, massas, pães, biscoitos, batata frita, tortas etc.) estimula a produção de ácidos que atacam o esmalte do dente, gerando a cárie.

Tanto crianças quanto adultos devem evitar ou reduzir o consumo desses alimentos com o objetivo de prevenir a cárie e todas as consequências que ela provoca.

Perigos da cárie para a saúde e beleza do sorriso

Quando a cárie afeta um ou mais dentes, com o passar do tempo ela vai avançando para as estruturas mais internas.

Quanto mais ela se aprofunda, a tendência é que apareça dor e inflamação, sinalizando que algo no dente não está nada bem.

Além dos quadros de dor ou inflamação, no momento que a cárie atinge níveis mais profundos da estrutura dental, é possível que o dente seja perdido.

Ou seja, quando a cárie chega à raiz, polpa e tecido mole do dente, uma das consequências é a queda desse dente.

Inflamações que afetam a corrente sanguínea

Por mais que a cárie pareça inofensiva, quando não tratada, ela pode provocar consequências bem sérias.

Além da perda de um ou mais dentes, outro risco é a endocardite bacteriana.
Trata-se de uma inflamação que atinge o tecido que reveste o coração e as válvulas pertencentes a este órgão tão importante.

Quando as bactérias encontram uma saída pela região interna da boca, elas podem chegar à corrente sanguínea, e por este motivo, acabam atingindo ao coração.

A cárie pode ser um desses locais de saída, já que os danos provocados na estrutura dental geram espaços pelos quais as bactérias circulam facilmente.

Pelo fato de afetar o coração, a endocardite bacteriana é um problema bastante grave que pode levar à morte.

Dente com cárie visto pelo espelho do dentista

Como prevenir os perigos da cárie no dia a dia?

Conforme mencionamos, as causas da cárie estão ligadas à higienização dos dentes e gengivas no dia a dia e também à alimentação.

Para prevenir os perigos da cárie, que pode gerar consequências tão graves, o primeiro passo é cuidar bem da limpeza da boca todos os dias.

Isso envolve fazer a quantidade necessária de escovações, usar o fio dental e o enxaguante bucal.

A escolha do creme dental também ajuda na prevenção da cárie. De tempos em tempos é interessante fazer uso de pastas que potencializam o efeito protetor contra cáries.

Outra medida é evitar ou diminuir o consumo de açúcar e carboidratos. Este cuidado envolve tanto adultos quanto crianças.

No caso das crianças é necessária atenção redobrada com o consumo excessivo de guloseimas.

A mesma regra vale para bebidas açucaradas como refrigerantes, sucos de caixinha, chás etc.

Além de evitar o consumo de açúcar e carboidratos, é recomendável adotar uma alimentação rica em vitaminas e minerais, que em sua maioria estão presentes nos vegetais frescos.

Frutas, verduras e legumes contém nutrientes que contribuem para o fortalecimento dos dentes, o que naturalmente ajuda a evitar a cárie.

Realizar uma limpeza odontológica a cada 6 meses é outro dos cuidados essenciais para prevenir o surgimento da cárie e demais problemas.

Por meio dessa limpeza simples são eliminadas as placas bacterianas responsáveis pela ocorrência da cárie, tártaro, gengivite e periodontite.

Por Que Usar Fio Dental É Tão Importante?

Ir ao dentista é tão necessário quanto ir ao médico

O cuidado com a saúde bucal é tão importante quanto aquele que oferecemos ao corpo e ajuda a prevenir os perigos da cárie.

O simples hábito de fazer uma avaliação odontológica ao menos duas vezes por ano é suficiente para evitar ou tratar rapidamente uma série de problemas que poderiam se complicar ao longo do tempo.

Quando foi a última vez que você foi ao dentista e fez uma avaliação geral dos seus dentes e gengivas?

Este cuidado faz toda diferença para ganhar em saúde e beleza para o seu sorriso, que é seu maior cartão de visitas.