Dores no rosto e maxilar, dentes desgastados e os famosos ruídos do ranger de dentes: estes são sinais que podem denunciar que você precisa de uma placa de bruxismo! Afinal, o bruxismo é um dos males mais comuns atualmente.
Sabendo disso, geralmente, a nossa primeira reação é tomar um relaxante muscular ou um analgésico e seguir a vida, que é sempre tão corrida. Porém, essa prática pode aumentar os danos do bruxismo na nossa saúde, afetando nosso cotidiano. Portanto, se você quer cuidar corretamente da sua saúde bucal, esse post é para você! Continue a leitura e entenda por aqui o que são as placas de bruxismo, como funcionam e para quem são indicadas:
Como identificar o bruxismo em dois passos muito importantes
Mesmo que você já tenha ouvido falar sobre bruxismo — e sobre a placa que evita seus desgastes — por meio de amigos, vizinhos ou colegas de trabalho, pode haver uma certa dificuldade na hora de identificar quando você deve buscar a ajuda de um profissional e até mesmo em saber se a placa seria a melhor opção de tratamento para o seu caso.
Se você já leu nosso post completo sobre bruxismo, já sabe que a ajuda de um profissional e algumas mudanças na rotina podem impactar significativamente na sua qualidade de vida. Porém, nem sempre temos conhecimento que sofremos dessa disfunção e que precisamos do tratamento. Nessa hora, a atenção à saúde dos dentes e a como você se comporta durante o sono podem fazer a diferença!
1. Tente monitorar o seu sono durante a noite
Calma, pode parecer estranha a ideia de monitorar o seu próprio sono, mas essa é uma etapa importante para identificar se você range os dentes, de preferência antes do desgaste visível deles.
Por ser uma disfunção que acontece de maneira inconsciente, o bruxismo pode passar despercebido por muito tempo. E adicionado ao fato de que o ranger e apertar dos dentes costuma acontecer durante o sono, esse hábito não é notado por muitas pessoas até que seja tarde, e o desgaste dos dentes seja bem aparente. Isso porque, geralmente, nesse momento não há ninguém por perto ou acordado para notar o som característico que é produzido.
Ter alguém disponível para ouvir ou até mesmo gravar ao menos um áudio do seu sono pode ajudar na hora de saber se você range os dentes, sintoma que geralmente acontecem primeiro nos casos de bruxismo.
2. Analise os outros sintomas e procure orientação
Depois de verificar se você tem rangido os dentes, o próximo passo é notar se você tem sofrido de outros sintomas relacionados à mesma disfunção. Dores de cabeça, dores no maxilar e estalos ao abrir e fechar a boca são indicadores de que há algo de errado no funcionamento natural e esperado das articulações do rosto.
Notado isso, procurar um profissional fará toda a diferença na evolução do seu caso. Como já mostramos aqui no blog, num post que fala especificamente sobre as consequências do bruxismo, essa disfunção, quando não tratada, pode acarretar em diversos problemas de saúde, que incluem dores e sensibilidade nos dentes, dificuldade na hora da mastigação e até zumbidos e dores no ouvido.
Depois de identificados os sintomas, não hesite em procurar um profissional de odontologia que seja qualificado para começar o seu tratamento!
Diagnóstico de bruxismo: qual o tratamento adequado?
Com o diagnóstico de um profissional da ortodontia em mãos, fica mais fácil saber como proceder. O tratamento sugerido pelos profissionais da área nem sempre irá envolver o uso de placa para bruxismo, já que o tratamento também pode englobar aplicação de toxina botulínica (botox), fisioterapia, atendimento psicológico, entre outras ações.
Se o seu dentista sugerir o tratamento com a placa de bruxismo, o próximo passo será a fabricação da placa de acordo com as suas medidas. Essa fabricação pode ser feita pelo método de moldagem tradicional ou de escaneamento 3D, sendo ambos procedimentos simples, indolores e realizados por um profissional da odontologia.
Esse procedimento é rápido, então depois de feita a modelagem da sua anatomia, é só esperar que logo a sua placa estará pronta para o uso diário, e é nessa hora que a sua qualidade de vida irá melhorar, e muito!
Placa pronta, e agora? Entenda os cuidados:
A partir do momento em que a sua placa está pronta, basta aproveitar o seu tratamento e se lembrar dos cuidados da sua nova melhor amiga para que ela não se danifique ao longo do tempo. Mas não se preocupe, pois a higienização da placa é fácil e rápida.
O simples uso de sabonetes ou detergentes neutros já é suficiente para uma limpeza eficiente e sem atrito na sua placa, evitando o surgimento de mau hálito, por exemplo. Além da higienização correta, também é importante frisar que devemos guardar a placa em seu estojo adequado e trocá-la periodicamente, conforme a orientação do seu dentista.
Os materiais usados na confecção das placas para bruxismo são, geralmente acrílico ou silicone. O acrílico é mais resistente e normalmente é mais indicado pelos dentistas para os pacientes com casos moderados ou severos de bruxismo (desde que o tratamento inclua o uso da placa).
No caso das placas feitas de silicone, que são mais maleáveis, a indicação geralmente é para pacientes com casos leves, pois, por conta da sua maleabilidade, essas placas podem se rasgar se sofrerem pressões muito intensas.
Benefícios do tratamento com a placa de bruxismo
O uso adequado e de acordo com as orientações do seu dentista é muito importante para que o tratamento seja efetivo e traga resultados para você. Por isso, cuidar da sua placa e se lembrar de usá-la nos períodos indicados são fatores primordiais na melhora da sua condição. Em troca, sua qualidade de vida e a saúde dos seus dentes agradecem.
Melhoras esperadas a partir do começo do tratamento incluem:
- Diminuição das dores de cabeça, pescoço e áreas relacionadas;
- Melhora da mastigação;
- Diminuição da sensibilidade e dos dentes;
- Melhora do sono.
Seguindo todos os cuidados e orientações dados pelos profissionais da área para o seu tratamento, será uma questão de tempo até que você possa sentir os efeitos do tratamento. E nada melhor do que uma noite de sono tranquila e sem ranger de dentes.
E, para finalizar, lembre-se de que o bruxismo, assim como outras disfunções orais, requer o diagnóstico e tratamento de um profissional qualificado. E quanto mais cedo melhor! Então se você se identificou com os sintomas, procure uma clínica odontológica perto de você e agende uma avaliação.
Talvez a placa de bruxismo seja o tratamento mais adequado para você. Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo.