A mordida cruzada ou mordida invertida é um desalinhamento nos dentes capaz de comprometer a qualidade de vida e bem-estar de quem sofre desta condição. Comprometer o desenvolvimento fonoaudiólogo e respiratório são algumas das consequências da mordida cruzada.
Dessa forma, entender o que é e como diagnosticar a mordida invertida são os primeiros passos para resolver este problema. Para te ajudar, selecionamos as principais informações sobre o problema com definição, causas, como diagnosticar e os possíveis tratamentos. Além disso, você também vai saber quanto tempo leva para corrigir a mordida invertida.
Na nossa categoria de doenças bucais você descobre mais sobre outros tipos de disfunções odontológicas. Confira!
Agora chega de enrolação, afinal, você sabe o que é mordida cruzada?
O que é mordida cruzada?
Mordida cruzada é o nome dado para o desalinhamento dental da estrutura superior em relação a inferior. Trata-se, portanto, de uma desorientação mandibular e maxilar ocasionando em uma aparência externa sinuosa. Diferente dos dentes tortos, a mordida invertida não está relacionada entre os dentes da mesma arcada dentária, mas sim entre nossas mandíbulas.
Por outro lado, tanto os dentes tortos quanto a mordida cruzada possuem como tratamento principal a utilização de aparelhos ortodônticos fixos e/ou móveis. Inclusive, já fizemos uma publicação sobre os principais tratamentos para os dentes tortos, confira na publicação “Dentes tortos: definição, consequências e tratamentos“.
A posição correta da mandíbula e maxila é aquela em que os dentes superiores ficam a frente dos inferiores. Quando acontece o inverso, estamos lidando com outro caso de mordida invertida. Podemos dividir, ainda, a mordida cruzada em unilateral, em que a desorientação ocorre em somente uma arcada e bilateral quando envolve as duas. Para cada um dos casos são indicados tratamentos diferentes e a abordagem do profissional também é específica.
Causas e consequências da mordida cruzada
As causas possíveis para a mordida cruzada aparecem, na maioria da vezes, na infância, em que maus hábitos são inclusos no desenvolvimento odontológico da criança. Podemos destacar o hábito de chupar o dedo e chupeta como a principal causa da mordida cruzada. A indicação é que o acompanhamento odontopediatra seja realizado desde cedo.
Ademais, o fator genético relacionado ao desenvolvimento ósseo também é um contribuinte para a mordida cruzada, assim como a respiração errada em menor probabilidade.
Para além da visão estética, a mordida invertida tem como consequência alguns pontos que, dependendo da situação, pode afetar consideravelmente a vida do paciente, são eles:
- Afeta no desenvolvimento ósseo da face;
- Compromete a progressão fonoaudióloga;
- Prejudica o desenvolvimento respiratório;
- A mastigação fica comprometida;
- Pode ocasionar o desenvolvimento de bruxismo na vida adulta;
- Retração gengival;
- Baixa autoestima e problemas relacionados à autoimagem;
- Perda dos dentes – em casos mais severos e quando não há o tratamento adequado.
Como identificar a mordida invertida?
O diagnóstico final deve – sempre – ser feito por um profissional na área, seguida pela indicação do melhor tratamento para seu caso. Por outro lado, a identificação inicial pode ser feita pelo próprio paciente ou pelos pais, quando lidamos com mordida cruzada na infância.
Em alguns casos o diagnóstico é bem claro, outros, por sua vez, podem ser mais sutis. Para identificar basta observar, frente a um espelho, como seus dentes e arcadas estão posicionados quando você ensaia uma mordida. A maxila (arcada superior) deve estar a frente da mandíbula (arcada inferior).
A mordida invertida pode ocasionar, ainda, em dores de cabeça frequentes que devem ser observadas. Os ruídos e dificuldades ao mastigar também são sintomas comuns a quem sofre desta condição. Assim que percebido os sintomas, visite seu dentista prontamente
Quais são os tratamentos para a mordida cruzada?
Após realizado o diagnóstico pelo profissional, alguns possíveis tratamentos serão indicados. O uso de aparelhos ortodônticos são os mais comuns para tratamento da mordida cruzada. Veja nossas publicações sobre ortodontia no nosso blog e fique por dentro das principais informações sobre o assunto.
Os aparelhos fixos são indicados para pacientes adultos e adolescentes, enquanto os móveis são para crianças. No caso dos adultos, é comum o tratamento por cirurgia de ortognatia ou cirurgia de mordida invertida.
Qual o tempo para correção da mordida invertida?
O tempo necessário para correção da mordida cruzada varia de caso para caso e de paciente para paciente, variando entre alguns meses e alguns anos. De maneira geral, os casos mais avançados – em adultos – demoram mais para serem solucionados. A evolução da mordida invertida também é uma variável para o tempo de correção.
O profissional será sua principal fonte de informação neste momento. Ele saberá dizer ao certo qual o nível da sua mordida cruzada e o tempo estipulado para que o tratamento seja concluído.
A mordida invertida é uma condição comum com diferentes graus e, por consequência, com diferentes tratamentos. A visita periódica ao dentista é essencial para o diagnóstico precoce e, quanto antes for realizado este, melhor e mais fácil será seu tratamento.
Confira nossas outras postagens sobre o universo odontológico no blog da 021 e fique por dentro das principais informações. Até a próxima!