Por que usar fio dental é tão importante?

Por que usar fio dental é tão necessário quanto escovar os dentes todos os dias? A limpeza diária da boca jamais será completa sem ele.

Grande parte dos problemas bucais podem ser evitados pelo simples uso diário deste item que muitas vezes é esquecido.

É Por Isso Que Você Precisa Usar Fio Dental Todos os Dias…

Não é por acaso que o uso do fio entre os dentes e região gengival é tão importante. Afinal, são muitos os benefícios que ele proporciona:

Conheça os benefícios do fio dental:

ebook higiene dental

Hálito agradável

Um hálito fresco depende da boa higiene bucal. Ela é responsável por evitar o acúmulo de bactérias que prejudicam nossos dentes e gengivas.

Essas bactérias também são as grandes vilãs do hálito. Quando elas proliferam, é comum notar mau hálito em alguns momentos do dia.

O simples uso do fio dental evita tudo isso. Ao remover os resquícios de alimentos que ficam presos entre os dentes e proporcionar uma higienização mais completa, automaticamente ele ajuda a manter um bom hálito.

Dentes mais brancos

O uso do fio dental é imprescindível na prevenção de placas bacterianas e tártaro.

Esses problemas provocam aquele aspecto amarelado nos dentes, principalmente na região da curva gengival.

Ao prevenir placas bacterianas e tártaro, o fio dental contribui para que os dentes fiquem mais brancos ao longo do tempo.

Higiene bucal é coisa séria marque sua avaliacao

Proteção de doenças

O uso diário do fio é capaz de prevenir uma série de doenças que afetam dentes e gengivas. Inclusive, nos estágios mais graves, certas doenças podem provocar o amolecimento ou queda de um ou mais dentes.

Ao combater o tártaro e a placa bacteriana, o fio dental evita:

Qual Melhor Horário do Dia Para Usar o Fio Dental?

Qual Melhor Horário do Dia Para Usar o Fio Dental

O ideal é que o fio seja utilizado nas 3 escovações diárias, logo depois que nos alimentamos.

No entanto, caso isso não seja possível, o recomendado é priorizar o uso dele na escovação que é feita antes de dormir.

Isso tem um motivo.

A última escovação do dia é a mais importante, já que durante a noite nossa boca se torna mais suscetível à formação de placa bacteriana.

Isso acontece porque nas horas de sono nossa salivação é menos intensa, o que acarreta a proliferação de bactérias.

Este Hábito Deve Começar Cedo

O hábito de usar o fio dental deve ser cultivado desde cedo. Crianças pequenas, ainda com dentes de leite, precisam aprender a usar este item diariamente.

Ao adquirir este hábito nos primeiros anos de vida, se torna mais fácil cuidar bem da saúde bucal na idade adulta.

Com relação aos adultos, também é preciso valorizar o uso do fio dental e compreender a importância que ele tem para manter a saúde e beleza dos dentes.

Como Escolher o Fio Dental Mais Adequado?

Como Escolher o Fio Dental Mais Adequado

Além de compreender a importância de usar o fio dental todos os dias, é interessante saber qual tipo é o mais indicado para você, já que há fios de diferentes modelos.

De maneira geral, os fios de plástico que são fabricados com nylon ou teflon são indicados para pessoas com dentes mais próximos.

Para quem apresenta dentes mais espaçados, o indicado são os fios encerados.

Outros Cuidados Para Uma Boa Higiene Bucal

A escolha dos produtos que fazem parte da limpeza bucal no dia a dia faz toda diferença para manter seus dentes e gengivas bem cuidados. Vamos falar sobre cada um deles.

Escova dental

Para garantir uma boa higienização, a escova mais recomendada é aquela com cerdas macias ou ultramacias.

Além de proporcionarem maior conforto durante a escovação, as cerdas desse tipo alcançam regiões mais difíceis, tornando a escovação eficaz.

Este cuidado com relação à maciez das cerdas é ainda mais importante no caso de pessoas que apresentam sensibilidade nos dentes.

Saiba como escolher sua escova de dente.

Creme dental

A escolha do creme dental não deve ser por acaso. Cada tipo oferece diferenciais específicos. E isso precisa ser observado.

Se você sofre com problemas na gengiva, por exemplo, é preciso optar por produtos que favoreçam os cuidados com essa região.

Pessoas com sensibilidade nos dentes precisam usar cremes dentais especiais para essa condição como forma de aliviar as dores provocadas, sobretudo ao consumir alimentos frios ou quentes.

Veja os melhores cremes dentais de 2020 para sensibilidade.

Enxaguante bucal

Ele torna a higiene bucal completa e ainda favorece um hálito agradável.

O uso do enxaguante ajuda na prevenção de diversos problemas ao evitar a formação de placas bacterianas e tártaro.

Veja 10 mitos e verdades sobre o uso de enxaguantes bucais.

O Que Acontece Quando o Fio Dental Não é Usado?

O Que Acontece Quando o Fio Dental Não é Usado

Por mais que o não-uso do fio dental pareça algo inofensivo, a falta dele pode trazer sérias consequências ao longo do tempo. São elas:

Placas bacterianas

Quando o fio dental não é usado, minúsculos resquícios de alimentos vão se acumulando, provocando a concentração de bactérias.

Isso acarreta as chamadas placas bacterianas, películas pegajosas que abrangem o dente e região da curva gengival.

Cáries

O acúmulo de bactérias nas placas aumenta bastante o risco de cárie, problema que vai corroendo aos poucos as estruturas superficiais e internas do dente.

Gengivite

As placas bacterianas podem gerar inflamações na gengiva, apresentando uma série de sintomas.

Nos casos mais graves, essa inflamação pode provocar o amolecimento e até mesmo queda de um ou mais dentes.

Periodontite

Consiste numa infecção severa que afeta as camadas mais profundas da gengiva, região chamada de periodonto.

Geralmente, a periodontite ocorre devido ao avanço da gengivite. Este problema provoca sintomas ainda mais graves e também pode causar perda de um ou mais dentes.

Mau hálito

Embora nem sempre sejam vistos, os resquícios de alimentos presos entre os dentes em questão de poucas horas geram mau cheiro na boca.

Por mais que a escovação seja feita depois da refeição, quando o fio dental não é usado, o hálito pode sofrer as consequências, já que as bactérias começarão a se acumular nesses pequenos resquícios de alimentos.

Conclusão:

Todos esses motivos são mais que suficientes para tornar o uso do fio dental uma rotina diária. Esse cuidado é essencial para proteger seus dentes e gengivas e garantir a beleza do seu sorriso.