Aparelho para abrir o céu da boca: saiba quando é indicado!

Você já ouviu falar em expansor palatino? Conhecido como aparelho para abrir o céu da boca, é recomendado para pacientes que precisam corrigir o palato, nome técnico para céu da boca. O estreitamento do palato é uma condição bastante comum que, se não tratada, pode levar ao desenvolvimento de problemas estéticos e até funcionais, como mastigação e fala.

Se você se interessou pelo assunto e quer saber um pouco mais sobre esse tipo de aparelho, continue por aqui. Vamos falar um pouco sobre as vantagens, para quem é indicado e os cuidados que o paciente deve ter durante o seu uso.

O que é e como funciona o aparelho para abrir o céu da boca?

O expansor palatino é um tipo de aparelho ortodôntico indicado para auxiliar no tratamento de problemas causados pelo estreitamento do palato. Ele pode ser fixo, preso nos dentes laterais superiores ou móvel, utilizado somente no céu da boca. Por isso seu nome é popularmente conhecido como aparelho do céu da boca.

Imagem do palato e arcada dentária superior com o aparelho para abrir o céu da boca

É formado por um parafuso central e/ou uma placa de acrílico. O parafuso central funciona como uma chave com a função de ajustar o aparelho de acordo com a necessidade durante seu uso. A função do aparelho do céu da boca é aumentar o perímetro maxilar. De uma forma clara, ele atua no alargamento da arcada dentária para dar espaço aos dentes que estão nascendo ou encavalados.

Quando é indicado o uso do aparelho para abrir o céu da boca?

O tratamento com o expansor palatino é indicado para solucionar problemas causados pelo palato estreito como mordidas cruzadas, disfunções do céu da boca e bruxismo. Também pode ser indicado para reposicionar dentes encavalados e tortos. Lembre-se sempre de consultar um ortodontista. Ele é o profissional da saúde que indicará o tratamento correto para seu problema bucal. Encontre uma rede credenciada na 021 Dental e agenda já uma consulta.

Quais as vantagens do aparelho para abrir o céu da boca?

Melhora a fala

O palato estreito pode gerar problemas na fala e isso ocorre pelo mau posicionamento dos dentes e distúrbios com a língua e com a respiração. Após o fim do tratamento com o expansor palatino, o paciente pode perceber uma melhora considerável nesse quesito. Isso porque o aparelho favorece a respiração nasal, ajusta o tamanho da arcada dentária e corrige o posicionamento dos dentes.

Estabiliza a mastigação

Pessoas com mordida cruzada e dentes tortos apresentam dificuldade de realizar uma mastigação efetiva. Dessa forma, o aparelho para abrir o céu da boca ajuda a alinhar os dentes e a mordida, permitindo uma mastigação mais estável e eficiente. Isso auxilia na trituração dos alimentos e até mesmo na melhora da digestão do paciente.

Evita extrações

Outra vantagem do uso do expansor palatino é ajudar a evitar futuras extrações de dentes. Os dentes encavalados, se não tratados, podem atrofiar e levar a problemas mais sérios. Durante o tratamento, o espaço é liberado pelo alargamento do palato e, muitas vezes, a extração se torna dispensável.

Melhora a auto estima

Muitos pacientes procuram o tratamento com o expansor palatino por questões de estética. Isso porque os problemas com dentes encavalados e mordidas cruzadas incomodam na aparência. Com o tratamento correto e com acompanhamento de um bom profissional, o paciente pode conquistar um sorriso mais bonito, trazendo de volta a autoestima.

Reduz o tempo de tratamento

Além de tudo, o aparelho para abrir o céu da boca pode ser associado a outros tratamentos ortodônticos. Se usado corretamente com o aparelho convencional, por exemplo, pode adiantar os resultados do tratamento em até 50%. Como altera o céu da boca, ele libera espaço para que os dentes sejam realinhados. A redução de tempo também pode ocorrer nos casos em que evita que o paciente passe por cirurgias, sem a necessidade do período de recuperação.

Quanto tempo demora para abrir o céu da boca?

Não existe um tempo exato para abrir o céu da boca, é algo que pode mudar de acordo com o caso de cada paciente. No entanto, a média do tratamento é de três a quatro meses depois do período de ajuste que pode durar uma ou duas semanas. O expansor palatino apresenta resultados mais eficazes em crianças e jovens, por estarem com o palato ainda em formação. Enquanto isso, nos adultos, o processo é mais lento.

Boca entreaberta com expansor palatino

Cuidados necessários ao usar o aparelho para abrir o céu da boca

Assim como em qualquer aparelho ortodôntico, o expansor palatino também precisa de alguns cuidados para garantir o sucesso do tratamento. Mantenha sempre a higienização bucal com escovações e uso do fio dental frequente. É muito importante também manter o aparelho bem limpo. Para os modelos móveis, você pode associar ao processo de limpeza os efervescentes, para limpar dentaduras.

Além dos cuidados com higiene, prefira comer alimentos macios e mastigue devagar, evitando movimentos bruscos com os ossos da boca. E claro, mantenha sempre as consultas em dia no seu dentista. Ele irá te acompanhar e fazer os ajustes necessários durante o tratamento.

Conheça os planos odontológicos da 021 Dental. Estamos presentes em diversas localidades com tratamentos completos. Encontre a unidade mais perto de você.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contato:
RJ: (21) 2263-8960
SP: (11) 4637-8838
Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
São Paulo
Iniciar conversa
Ficou alguma dúvida? Clique Aqui
Olá!
Precisa de ajuda? Fale agora mesmo pelo nosso Whatsapp!