Quando o implante dentário é indicado?

Muitos pacientes tem dúvidas sobre quando o implante dentário é indicado.

São diversas as situações que levam à perda de um ou mais dentes. Pancadas, quedas, acidentes e doenças bucais são as principais.

Ainda que essa perda dental gere preocupação e até um certo desespero quanto ao que será feito, é preciso ter claro que tudo tem solução.

Estamos falando do Implante Dentário…

Este procedimento de implante é indicado para quem já perdeu um ou vários dentes.

Ou seja, quando o dente não apresenta qualquer chance de ser recuperado e precisa ser extraído, o espaço vazio, em grande parte das vezes, pode ser preenchido com o implante dentário.

 

Como Funciona o Implante Dentário?

Como Funciona o Implante Dentário

O implante dentário é composto por pinos de titânio com formato parecido ao de um parafuso comum.

Durante a cirurgia, que é feita de maneira simples, o pino é fixado ao osso da mandíbula.

A função desse pino é dar sustentação à prótese dentária que será inserida, cumprindo o papel da raiz do dente que foi perdida.

Pelo fato de o pino ser de titânio, são reduzidos possíveis riscos de rejeição ao material, trazendo maior conforto e segurança ao paciente.

 

O que é Prótese Dentária?

ebook higiene dental

Há diversos tipos de próteses dentárias. No entanto, agora vamos falar apenas daquelas que são utilizadas em implantes.

 

Coroa unitária

É indicada como forma de substituir um dente que foi removido. Trata-se, como o próprio nome sugere, de um implante único.

 

Prótese parcial fixa

Esse tipo de prótese é indicado para repor mais de um dente, sendo também inserida sobre os implantes. Neste caso, as coroas ficam unidas e apoiadas sobre, no mínimo, dois implantes.

A prótese parcial fixa é recomendada quando não há condições ósseas para inserção de um implante para cada dente perdido.

Prótese protocolo sobre implantes

São também chamadas de próteses totais. Elas proporcionam a reabilitação de toda arcada (inferior ou superior).

As próteses recebem o suporte de um conjunto de implantes de maneira fixa. Ou seja, não é necessário que o paciente remova a prótese para higienizá-la.

Trata-se do tipo de procedimento mais indicado no caso de pessoas sem dentes, que usam dentadura e também nas situações de perda dos dentes por conta de doenças periodontais.

 

Próteses overdentures

Semelhante à prótese de protocolo, as que são do tipo overdenture são também próteses totais que recebem o suporte dos implantes.

No entanto, a diferença é que elas são removíveis, permitindo a remoção da prótese para a higienização diária.

Veja o artigo: 6 Passos Para Escovar Os Dentes Corretamente

 

Benefícios do Implante Dentário

Benefícios do Implante Dentário

São muitas as vantagens proporcionadas pelo implante dentário. Não é por acaso que esta é a opção mais escolhida pelos pacientes que necessitam substituir um ou mais dentes perdidos.

 

Maior segurança

Esse tipo de tratamento proporciona maior confiança ao paciente, fazendo com que ele se sinta mais seguro no dia a dia ao realizar funções simples como mastigar, conversar com outras pessoas, falar em público etc.

 

Qualidade da mastigação

Quando ocorre a perda dental, uma das funções mais essenciais que precisam ser devolvidas ao paciente é a mastigação, que fica muito comprometida devido à ausência de um ou vários dentes.

Por meio do implante, ao obter segurança, essa atividade se torna mais fácil e de melhor qualidade devido às condições mais favoráveis à mandíbula.

 

Fator estético

Pelo fato de o implante dentário ter uma aparência muito semelhante aos dentes naturais, o resultado estético é bem melhor se comparado a outras opções de próteses disponíveis no mercado.

Seja para substituir apenas um ou vários dentes, o implante torna o sorriso mais natural, favorecendo a confiança e autoestima do paciente ao longo do tempo.

 

A Importância de Consultar o Dentista Com Urgência

Independentemente da causa, quando acontece perda dental é preciso prontamente contar com acompanhamento odontológico contínuo, que começa com avaliações clínicas em odontologia e recomendações iniciais quanto aos cuidados que deverão ser adotados.

Além da extração dos dentes é necessário verificar as condições ósseas da mandíbula. Ou seja, toda estrutura bucal deve ser observada para que posteriormente seja feito o implante dentário.

No caso dos dentes que permaneceram, é preciso que eles sejam tratados antes de realizar o implante dental.

 

Principais Dúvidas Sobre o Implante Dentário

Principais Dúvidas Sobre o Implante Dentário

O implante é um assunto que gera muitas dúvidas. Vejamos as principais.

 

Qual especialista é preciso consultar?

A especialidade odontológica responsável pela inserção de implantes e próteses é a implantodontia.

Durante e após os tratamentos realizados com o dentista é preciso contar com detalhado acompanhamento com um implantodontista.

 

Dói para realizar o implante dentário?

Não. A inserção do implante não é dolorosa como as pessoas pensam e todo o procedimento é realizado com uso de anestesia local.

Por mais que não ocorra uma dor intensa, é comum o paciente notar alguns desconfortos nos dias seguintes à realização da cirurgia para inserção do implante.

Nos dias sequentes ao procedimento é preciso adotar alguns cuidados especiais, tais como uso de analgésicos, anti-inflamatórios e seguir uma alimentação líquida ou pastosa.

A higienização bucal também requer cuidados especiais com o objetivo de evitar infecções e contribuir para uma rápida recuperação da gengiva.

É de suma importância que o paciente siga à risca os cuidados indicados pelo implantodontista para evitar efeitos indesejados depois de realizada a cirurgia.

 

Em quais casos não é possível inserir o implante dentário?

Por mais que o implante seja um procedimento comumente adotado e feito com total segurança, em alguns casos não é possível realizá-lo.

Uma dessas situações é quando as condições gerais da boca, sobretudo do osso maxilar, não permitem que ocorra o encaixe do implante.

Outro fator está relacionado às condições de saúde do paciente. Situações de diabetes descontrolada, problemas que dificultam a cicatrização e deficiências associadas ao sistema imunológico impedem a inserção do implante.

 

Conclusão:

Você está procurando por tratamentos de implante dentário? Conhece alguém que esteja pesquisando por este procedimento?

Compartilhe nosso conteúdo. Essas informações são preciosas para esclarecer as dúvidas iniciais.

Para saber maiores detalhes, agende uma avaliação com um dos nossos especialistas.

Por meio dessa avaliação é possível identificar com exatidão o tratamento mais adequado de acordo com suas condições bucais e estado geral de saúde.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!