Inegavelmente, um sorriso bonito nos torna mais atraentes, com uma aparência alegre e vivaz.
Para garantir a harmonia do rosto é preciso cuidar da saúde bucal. É ela que mantém nossos dentes e gengivas fortes e bonitos no decorrer da vida.
Quais problemas prejudicam a saúde e beleza dos seus dentes?
São diversos os problemas que afetam seus dentes e gengivas. É de suma importância saber quais são e adotar os cuidados necessários para preveni-los e realizar o tratamento adequado o quanto antes.
Cáries
Trata-se de um dos problemas mais comuns que afetam a saúde do seu sorriso. Elas podem ocorrer em crianças, adolescentes e adultos.
As principais causas das cáries são a má higienização da boca e consumo excessivo de doces.
Quando a higienização bucal não é bem feita no dia a dia, há um acúmulo constante de bactérias na boca. Com o passar do tempo, elas provocam danos que vão corroendo a estrutura dos dentes.
Bruxismo
Ainda que muitas pessoas sequer desconfiem que sofram de bruxismo, este problema é outro dos inimigos do sorriso.
Ele consiste no hábito inconsciente de ranger ou apertar os dentes. Com o passar do tempo, essa pressão exercida faz que os dentes fiquem desgastados, alterando inclusive a forma deles.
Pessoas que sofrem de bruxismo apresentam diversos desconfortos, tais como dores, sensibilidade e, nos casos mais graves, amolecimento dos dentes e problemas ósseos na estrutura do maxilar.
Sensibilidade
A saúde do sorriso depende em grande parte da conservação dos dentes. Quando a sensibilidade ocorre, o esmalte dental vai sendo afetado e as camadas mais internas do dente ficam expostas.
É essa exposição das regiões mais internas que provoca as dores terríveis que acontecem na sensibilidade.
Gengivite
Este problema consiste na inflamação da região mais superficial da gengiva. A causa principal são as placas bacterianas que se formam ao longo do tempo.
Quando essas placas não são eliminadas, elas prejudicam a gengiva e geram processos inflamatórios devido à ação nociva das bactérias.
Quando a gengivite não é identificada a tempo e tratada, nos casos mais graves ela pode provocar o amolecimento e até mesmo queda de um ou mais dentes, gerando grande desconforto para o paciente.
Periodontite
A periodontite é uma infecção que atinge as camadas mais profundas da região gengival, que é chamada de periodonto.
Este problema ocorre como consequência de complicações da gengivite e apresenta diversos sintomas.
Da mesma forma que acontece com a gengivite, quando a periodontite não é tratada com a atenção merecida, há grandes riscos de amolecimento e perda de um ou mais dentes.
Placas bacterianas
Trata-se da situação mais comum que prejudica seu sorriso. Por mais que você cuide bem da sua saúde bucal, com o passar do tempo as bactérias vão se acumulando e formam placas.
Quando essas placas não são eliminadas, elas geram diversos outros problemas e trazem prejuízos sérios à saúde e beleza dos dentes.
Para eliminar as placas bacterianas, além dos cuidados diários quanto à higiene bucal, a cada 6 meses deve ser feita uma limpeza profissional no consultório odontológico.
Tártaro
O tártaro é o endurecimento das placas bacterianas. Quando elas não são removidas, essas placas geram uma estrutura mais rígida e deixam os dentes com um forte aspecto de amarelamento na região próxima à gengiva.
Além de trazer prejuízos para a saúde bucal, o tártaro é um terror para a estética dos dentes e por conta disso prejudica bastante a aparência do sorriso.
Cuidados essenciais com a alimentação
Grande parte da beleza e saúde do nosso sorriso depende da qualidade da alimentação.
Para manter os dentes fortes, por exemplo, é essencial ingerir boas quantidades de cálcio no dia a dia.
Outros minerais e vitaminas também são essenciais para a saúde dos dentes e do organismo como um todo. Em suma, quanto mais nutritiva a alimentação, mais o seu sorriso agradece.
Para prevenir a sensibilidade dental, um dos cuidados mais importantes é evitar o consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas.
O ácido prejudica o esmalte natural dos dentes e faz que as camadas internas fiquem expostas, gerando as dores provocadas pela sensibilidade.
Se você quer evitar aquele aspecto amarelado nos dentes é fundamental evitar o consumo exagerado de determinados alimentos e bebidas, tais como:
• Café;
• Chá;
• Vinho tinto;
• Refrigerantes;
• Molho de soja (shoyu);
• Molho de tomate;
• Sucos industrializados;
• Beterraba;
• Mirtilo;
• Curry.
Por mais que esses alimentos façam parte da nossa rotina, é essencial moderar o consumo deles para proteger os dentes e garantir que eles fiquem brancos naturalmente.
Ainda com relação à alimentação, outro fator que ajuda bastante na beleza dos dentes é ingerir água com frequência ao longo do dia.
Esse simples hábito promove uma limpeza natural na boca, evitando o acúmulo de bactérias que provocam uma série de problemas.
É preciso abandonar o cigarro
O cigarro é sem dúvida um dos maiores vilões da beleza do seu sorriso. Caso você tenha o hábito de fumar, este é o momento exato de abandonar esse item que só faz mal para sua saúde e beleza.
O cigarro aumenta a temperatura média da boca, tornando esse ambiente altamente propício para a proliferação de bactérias e acúmulo de placas bacterianas e tártaro.
Além disso, as toxinas presentes no cigarro trazem grandes prejuízos para a boca e garganta, aumentando o risco de diversas doenças.
O cigarro também é responsável por aquele aspecto amarelado dos dentes e mau hálito constante, fatores que prejudicam bastante sua aparência.
Com o passar do tempo, o hábito de fumar pode se tornar um dos maiores responsáveis por diversos problemas bucais e até mesmo amolecimento e perda dos dentes.
A importância de ir ao dentista
Consultar o dentista regulamente é a melhor forma de cuidar da saúde e beleza do seu sorriso.
Ainda que você não apresente qualquer alteração ou sintomas relacionados aos dentes e gengivas, é preciso ir ao dentista ao menos duas vezes ao ano e realizar uma avaliação geral.
Como está a saúde dos seus dentes? Quando foi a última vez que você foi ao dentista e realizou algum procedimento de rotina?