Por que não pode escovar os dentes logo após as refeições?

“Por que não pode escovar os dentes logo após as refeições?”. Essa é uma pergunta que fica na mente de muitas pessoas, que normalmente só descobrem essa informação com o avanço da idade. Afinal, a maioria acredita que o cerco é já acabar de comer e sair rapidamente para realizar a higienização, caso contrário estará prejudicando sua arcada dentária, mas a realidade não é bem assim.

Para te explicar os motivos que levam os dentistas a defenderem que pacientes de todas as idades não façam a escovação logo após comerem e também quais as consequências desse hábito, a 021 Dental preparou um conteúdo super completo sobre o tema. E como com saúde bucal não se brinca, você não vai deixar de conferir as informações, não é?

Aliás, temos um post sobre tudo o que precisa saber sobre saúde bucal, vale a pena ler!

Afinal, por que não pode escovar os dentes logo após as refeições?

É muito simples de entender motivo: a mastigação e ingestão de alimentos modificam o pH bucal, deixando-o ácido, e saliva precisa de um certo tempo para reequilibrar essa situação. Caso você faça a escovação logo em seguida, estará espalhando ainda mais essa acidez por toda a arcada dentária.

Homem jovem com óculos e jaqueta jeans segurando um pedaço de pizza

Quando esperamos o tempo adequado para realizar a escovação após nos alimentarmos, deixamos que a saliva retorne ao seu pH natural e não ofereça nenhum risco para nossos dentes quando for espalhada por todos eles. Caso contrário, esse material ácido afetará a camada de proteção da arcada, oferecendo risco para sua saúde bucal.

As principais consequências escovação inadequada dos dentes são as seguintes:

• saliva ácida potencializar a proliferação de bactérias e microorganismos que podem vir a causar uma cárie;
  • aumentar a sensibilidade dentária;
  • fraqueza dentária, facilitando que o dente quebre;
  • deixar os dentes da frente com aspecto transparente, por corroer a camada de proteção do dente;
  • aumentar as chances de desenvolver erosão dentária.

Entre essas opções, os dentes quebrando e a erosão dentária são as consequências mais preocupantes. Sabendo disso, nada de pensar mais em sair da mesa e ir direto escovar os dentes, não é mesmo?

Erosão dentária: o que é?

Chamamos de erosão dentária o desgaste da esmaltação natural dos dentes, seja pelo hábito de ranger as arcadas, por conta do ácido gástrico ou qualquer outra razão. Até mesmo a higienização em excesso dos dentes pode ser considerada uma causa dessa corrosão que acontece ao longo do tempo.

Por conta disso, se diariamente você espalhar a saliva ácida em seus dentes por conta da escovação precipitada, também estará tornando mais propício que essa doença ocorra. Uma das consequências desse problema também são as cáries, uma das doenças causadas pela má mastigação que pode trazer outros diversos prejuízos.

Existem outros cuidados atrelados a este que podem causar a erosão dos dentes, incluindo o uso de escovas de cerdas duras ou pastas de dente com composição agressiva.

Quanto tempo preciso esperar para escovar os dentes depois de comer?

A recomendação dos dentistas é que o paciente aguarde pelo menos 30 minutos para escovar seus dentes após cada refeição. Esse tempo é o suficiente para o PH da cavidade bucal se normalizar e a higienização não representar mais nenhum risco para a preservação do esmalte dentário.

Contudo, você deve ficar atento a um detalhe: não é porque a escovação não deve ser feita assim que acabar sua refeição que você pode pular essa etapa de sua higiene diária! Se demorar demais estará permitindo que as bactérias presentes naquela refeição comecem a consumir os ingredientes acumulados em cada cantinho da boca, o que fará com que enfraqueça sua arcada.

O certo é escovar os dentes antes ou depois do café da manhã?

Quando descobrimos que é necessário esperar um tempo para escovar os dentes, é normal que surja aquela dúvida “devo escovar os dentes antes ou depois de tomar café da manhã? e a resposta é: você quem sabe!

Mulher ruiva com trança lateral e uma camisa azul claro que está mordendo um pedaço de comida enquanto está sentada à mesa com diversos alimentos como frutas, bolos, croissants e suco.

Pois é, apesar de existir uma recomendação para se aguardar 30 minutos para escovar os dentes depois de se alimentar, não há algo que defina se é ou não melhor para você e sua saúde bucal. Basta respeitar a regra de tempo e não terá problemas de desgaste dental por conta desse fator.

É claro que se você ingerir seu café da manhã depois de escovar seus dentes, terá que repetir essa ação para deixar tudo bem limpo e sem acúmulo de alimentos. Por isso, se formos pensar no limite ideal de escovações diárias, o certo seria fazer a refeição antes e depois higienizar a boca, mas isso não é uma regra e você pode escolher o que se sentir melhor!

Existe um limite de escovações diárias?

A quantidade de escovações diárias recomendadas pelos dentistas é cerca de 3 vezes, para que não exista o desgaste excessivo da superfície de cada dente e nem a retração da gengiva. Caso faça diversas refeições durante o dia, atente-se para ajustar os horários de higienização e não ultrapassar muito esse número.

Metade inferior do rosto de uma mulher que está sorrindo e segura uma escova de dentes vermelha

Para crianças, uma vez que o substrato dentário ainda é mais sensível, o ideal é realizar a escovação completa e passar o fio dental apenas 2 vezes no dia. Assim, não haverá prejuízo para a formação e manutenção do esmalte da arcada. Para saber mais sobre saúde bucal infantil, confira nosso post sobre o tema que te explicamos tudo em maiores detalhes!

Planeje sua rotina dentária, organizando as alimentações para que seja possível esperar os 30 minutos adequados. Assim, você terá uma ótima higiene bucal e reduzirá os prejuízos à sua arcada.

Aqui no blog da 021 Dental você encontra muitos outros conteúdos com dicas de como cuidar dos dentes, acompanhe nossas publicações e fique por dentro do tema!