O que é ortodontia?

Ortodontia, você certamente viu essa palavra muitas vezes. No entanto, é comum não saber exatamente o que ela significa.

Afinal, o que é, para que serve e quais os resultados dos tratamentos de ortodontia? É sobre este assunto que vamos falar agora.

 

O que é ortodontia?

 

marque sua avaliação e coloque seu aparelho ortodôntico

 

A ortodontia é uma das áreas da odontologia. O foco dessa especialidade é corrigir a posição de dentes e ossos maxilares que, por algum motivo, estejam posicionados de maneira errada.

Quando um ou mais dentes estão tortos ou apresentam problemas de encaixe, é difícil mantê-los limpos no dia a dia.

Essa situação pode causar sérias consequências na estrutura do periodonto, provocando até mesmo a perda dos dentes.

Dessa forma, quando falamos em ortodontia, não nos referimos apenas à questão estética do sorriso, mas também à saúde bucal como um todo.

Os 3 tipos de ortodontia

Na área da ortodontia, há 3 tipos específicos nos quais os profissionais atuam. Vejamos quais são.

 

Ortodontia preventiva

Esse tipo de ortodontia visa evitar que ocorram complicações ou necessidades futuras de tratamentos ortodônticos mais complexos.

Com o uso de técnicas específicas, os especialistas buscam impedir a tortuosidade dos dentes ou problemas de má oclusão.

 

Ortodontia interceptativa

Esse tipo de ortodontia atua quando são observadas alterações no desenvolvimento orofacial das crianças, situação que requer intervenções imediatas.

 

Ortodontia corretiva

Trata-se da ortodontia mais conhecida e tradicional. Ela é aplicada quando é preciso corrigir problemas de alinhamento dos dentes ou oclusão.

O tratamento consiste na utilização de aparelhos ortodônticos fixos ou móveis.

De forma gradativa, esses aparelhos movimentam os dentes, ossos maxilares e ossos mandibulares, tornando possível corrigir:

  • Posicionamento inadequado dos dentes;
  • Apinhamento dos dentes;
  • Má oclusão;
  • Diastema (espaço extra entre dois ou mais dentes).

 

Banner como fazer minha higiene bucal

 

Quais os tipos de aparelho ortodôntico?

Nos tratamentos ortodônticos podem ser utilizados diversos tipos de aparelhos de acordo com os objetivos a serem atendidos.

Graças aos avanços tecnológicos, os pacientes contam com maior conforto e variedade quanto aos tipos e modelos de aparelhos. Vejamos quais são.

 

Fixo metálico

Trata-se do modelo mais tradicional de aparelho e é utilizado sobretudo por crianças e adolescentes.

O fixo metálico é recomendado geralmente para correção de desalinhamento dos dentes.

Comparado aos demais tipos de aparelhos ortodônticos, um dos maiores benefícios oferecidos por ele são os resultados (ainda que ele não seja esteticamente a melhor opção).

No que se refere às desvantagens, devido às peças metálicas desse aparelho, ele aumenta a incidência de ferimentos na boca e na mucosa.

Outra questão são os maiores cuidados na higienização diária, que requer mais tempo e atenção. O intuito é prevenir gengivite, cáries, placas bacterianas e demais problemas bucais.

O preço do aparelho fixo metálico é menor se comparado aos demais modelos. Isso faz que ele seja ainda uma das opções mais comuns dos pacientes que buscam por tratamentos ortodônticos.

 

Fixo estético

Pelo fato de proporcionarem maior conforto estético, esses aparelhos tem sido muito procurados.

As peças são discretas e elaboradas com policarbonato, porcelana ou safira.
Por não afetar tanto a aparência, o aparelho ortodôntico estético geralmente é escolhido por pacientes que se preocupam mais com a imagem pessoal.

 

 

Lingual

Esse aparelho é colocado na parte interna dos dentes, permitindo maior discrição.

Por mais que esse aparelho ortodôntico resolva diversos problemas, ele requer uma higienização mais demorada.

 

Autoligado

O aparelho ortodôntico autoligado é elaborado com metal e não necessita uso de borrachinhas.

O fio ortodôntico é preso direto ao bráquete, fazendo que esse aparelho seja mais confortável e discreto se comparado a demais tipos.

Disponibilizado em variados modelos que podem ser elaborados em safira ou porcelana, o autoligado proporciona ótimos resultados.

 

Expansor palatino

Esse tipo de aparelho é recomendado para resolver problemas de mordida ou aumentar o tamanho do palato (céu da boca).

O mais comum é que este aparelho seja usado por crianças. No entanto, em alguns casos, ele é também necessário em tratamentos ortodônticos para adultos.

 

Alinhadores transparentes

Também chamados de aparelhos invisíveis, eles são considerados o que há de mais moderno em tratamentos ortodônticos.

Feitos por meio de softwares específicos, os alinhadores transparentes são elaborados sob medida de acordo com a estrutura exata da arcada dentária do paciente.

Por esse motivo, esse aparelho se encaixa perfeitamente na boca sem qualquer desconforto. Além de ser quase imperceptível, ele é bastante prático e facilita bastante a higiene no dia a dia, já que o alinhador é removível.

De forma geral, esse aparelho é recomendado para resolver situações mais simples de desalinhamento dentário.

Por mais que este aparelho seja recomendado em diferentes casos, quando há problemas mais sérios quanto ao alinhamento, ele não tem condições de apresentar os resultados esperados.

O que faz um ortodontista?

A ortodontia é uma área da odontologia responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados ao posicionamento dos dentes e/ou ossos maxilares.

Dessa forma, a atuação do ortodontista tem como objetivo prevenir, identificar e tratar dentes tortos ou que não se encaixam adequadamente.
Muito além da questão estética, a ortodontia é essencial para a saúde bucal.

Quando há dentes tortos e desalinhados ou há problemas mais sérios nos ossos maxilares, a higienização é prejudicada, aumentando os riscos de diversos problemas que podem levar à perda dos dentes.

Os problemas ortodônticos também prejudicam a mastigação, provocando até mesmo dores de cabeça, na região dos ombros e das costas.

O ideal é que as avaliações e tratamentos ortodônticos sejam realizados desde criança ou no início da adolescência.

Na idade adulta, por mais que esses problemas se tornem um pouco mais complexos, eles são perfeitamente tratados por meio de aparelhos ortodônticos.

O acompanhamento especializado com ortodontista, por meio de avaliações e exames de imagem, é essencial para garantir a saúde dos dentes e harmonia do sorriso.

Ficou com alguma dúvida sobre como a ortodontia é essencial para a beleza e saúde dos seus dentes? Comente conosco.

Compartilhe este conteúdo com amigos ou familiares que tenham interesse neste assunto. Essas informações serão de grande ajuda para eles.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Assine nossa newsletter para manter sua saúde bucal sempre em dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Trabalhe Conosco:
Unidades:
Rio de Janeiro
Brasília

Desenvolvido pela Agência de Marketing Vejjo​

021 Dental. Copyright © 2024 Todos os direitos reservados