Quais os métodos de prevenção da cárie dentária? 7 cuidados

A cárie dentária é um problema bastante comum e traz sérios prejuízos à beleza do sorriso. Nesse artigo você vai aprender quais os métodos de prevenção da cárie dentária?

Um estudo feito pela Universidade Federal de Santa Catarina aponta que cerca de 40% dos adolescentes brasileiros (entre 15 e 19 anos), já perderam pelo menos um dente devido à cárie.

Diante disso, é de suma importância saber o que fazer para prevenir este problema ou tratá-lo rapidamente, antes de perder um ou mais dentes.

7 Cuidados Para Evitar a Cárie dentária

ebook higiene dental

1 – Usar cremes dentais anticáries

Uma das maneiras mais eficazes de prevenir cáries é usar cremes dentais específicos para essa situação.

Esses cremes possuem uma maior concentração de flúor e demais agentes que atuam na proteção dos dentes, tornando-os naturalmente mais resistentes.

Com relação aos cremes dentais mais indicados para evitar cáries, 3 deles são:

• Close Up proteção bioativa;
  • Colgate total 12 advanced fresh menta;
  • Elme anticáries.

A escolha do creme dental é um dos itens mais essenciais para garantir uma boa higiene da boca no dia a dia e consequentemente evitar uma série de doenças odontológicas que aparecem na adolescência e idade adulta.

2 – Reduzir o consumo de alimentos açucarados ou ácidos

A cárie muitas vezes ocorre devido à má alimentação. Pessoas que consomem alimentos e bebidas doces com frequência apresentam maiores riscos de terem este problema.

Da mesma forma que os doces e carboidratos refinados, os alimentos e bebidas ácidas também danificam a estrutura dos dentes, começando pelo esmalte.

Quando isso acontece, além de aumentar a incidência de cárie, essa deterioração acarreta sensibilidade nos dentes.

Clique aqui e saiba como aliviar a sensibilidade dentária

O hábito de beber água várias vezes ao dia contribui para eliminar bactérias e agentes que provocam prejuízos aos dentes.

Portanto, além de reduzir o consumo de alimentos doces ou ácidos é preciso atenção ao consumo de água para promover uma limpeza natural na boca.

marque sua consulta e venha cuidar da sua saude bucal

3 – Usar fio dental

Para impedir que a cárie surja, outro dos cuidados básicos é usar fio dental diariamente.

Por mais que a escovação seja bem feita, somente o fio dental é capaz de eliminar os vestígios de alimentos que ficam entre os dentes após as refeições.

O uso do fio impede que as bactérias se acumulem e, consequentemente, previne o surgimento de cáries e demais problemas odontológicos, tais como placas bacterianas, tártaro, gengivite, periodontite etc.

4 – Utilizar enxaguante bucal

Ao final da escovação, depois que é eliminado todo o creme dental da boca, é preciso usar o enxaguante.

Este procedimento está longe de ser um mero detalhe. O enxaguante bucal é essencial no combate às bactérias e também é capaz de tornar os dentes mais resistentes à perigosa ação das cáries.

O enxaguante deve ser usado ao final de todas as escovações, principalmente naquela que é feita antes de dormir, já que as bactérias também se acumulam na boca durante a noite.

Há enxaguantes bucais específicos para prevenção de cáries. Recomenda-se utilizá-los de tempos em tempos com o objetivo de potencializar os benefícios desse item básico para a higiene bucal.

5 – Usar escovas com cerdas macias

O tipo de cerdas da escova dental faz toda diferença para tornar a limpeza de dentes e gengivas mais eficaz.

O indicado é usar escovas com cerdas macias ou ultra macias. Elas alcançam mais facilmente todas as regiões da boca, contribuindo para a limpeza entre os dentes e região da curva gengival.

Veja o artigo Como escolher sua escova de dente

Outra vantagem desse tipo de escova é que ela preserva a estrutura natural dos dentes, incluindo o esmalte e camadas mais internas.

A partir do momento que os dentes ganham uma proteção extra, automaticamente eles se tornam mais resistentes quanto à ocorrência de cáries.

6 – Escovar os dentes 3 vezes ao dia

Para prevenir a cárie e demais problemas bucais é imprescindível escovar os dentes 3 vezes ao dia. Esse cuidado simples é essencial para conservar a saúde e beleza do sorriso.

Para surtir o efeito esperado é preciso que a escovação dure pelo menos 2 minutos e abranja todas as regiões da boca.

Vale lembrar que a higienização da língua também deve ser feita diariamente com uso do limpador de língua.

7 – Ir ao dentista regularmente

Adultos, crianças e adolescentes devem ir ao dentista pelo menos duas vezes ao ano.

Para identificar cáries e demais problemas bucais logo no começo, é necessário uma avaliação periódica com seu dentista, mesmo que não sejam apresentados sintomas ou alterações visíveis

Na maioria das vezes as cáries começam de forma silenciosa e somente quando eles já comprometeram bastante a estrutura dos dentes é que é possível notar sintomas.

Quais os Sintomas da Cárie dentária?

Quais os Sintomas da Cárie dentária

Para que o tratamento da cárie seja feito de forma rápida e este problema não se agrave é preciso total atenção aos sintomas. São eles:

• Sensibilidade ou dor nos dentes;
  • Dor leve ou aguda nos dentes depois de comer ou beber;
  • Presença de orifícios (pequenos furos) visíveis nos dentes;
  • Dor ao morder;
  • Coloração escurecida em toda a superfície de um dente.

Atenção Especial Com Problemas Ortodônticos

Pessoas que apresentam problemas de alinhamento ou posicionamento dos dentes é necessário redobrar os cuidados quanto ao aparecimento de cáries.

Pelo fato de esses problemas dificultarem a higienização diária, quem tem problemas ortodônticos possui maiores riscos quanto à incidência de cáries e outros problemas bucais como placas bacterianas, tártaro etc.

Deve ser iniciado logo que possível, um tratamento ortodôntico mais adequado. Dessa maneira, além de favorecer a estética dos dentes, ele garante a saúde bucal como um todo.

Jovens que já usam algum tipo de aparelho precisam dar uma atenção especial à higienização da boca.

Neste caso são necessários itens específicos para ajudar na limpeza dos dentes e pequenas peças do aparelho.

Conclusão:

Vale lembrar que o hábito de levar as crianças ao dentista desde cedo faz toda diferença para a saúde e estética bucal no período da adolescência e idade adulta.

O que achou deste conteúdo? Compartilhe essas informações importantes com outras pessoas e confira nossos demais textos explicando detalhes de como ter dentes bonitos e saudáveis por toda vida.