Mewing é uma técnica que envolve o posicionamento da língua, a maneira de mastigar e engolir, de forma que aprimore a assimetria do rosto e traga outros benefícios. Parece estranho, não é? Por isso, ainda há muitas dúvidas referentes ao assunto: o que é, como funciona, os benefícios e a maneira correta de fazer.
Muitas pessoas acreditam em resultados milagrosos e fora de realidade, tornando ainda mais importante o conhecimento no assunto. Pensando nisso, esta publicação busca explicar e desmistificar as principais dúvidas sobre a técnica mewing. Aqui, você vai entender o conceito, funcionalidade, resultados e um mini guia de como fazer o mewing corretamente.
Continue lendo e tire todas suas dúvidas. Aproveite e confira também nossa publicação sobre o que é toxina botulínica e como ela pode te ajudar!
Afinal, o que é o mewing?
Mewing é uma técnica de terapia miofuncional sobre o posicionamento da língua e dos dentes, desenvolvido por John Mew e Dr. Michael Mew, seu filho, no ano de 1981. Os estudos a respeito do mewing tiveram origem quando John entendeu o desalinhamento dos dentes como resultado de uma falha no crescimento mandibular e não como fator genético, como era tratado.
A partir disso, em uma publicação no The Tropic Premise, começaram-se os estudos referente a prática mewing. De maneira geral, a prática envolvia o posicionamento da língua, os hábitos e padrões de mastigação, além das normas de deglutição. Os estudos concluíram que, se todos esses aspectos fossem feitos corretamente, nosso rosto teria espaço suficiente para os dentes e estes estariam em posição correta.
Mais do que isso, a ciência por trás do mewing afirma que nossa arcada facial não é estática, sendo possível remodelá-la ao decorrer do tempo. Para além de aspectos estéticos, essa técnica de terapia miofuncional considera a melhora no bem-estar e qualidade de vida.
Trata-se, portanto, de práticas relacionadas à ciência com resultados possíveis e não somente como uma crença popular. Mas os resultados esperados podem ser um pouco fora da realidade e é isso que queremos tratar nos tópicos a seguir: o que podemos, realmente, esperar do mewing?
Como funciona o mewing?
O mewing proporciona, principalmente, uma boa posição facial, trazendo resultados relacionados a beleza e harmonia do rosto, junto a melhora ao engolir e mastigar os alimentos. Desta forma, a maneira correta de deglutição e como posicionar nossa língua são aspectos ideais para conseguir os resultados almejados.
A posição correta da nossa face resulta no bom funcionamento do nosso rosto, com o bônus da harmonia facial, um benefício que popularizou ainda mais a técnica. Veja mais sobre o assunto no nosso posto sobre harmonização facial e o que você precisa saber sobre ela.
O mewing funciona como modificador da estrutura no nosso crânio – entendendo que o osso é formado por diversas suturas que podem, sim, ser modificadas pelo tempo, inclusive de forma negativa. Como exemplo disso, o Dr. Michael Mew mencionou o caso do físico Stephen Hawking que teve seu crânio modificado pelo passar dos anos, devido à deterioração dos neurônios.
Quais os resultados do mewing?
Para além dos benefícios relacionados à estética e harmonia facial, os resultados das práticas dessa prática de terapia miofuncional, são:
- melhora na posição adequada do rosto;
- diminuição na probabilidade de entortar os dentes;
- melhora no bem-estar e qualidade de vida, junto a melhores noites de sono;
- diminuição de dores na mandíbula, cabeça e pescoço;
- respiração facilitada como resultado da postura correta da língua.
É importante mencionar que os resultados de harmonia resultantes das técnicas de mewing não podem ser comparados, nunca, ao conhecido procedimento de harmonização facial ou até mesmo ao tratamento com o uso de aparelho ortodôntico ou alinhadores invisíveis. Este funciona de forma imediata e com os resultados mais evidentes, diferente do mewing, em que os benefícios aparecem ao longo do processo e de forma menos perceptível.
Como fazer o mewing da forma correta?
Agora que você sabe o que é, a história e resultados do mewing, é hora de saber como fazer da maneira correta, visando os melhores resultados. A técnica incorreta pode acabar machucando e é isso que queremos evitar, certo? Dessa forma, a melhor forma de realizar o mewing, é:
- coloque sua língua no palato e descanse-a no céu da boca, sem aplicar muita pressão;
- dê atenção a posição dos dentes: eles precisam estar encaixados delicadamente, assim como os lábios;
- a respiração deve ser feita exclusivamente pelo nariz;
- na hora engolir, utilize somente a parte traseira da boca, sem ajuda dos músculos faciais ou bucinador.
Para acelerar os resultados e benefícios do mewing, utilize um suporte de queixo na hora de dormir. Isso porque, quando dormimos, perdemos o controle da posição dos nossos dentes, língua e o suporte pode ser uma boa alternativa para quem busca os resultados mais rápidos.
Se você está fazendo os exercícios corretamente e está sentindo dores, lembre-se de visitar um profissional quanto antes. Suas dores podem estar atreladas a outras problemáticas e devem ser investigadas. O mewing é uma técnica terapêutica para evitar dor e melhorar sua qualidade de vida, e não o contrário.
Mewing possui resultados impressionantes, baseados em estudos científicos que comprovam todos os aspectos citados no decorrer da publicação, mas é preciso ter pé no chão sobre os benefícios da técnica.
Veja mais sobre estética facial e odontológica no blog da 021 Dental e fique por dentro de mais dicas, novidades e informações.
Ah! E se você gostou desse post, provavelmente também vai querer ver um pouco mais sobre estética ortodôntica, confira: “Saúde e estética do seu sorriso: saiba o que está em cheque!”
Até a próxima!