Primeiros Dentes do Bebê Nascendo: Quais Sintomas?

Quando os primeiros dentes do bebê estão nascendo é normal que ocorram diversos desconfortos.

Isso acontece principalmente pelo efeito que o surgimento dos dentes de leite provoca na gengiva, deixando-a sensível e irritada.

Sintomas de Que os Primeiros Dentinhos do Bebê Estão Nascendo

São diversos e fáceis de identificar os sinais quanto ao nascimento dos primeiros dentes. Vejamos:

Irritabilidade

O aparecimento dos dentes de leite provoca uma grande irritação nas crianças. Isso é bastante comum, já que são vários os desconfortos que ocorrem na gengiva quando os dentinhos estão despontando.

Com isso, os bebês choram com mais frequência, apresentam mau humor e perdem um pouco do ânimo para brincar.

Excesso de salivação

A baba em grandes quantidades é um dos sinais mais evidentes quanto ao surgimento dos primeiros dentes.

Para evitar irritações ou erupções cutâneas que prejudicam a pele, o indicado é limpar constantemente a boca e o queixo da criança, secando a salivação intensa com um pano bem limpo.

Mudanças no apetite

Não é por acaso que o nascimento dos primeiros dentes reduz o apetite das crianças.

O desconforto e dores provocadas na região gengival tornam difícil a mastigação, fazendo que elas constantemente recusem os alimentos oferecidos durante as refeições.

Mesmo no caso de crianças com bom apetite, é muito comum que ele diminua no período em que os dentes de leite estão nascendo.

odontopediatria marque sua consulta para seu pequeno

Necessidade de morder objetos resistentes

Outro sinal de que os dentes de leite estão surgindo é que as crianças apresentam frequente necessidade de morder objetos mais resistentes, incluindo brinquedos.

Também é comum que os bebês coloquem os dedos na boca com mais frequência numa tentativa de amenizar os desconfortos que eles sentem na região da gengiva.

Alterações no sono

O forte incômodo gengival e irritação também prejudica a qualidade do sono das crianças.

Portanto, é normal que elas não consigam dormir a noite inteira ou não durmam durante o dia, o que as deixa com mau humor e com maior facilidade para chorar.

Sensibilidade e inchaço na gengiva

As alterações geradas na gengiva devido ao surgimento dos dentes provocam inchaço e sensibilidade, causando ainda mais desconforto para as crianças.

Ainda que este sintoma nem sempre seja visível, ele ocorre com uma certa frequência.

Febre

Por mais que a febre não esteja entre os sintomas mais comuns quanto ao nascimento dos primeiros dentinhos, é possível que ela ocorra em algum momento.

Como Aliviar os Sintomas do nascimentos dos dentes do bebê?

Como Aliviar os Sintomas do nascimentos dos dentes do bebê

Depois de saber quais são os sintomas que aparecem quando os primeiros dentes do bebê estão nascendo, é preciso ver o que fazer para aliviar esses diversos desconfortos.

Para evitar a irritação provocada pela salivação excessiva, basta secar frequentemente o queixo da criança com um pano bem limpo, lembrando de trocar esse pano várias vezes ao dia.

Para evitar os riscos relacionados aos objetos que as crianças desejam morder, o recomendado é entregar a elas mordedores de borracha próprios para essa fase dos bebês.

É preciso manter longe das crianças objetos pequenos ou com bordas afiadas, já que eles podem machucar a boca e causar consequências ainda mais sérias.

Quando a criança começa a apresentar muita inquietação para dormir ou febre, é preciso recorrer ao odontopediatra para verificar o que está ocorrendo com os dentinhos.

Em alguns casos há necessidade de analgésicos e antitérmicos, sendo que esses medicamentos devem ser prescritos pelo pediatra.

Cuidados Especiais Com os Dentes de Leite

Os primeiros dentes do bebê nascendo requerem tantos cuidados quanto os dentes permanentes.
Isso é essencial para evitar problemas que afetam os dentes de leite e que podem prejudicar a estrutura dos dentes definitivos que virão na sequência.

Vejamos quais cuidados devem ser adotados.

Higienização diária

A higienização bucal deve começar antes do nascimento dos primeiros dentes, já que os resquícios de leite, quando acumulados na gengiva, podem gerar proliferação de bactérias.

À medida que os dentes de leite vão se desenvolvendo e as crianças passam a consumir alimentos mais sólidos, além da escovação com uma escova de cerdas bem macias, deve-se adotar o uso cuidadoso do fio dental para uma melhor limpeza.

Outro cuidado essencial é usar produtos específicos para crianças. O creme dental infantil, além de já conter quantidades adequadas de flúor, possui um sabor mais agradável e sem ardência.

Por Que Usar Fio Dental É Tão Importante?

ebook higiene dental

Alimentação nutritiva

Para que os primeiros dentinhos possam se desenvolver plenamente e favorecerem também os dentes permanentes que virão, é essencial que a criança tenha uma alimentação bastante nutritiva.

Refeições ricas em vitaminas e minerais são fundamentais para a construção de um sorriso bonito e saudável.

Diminuir o açúcar

Outro cuidado relacionado à alimentação é reduzir o consumo de açúcar no dia a dia.

Por mais que as crianças adorem consumir diversas guloseimas, é preciso que pais e cuidadores estejam atentos às quantidades de açúcar ingeridas.

Não é por acaso que esse item é tão perigoso. O açúcar estimula a proliferação de bactérias que liberam ácidos corrosivos.

Portanto, ele está entre as principais causas da cárie infantil, um problema que também afeta os dentes de leite.

Evitar hábitos nocivos à estética bucal

O hábito de chupar chupeta, chupar o dedo ou fazer uso de mamadeiras por um tempo prolongado pode causar diversos danos ao sorriso.

Com o passar do tempo, estes hábitos provocam mudanças na anatomia da arcada, afetando a posição dos dentes, alinhamento e características da mordida.

Bebês e Crianças Pequenas Precisam de Acompanhamento Odontológico?

Bebês e Crianças Pequenas Precisam de Acompanhamento Odontológico

Sim. Logo nos primeiros meses e anos de vida é preciso que as crianças sejam levadas ao dentista regularmente, ao menos duas vezes por ano.

Essas avaliações são essenciais para prevenir diversos tipos de problemas e adotar o tratamento necessário caso ocorra alguma alteração na saúde bucal dos pequenos.

Por meio das avaliações, o profissional também consegue identificar, de acordo com as características apresentadas, se existe a possibilidade de problemas futuros que comprometam o sorriso.

Compartilhe essas informações com outras pessoas para que elas também saibam os sintomas que aparecem quando os primeiros dentes estão nascendo.

Aproveite e fique de olho nos nossos demais conteúdos. São diversos temas com dicas de cuidados para manter seu sorriso lindo e saudável.