Quais são os sintomas do bruxismo?

Você sabe quais são os sintomas do bruxismo? O hábito inconsciente de ranger ou apertar os dentes durante o sono recebe o nome de bruxismo.

Estamos falando de um dos problemas odontológicos mais frequentes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 40% dos brasileiros sofram com este problema e sequer desconfiam disso.

É possível que você seja uma dessas pessoas.

Sinais do Bruxismo Que Precisam de Atenção

sintomas do bruxismo

A melhor maneira de identificar o bruxismo é conhecer e observar os sinais que ele apresenta.

Por mais que este problema ocorra durante o sono e seja difícil percebê-lo, sempre é possível notar sintomas que devem ser encarados com muita atenção. Vejamos.

Dentes doloridos

Não é por acaso que o bruxismo é uma das causas da sensibilidade dental.

A forte pressão exercida nos dentes devido à ação de ranger ou apertá-los provoca uma sensação dolorida, sobretudo durante a mastigação.

Além da pressão na mandíbula, o desgaste dos dentes danifica o esmalte, tornando-os mais sensíveis ao longo do tempo.

Dor de cabeça

Pelo fato de o bruxismo pressionar bastante os músculos localizados na face e na mandíbula, é muito comum notar dores de cabeça (seja logo ao acordar ou no decorrer do dia).

Dor na mandíbula

Devido à pressão mandibular, essa região é uma das que mais sofrem com as consequências do hábito de apertar e ranger os dentes.

Pessoas que apresentam bruxismo tendem a ter constante dor ou sensibilidade na região da mandíbula, que geralmente são acompanhadas por outros sintomas que mencionamos aqui.

Dor na face

Ao apertar os dentes durante o sono, toda a região da face sofre com essa pressão excessiva, gerando sensibilidade ou dor.

Sono agitado

Na maioria dos casos, o bruxismo está relacionado a questões emocionais.
Períodos prolongados de estresse ou ansiedade podem desencadear este problema.

Portanto, outro dos sinais mais comuns dessa disfunção é dificuldade de ter um sono revigorante.

Desgaste dental

Pessoas que apresentam desgaste nos dentes tem grandes chances de estarem com bruxismo.

O constante atrito entre os dentes da arcada superior e inferior vai aos poucos deteriorando a estrutura dental, o que se reflete também na estética do sorriso.

Amolecimento de um ou mais dentes

Nos casos mais severos e quando não se busca pelo tratamento odontológico, o bruxismo pode causar o amolecimento de um ou mais dentes.

Quando o Bruxismo Não é Tratado, O Que Acontece?

o bruxismo te atrapalha agende sua consulta agora mesmo

Caso o tratamento do bruxismo não ocorra no tempo certo, este problema vai provocando uma série de consequências. E algumas delas são graves.

Dificuldades no desenvolvimento

Crianças e adolescentes estão sujeitos à ocorrência do bruxismo. Quando isso acontece, um dos efeitos são problemas relacionados ao desenvolvimento, posicionamento e alinhamento dos dentes.

Sensibilidade

A constante pressão sofrida pelos dentes gera danos na estrutura mais superficial, que é o esmalte.

Isso faz que as camadas interiores dos dentes fiquem desprotegidas. Consequentemente, ocorrem os sinais de sensibilidade dental.

Desgaste dental

O ato de ranger e apertar os dentes uns contra os outros gera um constante atrito que ao longo do tempo causa mudanças na estrutura e formato dos dentes.

Dificuldades na mastigação

Devido à sensibilidade dos dentes e dores na mandíbula ou na face, pessoas que sofrem com bruxismo tendem a ter dificuldades ao mastigar alimentos (sobretudo aqueles mais resistentes).

Estalos ao abrir e fechar a boca

Em virtude das mudanças sofridas pela mandíbula, uma das consequências comuns do bruxismo são estalos que ocorrem no momento de abrir ou fechar a boca, o que pode acontecer em diferentes situações do dia a dia.

Alterações gengivais, ósseas e articulares na mandíbula

Nas situações mais graves e na ausência de tratamento, outra das complicações do bruxismo consiste na ocorrência de problemas nas articulações mandibulares, na gengiva ou nos ossos.

ebook higiene dental

Retração da gengiva

Em razão do desgaste sofrido, em alguns casos o bruxismo acarreta um distanciamento da gengiva com relação aos dentes.

Este fator faz que a raiz dental fique mais exposta, o que provoca uma série de outros problemas (sensibilidade, maior acúmulo de bactérias etc.).

Afrouxamento dos dentes

Conforme mencionamos, uma das consequências mais graves do bruxismo é o amolecimento de um ou mais dentes.

Esse efeito aparece quando o bruxismo está ocorrendo há mais tempo ou se apresenta de maneira muito intensa.

Como o Bruxismo Deve Ser Tratado?

Homem jovem com dor de cabeça causado por sintomas de bruxismo

Basicamente, o bruxismo está associado às seguintes causas:

• Estresse;
• Irritação constante;
• Traumas emocionais;
• Problemas ortodônticos.

Logo após uma avaliação geral feita pelo dentista, o tratamento envolve diferentes aspectos.

Uso de placas para bruxismo

Independentemente das causas, a primeira medida quanto ao tratamento do bruxismo é usar placas de silicone ou acrílico.

Elas são elaboradas de acordo com as características da arcada do paciente e são usadas durante o sono.

O uso dessa placa miorrelaxante evita o atrito entre os dentes, impedindo as consequências relacionadas ao bruxismo.

Tratamentos ortodônticos

Quando a causa do bruxismo está associada a algum tipo de problema ortodôntico, é preciso que, além do uso da placa, seja feita uma avaliação com ortodontista.

Em muitos casos é preciso realizar um tratamento com uso de aparelhos ortodônticos para corrigir problemas relacionados à estrutura da arcada, posicionamento ou alinhamento dos dentes.

Psicoterapia

Conforme mencionamos, as causas deste hábito inconsciente de ranger ou apertar os dentes estão muito relacionadas a fatores emocionais.

Dessa forma, além do tratamento odontológico é necessário contar com o apoio de um psicólogo para identificar as causas do estresse, ansiedade ou traumas emocionais.

Uso de medicamentos

Nos casos em que o estresse e a ansiedade estão atingindo níveis preocupantes, é possível que o paciente tenha de usar medicamentos com efeito calmante ou relaxante por um tempo.

Estes medicamentos devem ser prescritos por um médico que esteja a par das condições emocionais e psicológicas do paciente.

Caso você esteja apresentando um ou mais sinais do bruxismo é preciso consultar o dentista com urgência.

Durante uma avaliação geral é possível identificar se este problema está ocorrendo e definir o tratamento mais adequado.

Compartilhe este conteúdo com outras pessoas. Afinal, muitos podem estar sofrendo com bruxismo e sequer imaginam.