Tratamento de Canal Dental

100% Online, 24h por dia.

Você pode realizar seu tratamento de Canal na 021 Dental.

Canal Dentário

O tratamento de Canal consiste na retirada da parte mais interna do dente, chamada de polpa dental. Ele é realizado quando esta estrutura encontra-se atingida pela cárie, inflamada, infeccionada ou até mesmo sem vitalidade.  Os casos mais comuns de indicação do tratamento endodôntico são:

• Cárie profunda
  • Dentes quebrados ou fraturados
  • Trauma dental
Você pode realizar seu Canal na 021 Dental.​

Canal dentário é um dos tratamentos mais realizados nas clínicas odontológicas. Por diferentes razões, o paciente necessita passar por este procedimento para evitar danos maiores ao dente afetado.

Afinal, o que é o canal dentário?

Canal dentário consiste na região mais interna do dente. Nesta área, fica localizada a polpa dental, que também é conhecida como nervo. O canal do dente é formado por um tecido conjuntivo repleto de vasos sanguíneos e células. Portanto, trata-se de uma região bastante sensível.

O canal dental vai da coroa até o final da raiz, que por sua vez fica inserida na inervação presente na mandíbula e maxila. Ou seja, o canal se estende até as áreas mais profundas do dente. Exatamente por este motivo, quando a polpa dental apresenta alguma lesão, as dores são muito intensas.

Quando é preciso tratar o canal dentário?

O tratamento de canal dentário precisa ser feito basicamente em duas situações: danos dentais provocados por traumas ou fraturas e cárie profunda.

Traumas ou fraturas

Dentes que estão quebrados, pancadas fortes, fraturas e demais circunstâncias que fragilizam a estrutura dental podem causar lesões na polpa e acarretar infecções. Por mais que os traumas dentais inicialmente sejam pequenos, é preciso tratá-los com máxima atenção. O mesmo vale para dentes quebrados.

Dentes com a estrutura fragilizada são muito mais suscetíveis à ação perigosa das bactérias. À medida que elas avançam para as estruturas mais internas e chegam à polpa, os problemas se agravam e o canal dental sofre as consequências.

Cárie

Nos casos em que a cárie não é tratada, ela se transforma em um problema de canal dentário. Com o passar do tempo, as bactérias que acessam o dente por meio da cárie chegam à camada da dentina e liberam toxinas que atingem a polpa do dente. Este processo gera infecções acompanhadas por fortes dores.

Resultados com o tratamento de canal

O tratamento do canal dental proporciona diversos benefícios ao paciente. Devido aos avanços tecnológicos na área odontológica, este procedimento é realizado de forma rápida e indolor. Na maioria dos casos, uma sessão é suficiente para realizar o tratamento de canal dentário. Vejamos quais são os resultados.

• Evita a perda do dente;
• Mantém condições adequadas para a estrutura dental;
• Soluciona a dor de dente;
• Elimina a infecção dental;
• Devolve a plena funcionalidade do dente;
• Permite a inserção de prótese dental.

Como prevenir problemas de canal dentário?

Cuidados relacionados à higiene bucal e acompanhamento odontológico são dois fatores essenciais para evitar problemas no canal do dente e demais doenças que afetam a saúde odontológica. Estes são os cuidados:

Escovar os dentes 3 vezes ao dia;
• Usar uma escova com cerdas ultra macias;
• Escolher cremes dentais de excelente qualidade;
• Usar fio dental todos os dias;
• Utilizar enxaguante bucal;
• Ir ao dentista duas vezes ao ano;
• Realizar limpeza odontológica a cada 6 meses;
• Tratar quebras, traumas ou fraturas dentais rapidamente.

Quando foi sua última avaliação odontológica? Este é o momento exato de consultar o dentista e ver exatamente como está a saúde dos seus dentes e gengivas.

Confira e tire suas dúvidas quanto a restauração dentaria e prótese dentaria.

Dê uma olhada também em nossos planos odontológicos.

Benefícios do Canal Dentário

Canal dental e, principalmente, o tratamento de canal consiste na retirada da parte interna do dente, conhecida como polpa dental, devido a alguma inflamação local, seguida de uma limpeza, preenchimento e selagem da cavidade bucal.

Esse é um procedimento bastante comum, ao contrário do que algumas pessoas acreditam. Muitas dúvidas surgem quando é descoberta a existência de um canal dental e é imprescindível que o tratamento seja realizado assim que possível.

As causas possíveis para um tratamento endodôntico são: cáries, dentes quebrados e trauma dental. Os sintomas mais comuns do canal são dores, sensibilidades e escurecimento do dente, entre outros.

Caso você tenha algum desses sintomas, agende já sua avaliação com a 021 Dental.

O tratamento de canal é realizado, de forma resumida, por meio da retirada, limpeza, preenchimento e selagem da cavidade bucal, assim que for encontrada uma inflamação, infecção ou morte da polpa dental.

Também conhecida como câmara pulpar, a polpa dental é a região “mole” que contém vasos sanguíneos e nervos. Sua localização é na parte interna e central do dente. Quando essa polpa for danificada, é necessária a remoção da mesma.

A cárie avançada é um dos motivos para a danificação da câmara pulpar. As bactérias da cárie se multiplicam ao ponto da polpa acabar se decompondo e “morrendo” e é por isso que a remoção das cáries e limpeza dentária é tão importante.

Etapas do tratamento

O tratamento de canal não tem muito segredo, como eu disse, ele é um procedimento comum. É possível dividir as etapas do tratamento de canal dental em três: acesso, remoção e obturação.

A primeira parte, a etapa que chamamos de acesso, é o momento de abertura do canal para a realização do procedimento. Sequencialmente, é executada a remoção e limpeza da polpa dental infeccionada para a descontaminação local.

Por fim, os canais são preenchidos e selados com um material permanente. É possível optar ainda pela proteção por meio de coroas ou prótese parcial.

O que você talvez queira saber é sobre a dor do procedimento: afinal, o tratamento de canal dói? Bom, a dor é o sintoma principal da infecção e inflamação, por isso, quanto maior for a evolução do desgaste, mais dor o paciente pode sentir.

Mas nada de pânico, a dor chega ao fim assim que o paciente for anestesiado. O principal segredo para evitar as dores é, sem dúvida, impedir que seu quadro evolua. Assim que você notar os primeiros sintomas, procure prontamente um dentista.

Como prevenir

A prevenção é sempre o melhor remédio, certo? Todos aqui queremos evitar as dores de cabeça que um canal bucal pode te proporcionar, dessa forma, listamos os cuidados que você precisa ter para prevenção.

• Uso de fio dental por, pelo menos, uma vez por dia;
  • Escovação nos dentes três vezes ao dia, no mínimo;
  • Escolha de obturações em vez de coroas;
  • Visitas ao médico ao menos duas vezes no ano.

O pós-operatório

Para o final do tratamento, você pode esperar alívio nas dores causadas pela inflamação na polpa dental. Podemos considerar como o final do procedimento, o momento no qual o espaço dos canais forem totalmente preenchidos.

Como qualquer outro procedimento dentário, há alguns cuidados a serem tomados: procure não ingerir alimentos duros e pedaços muito grandes. Esses cuidados impedirão uma lesão no dente tratado.

Os primeiros dias após o procedimento são os mais importantes e necessitam desses cuidados especiais.

Se você tem algum dos sintomas listados aqui ou apenas quer manter a saúde bucal em dia, marque já sua avaliação e evite problemas futuros.

021 Dental

A maior Rede de Clínicas Odontológicas com atendimento aos planos dentais do Brasil. Estamos presentes em diversas localidades com tratamentos completos. Encontre a unidade mais perto de você.

Clínicas Odontológicas

Dentistas RJ

Dentistas Rio de Janeiro

Dentistas São Paulo

Dentistas em Brasília DF

Dentistas Brasília

Depoimentos

Minha primeira consulta foi ótima. Fui atendida no horário, local muito limpo, atendentes simpáticas e atenciosas. Minha nota é dez.
Catia P. Barbosa
Unidade Niterói
5/5
O meu atendimento foi muito bom, desde a recepção até o Dr. Thiago. Super indico a 021 Dental em Duque de Caxias, trabalho de excelência.
Sueli Lima
Unidade Duque de Caxias
5/5
Ótimo atendimento profissional. Desde a recepção até a cadeira da Dentista. Fui muito bem atendida pela Dentista. Atenciosa e paciente.
Carmem Costa
Unidade Bangu

Perguntas Frequentes

Não! Antes do tratamento endodôntico é realizado anestesia local. O correto é não sentir nenhuma dor durante o procedimento.

Os preços do tratamento de canal podem variar de acordo com o dente. Para saber o valor do tratamento clique aqui e fale agora mesmo com nossa atendente pelo Whatsapp.

Em geral é realizado em apenas uma consulta, mas dependendo das condições do dente, é indicado realizar em duas sessões.

Após o tratamento de canal é normal o dente ficar dolorido. Caso sinta muita dor, é indicado retornar ao dentista para uma avaliação.

É realizado anestesia local, depois abre o dente, remove a polpa, preenche o espaço da polpa com material indicado e por último se restaura o dente

Após a realização do canal, pode ser que o dente fique escuro. Para clarear o dente, o dentista abre o dente novamente e coloca um material clareador. Após alguns dias o dente clareia e fica da cor normal.

Se a dor for muito intensa, é recomendado procurar uma urgência e fazer uma avaliação do dente.