O aparelho invisível é um dos aparelhos ortodônticos mais avançados, que vem se destacando principalmente no quesito estética em relação aos aparelhos tradicionais. Com certeza você já ouviu falar dele e se perguntou quanto pode custar um tratamento com o aparelho invisível.
Quer entender o que é o aparelho invisível, como o tratamento é feito, quanto custa e quais os benefícios? Continue a leitura e confira esse conteúdo que a 021 Dental preparou!
O que é o aparelho invisível?
O aparelho invisível foi criado com o objetivo de realizar o tratamento ortodôntico sem interferir na estética do paciente. É um aparelho móvel, também conhecido como alinhador transparente. Basicamente, é uma placa de resina transparente, elaborada a partir de um planejamento computadorizado da arcada dentária e produzido em uma impressora 3D.
O aparelho invisível vem sendo bastante procurado, principalmente pela questão estética. É praticamente imperceptível na aparência do sorriso do paciente e muito mais discreto que os aparelhos metálicos tradicionais.
Como é o tratamento com o aparelho invisível?
O tratamento envolve uma série de alinhadores que devem ser trocados semanalmente ou cada duas semanas. O número de alinhadores usados durante o tratamento varia de acordo com a complexidade de cada caso. É muito importante seguir com cautela as orientações fornecidas pelo seu dentista na hora de colocar e retirar o aparelho invisível.
O sucesso do tratamento requer disciplina do paciente. Por isso, lembre-se sempre de manter a higienização do aparelho e guardá-lo no estojo de proteção. As placas devem ser usadas pelo tempo médio de 20 a 22 horas por dia. Elas podem ser retiradas apenas durante as refeições e a escovação.
Quanto custa para colocar aparelho invisível?
O orçamento de um tratamento dental depende sempre da análise de um dentista e varia de acordo com a região que você mora, tipo de problema, tempo e a evolução no tratamento de cada paciente. A média para o tratamento com o aparelho invisível está entre R$ 3 a R$ 17 mil.
A alta tecnologia e o planejamento inicial são os principais responsáveis pelo custo do tratamento. Os alinhadores são produzidos de forma personalizada considerando todas as particularidades da arcada dentária de cada paciente.
Um dos fatores responsáveis pela variação do orçamento é o número de alinhadores, que altera de acordo com cada tratamento. Outro fator decisivo é a marca do aparelho. A Invisalign é a marca mais conhecida do ramo e a queridinha entre os famosos e, por ser importada, tem um valor mais alto que as marcas brasileiras, como Smart Aligner e Orthoaligner.
O custo dos alinhadores transparentes costuma ser uma das principais barreiras dos pacientes ao optar por esse modelo de aparelho. Mas saiba que esse tipo de tratamento ortodôntico possui uma série de benefícios que justificam o seu valor.
Vantagens do aparelho invisível
Além da questão estética, o aparelho invisível apresenta outras vantagens quando comparado com os aparelhos tradicionais. Confira algumas delas:
- tratamento mais rápido: o tratamento com aparelho invisível é mais rápido do que com outros aparelhos dentários;
- menos visitas ao dentista: a troca dos alinhadores é feita em casa, conforme planejado pelo seu dentista em consulta. As consultas podem ser feitas a cada seis ou oito semanas para o acompanhamento do tratamento;
- tratamento com menos dor: devido à tecnologia, encaixe personalizado e ausência de fios metálicos, os alinhadores são mais confortáveis e não machucam a boca;
- fácil de higienizar: a higienização dos aparelhos fixos é bastante trabalhosa, devido aos fios metálicos e braquetes que dificultam a escovação. Já os aparelhos invisíveis podem ser retirados durante as refeições e escovações, evitando o acúmulo de alimento no aparelho e facilita a limpeza bucal.
Indicação do aparelho invisível
O aparelho invisível oferece todas as vantagens de um aparelho móvel tradicional, e em alguns casos pode substituir o fixo de metal. A indicação vai dos casos mais simples até problemas mais graves. Veja algumas:
- Dentes tortos: prejudicam desde a parte estética até problemas físicos, como diminuição da autoestima e dificuldade de higienização e mastigação;
- Dentes apinhados: afetar a autoestima e também pode prejudicar a respiração, a mastigação e a dicção em alguns casos;
- Diastema: uma desarmonia do sorriso causada por um pequeno espaçamento entre dois ou mais dentes;
- Mordida cruzada: é o desalinhamento dental da estrutura superior em relação a inferior. É uma desorientação mandibular e maxilar.
O aparelho correto para o seu tipo de problema deve ser sempre indicado pelo seu dentista. É ele que vai decidir o tratamento correto através da consulta e exames específicos.
Quem pode usar o aparelho invisível?
Os aparelhos ortodônticos invisíveis podem ser indicados para adolescentes e adultos. No caso das crianças, a prescrição é recomendada para acima de 6 anos, após a troca dos dentes de leite para permanentes.
E daí, o aparelho invisível é uma opção para você? Apesar de ser um tratamento que despende mais investimento, é uma opção que garante ótimo custo benefício, já que não machuca, permite melhor higienização e é esteticamente harmonioso com o seu sorriso!
Aqui no blog da 021 Dental você confere um artigo novo toda semana! Continue nos acompanhando e tenha acesso a artigos fresquinhos sobre saúde bucal. Ah, não deixe de nos seguir nas redes sociais!
Até o próximo post!