Melhores pastas de dente e dicas importantes para higiene bucal

As melhores pastas de dente são aquelas com quantidade certa de flúor e elementos branqueadores. Sabendo disso, e tendo em mente que em todos anos são lançados novas e novas marcas, é necessário estarmos atentos a estes fatores. Diante de tantas opções de marcas, sabores e funções específicas, é natural termos dúvidas quanto aos cremes dentais mais indicados.

Saber identificar as melhores pastas de dente do mercado é o caminho para uma saúde bucal ideal e um sorriso incrível. Por isso, separamos dicas importantes para manter os dentes branquinhos em dia e uma lista atualizada com as melhores pastas de dente do ano para facilitar sua escolha. Olha só:

Quais as melhores pastas de dente?

A seguir, separamos uma lista com as 10 melhores pastas de dente atuais no mercado, mas, antes de mais nada, precisamos entender a importância das indicações do seu dentista na hora da escolha.

Para saber exatamente quais cremes dentais, escovas e enxaguantes são os mais indicados para você, é preciso consultar um profissional que esteja de acordo com suas necessidades.

Esse cuidado faz toda diferença para ter uma lista de produtos que garantam os cuidados da sua saúde bucal diariamente de acordo com as condições dos seus dentes e gengivas. Vale ressaltar, ainda, que é preciso ir ao dentista pelo menos duas vezes ao ano e, caso seja necessário, realizar procedimentos rotineiros.

Um desses procedimentos é a limpeza, que é feita para remoção de placas bacterianas. Ao remover essas placas, a limpeza automaticamente previne uma série de problemas, tais como cáries, gengivite, periodontite, entre outras doenças bucais.

Tendo dito isso, vamos para o nosso ranking:

1. Sensodyne Branqueador Extra Fresh

Sensodyne Branqueador Extra Fresh

Essa pasta de dente, além de aliviar a sensibilidade e proteger as camadas mais internas, tem efeito branqueador, favorecendo a estética do sorriso.

A fórmula mais equilibrada é especialmente indicada para pessoas que têm dentes sensíveis e não podem usar os tradicionais cremes dentais clareadores, que contém substâncias abrasivas. Esse creme da Sensodyne também se destaca na prevenção às cáries e ajuda a manter o hálito fresco por mais tempo.

2. Colgate Total 12 Gengiva Saudável

Essa opção de creme dental apresenta diversos resultados, entre eles uma intensa proteção da gengiva. Ele age na eliminação das bactérias que se acumulam na boca. Com isso, previne-se problemas como placas bacterianas, tártaro e inflamações gengivais. Essa pasta de dente também atua na remoção de manchas, previne o surgimento de cáries e favorece o hálito agradável.

3. Colgate Total 12 Clean Mint

Levando em consideração as melhores pastas de dente da Colgate, esta é uma das opções mais indicadas. Trata-se de uma pasta de combate às bactérias que se alojam no interior da boca, o que automaticamente previne problemas como cáries e gengivite (inflamação na gengiva).

Dois importantes diferenciais é que o Colgate Total 12 Clean Mint alivia a sensibilidade e tem ação branqueadora. Ainda que ele não seja um creme dental específico para dentes sensíveis, a fórmula menos agressiva contribui para a proteção das camadas mais internas do dente.

Se o seu desafio é, realmente, encontrar uma pasta de dentes que seja efetiva para o tratamento da sensibilidade, temos uma outra sugestão de leitura para você. Confira: Melhores Cremes Dentais Para Sensibilidade.

4. Close Up Proteção Bioativa

Essa pasta de dente oferece dois importantíssimos benefícios para sua saúde bucal. O primeiro é o bloqueio do efeito prejudicial do ácido contido no açúcar. Isso significa que esse creme dental é altamente eficaz na prevenção à cárie.

O segundo benefício é que a fórmula da Close Up Proteção Bioativa contém minerais de cálcio, contribuindo para o fortalecimento dos dentes.

5. Bitufo Gel Dental Ortodontia

A pasta de dente em gel da Bitufo é outra que, apesar da marca ser menos conhecida que as outras, possui uma boa lista de ingredientes capazes de garantir a saúde bucal.

Este creme dental é indicado para pessoas que utilizam aparelhos ortodônticos, uma vez que facilita o processo de cicatrização dos ferimentos causados pelos aparelhos.

6. Boni Natural de Menta e Melaleuca

Apesar de ser um creme dental sem flúor, a pasta Boni Natural permite uma limpeza menos abrasiva com o mesmo grau de higienização que estamos acostumados. Esta pasta de dente é a única da lista que não é testada em animais, o que a torna um produto vegano e livre de parabenos.

Assim como os outros, o creme dental Boni Natural evita mau hálito, prevenção contra cáries e placa, deixando um sabor muito agradável de menta e de melaleuca.

7. Golgate Luminous White

Este é um creme dental conhecido especialmente por sua ação branqueadora e removedora de manchas. Suas características também possuem ação de prevenção às cáries e tártaros.

A empresa promete, com esse produto, o clareamento do dente um tom a menos do amarelado, dentro de um período de sete dias.

8. Colgate Total 12 Clean Mint

Ainda sobre a empresa Colgate, o creme dental Colgate Total 12 é, talvez, a pasta de dente mais conhecida desta lista, ao passo que também é um dos produtos mais acessíveis. O foco dele é na ação antibacteriana e neutralizadora do mau hálito.

Para além desses itens principais, esta pasta de dente funciona nas ações fundamentais que um creme dental precisa ter.

9. Elmex Sensitive

O creme dental Elmex é indicado para pessoas com dentes sensíveis devido a seus componentes de alívio imediato, além de garantir uma fortificação nos dentes e no esmalte dental.

A sensibilidade nos dentes acontece por diferentes motivos que não cabem a esse post, mas, de toda forma, o creme dental Elmex Sensitive garante o alívio da sensibilidade causada por quaisquer fatores.

10. Prevent Dental Antiplaca

Para as pessoas que sofrem com condições relativas à placa dental, a pasta de dente Prevent promete amenizar os sintomas da placa, como o sangramento de gengivas.

Além disso, o creme dental funciona em ação de combate a placa nos dentes e não é recomendada para crianças de até 6 anos. Para elas, há outra lista com cremes dentários apropriados para a idade de desenvolvimento em que se encontram.

Dicas para cuidados bucais

Além do creme dental, outros itens são primordiais para manter seu sorriso saudável e bonito. Vejamos quais são:

Escova de dentes

Dicas para cuidados bucais, escovar os dentes

A escolha da escova de dentes é tão importante quanto a do creme dental. Na maioria dos casos, o ideal é optar por escovas com cerdas macias ou ultra macias. Elas alcançam os locais mais difíceis da arcada com facilidade e ao mesmo tempo protegem o esmalte e demais estruturas dos dentes.

Fio dental

Por mais que a escova de dentes seja eficaz, ela sozinha não consegue remover os resquícios de alimentos que ficam presos entre os dentes.

O fio dental deve ser usado diariamente para remover todos os resquícios de alimentos que ficam no espaço entre os dentes e também na região da curva gengival. Antes de cada escovação, deve ser usado o fio dental para uma limpeza completa da boca.

Limpador de língua

Dicas para cuidados bucais

A higienização da língua deve ser feita em uma das escovações diárias. Para isso, o recomendado é usar o limpador específico para a língua (e não a escova de dentes). O limpador proporciona um resultado mais efetivo.

Enxaguante bucal

O enxaguante deve ser sempre usado após finalizar a escovação. Ele intensifica a proteção contra bactérias e garante um hálito agradável por mais tempo.

Assim como ocorre com o creme dental, a escolha do enxaguante deve considerar condições específicas. Caso você tenha dentes sensíveis, recomenda-se escolher enxaguantes adequados a essa condição. Nos períodos em que sua gengiva está mais sensível também é preciso optar por um produto que proteja essa região.

Agora que você conheceu as melhores pastas de dente do mercado, chegou a hora de colocar todas nossas dicas em prática. Lembre-se que a prática constante de bons hábitos deve ser levada para vida toda.

Anotou nossas dicas? Confira nossas outras publicações no blog da 021 Dental e fique por dentro das informações sobre saúde bucal que todo mundo deveria conhecer!