O botox é uma das substâncias mais utilizadas em procedimentos estéticos. Cada vez mais pessoas recorrem a ele como forma de prolongar a aparência jovem por mais tempo. No entanto, há diversas dúvidas sobre a aplicação, a ação e quanto tempo dura o botox. É sobre elas que vamos falar.
O botox é usado em quais situações?
A chamada toxina botulínica proporciona efeito rápido e evidente quanto aos principais sinais do envelhecimento. Essas aplicações são indicadas para eliminar ou atenuar rugas e linhas de expressão.
O botox pode ser usado para remover o efeito de rugas dinâmicas. Estas são rugas que ficam aparentes nos momentos em que a face está em movimento. Elas ocorrem na região entre as sobrancelhas, na testa e também em torno dos olhos.
Além de ser utilizado para combater rugas e linhas de expressão, o botox é amplamente recomendado para tratar alguns problemas de saúde. São eles:
• Excessiva rigidez nos músculos;
• Estrabismo (é quando os olhos não olham exatamente na mesma direção ao mesmo tempo);
• Espasmo hemifacial (são repuxos que afetam uma das metades da face);
• Suor excessivo.
Como o botox atua nas rugas e linhas de expressão?
O botox é classificado como uma neurotoxina. Ou seja, esta substância age como uma bloqueadora neuromuscular. Isso significa que o botox impede a transmissão de estímulos dos neurônios enviados para os músculos faciais.
Este efeito do botox evita o aparecimento das rugas dinâmicas.
Por mais que os dermocosméticos proporcionem diversas vantagens para a pele e contribuam para manter uma aparência jovial e revitalizada, eles sozinhos não são suficientes para impedir a ocorrência e aprofundamento das rugas e linhas de expressão. É por este motivo que os procedimentos com botox, ácido hialurônico ou demais substâncias são tão procurados.
Quanto tempo dura o botox?
De maneira geral, o efeito do botox permanece de 3 a 6 meses. O intervalo de uma aplicação para outra deve ser de, no mínimo, 3 meses. É essencial cumprir essa recomendação. Do contrário, há risco de que o botox seja recusado pelo organismo, o que anula o efeito dessa substância.
Em quais casos o botox não pode ser usado?
Ainda que a toxina botulínica ofereça várias vantagens para quem deseja manter o rosto jovem por mais tempo, a aplicação não é recomendada nos seguintes casos:
• Grávidas;
• Mulheres que estão amamentando;
• Pessoas alérgicas a algum componente do botox;
• Indivíduos diagnosticados com doenças neuromusculares;
• Pessoas que sofrem com coagulopatias;
• Pacientes com alterações ou doenças imunológicas.
O que levar em conta ao fazer o tratamento com botox?
Antes de optar pelo tratamento com botox é preciso levar em conta dois aspectos de grande importância. Vejamos quais são.
Expertise do profissional
O sucesso do tratamento com a toxina botulínica depende em grande parte da competência e tempo de experiência do profissional responsável pela aplicação. É imprescindível tirar todas as dúvidas no momento da avaliação e explicar exatamente quais são os resultados esperados.
Com base numa avaliação detalhada e efeitos que o paciente espera, o profissional indicará a melhor maneira de usar o botox mantendo o rosto como um todo bem harmonizado.
Cuidados depois da aplicação
Nos primeiros dois dias depois de aplicar o botox, o efeito esperado já é observado. Dentro de no máximo duas semanas, o efeito positivo total se estabelece e é possível ver o resultado altamente eficaz do procedimento.
Nos dias que se seguem à realização do procedimento, talvez apareçam pequenos hematomas. Este efeito é comum e acontece devido ao contato da pele com a agulha.
No entanto, em questão de poucos dias, os hematomas desaparecem. Para pessoas que apresentam um nível maior de sensibilidade, o indicado é usar uma pomada anestésica (prescrita pelo médico) ou fazer compressas com gelo no local.
Como manter sua pele jovem por mais tempo?
O uso do botox não elimina a necessidade de cuidar bem da pele no dia a dia. É preciso lembrar que a saúde e vitalidade da pele está relacionada aos procedimentos estéticos, mas também a hábitos que envolvem diversos aspectos. Vejamos.
Rotina de cuidados
Para quem deseja ter um rosto jovem por mais tempo, é essencial cuidar bem da pele todos os dias. Essa rotina envolve: limpeza, esfoliação, hidratação e tonificação. Os cremes e demais produtos escolhidos devem ser indicados ou aprovados por um dermatologista.
No caso de pessoas que sofrem com problemas mais específicos, como por exemplo, olheiras, é indicado usar um creme específico para a região dos olhos. Massagens faciais, limpezas de pele e peelings também são excelentes para a renovação das células e rejuvenescimento do rosto.
Beber bastante água
O hábito de beber dois litros de água todos os dias é imprescindível para uma pele bonita. Além de beneficiar a beleza, o simples cuidado de aumentar o consumo de água contribui para a saúde do organismo de uma forma geral. A água promove a eliminação de toxinas e é determinante para manter a pele naturalmente bem hidratada.
Alimentação rica em nutrientes
Uma alimentação nutritiva é aquela rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e demais nutrientes que favorecem a saúde e a beleza. Uma das maneiras simples de tornar a alimentação do dia a dia mais nutritiva é aumentar o consumo de vegetais. Eles contêm alto poder nutricional e proporcionam inúmeros benefícios para o rejuvenescimento.
Abandonar o cigarro
As toxinas presentes no cigarro geram profundos danos para a saúde e também para a beleza. Tais substâncias tornam a aparência com aspecto cansado e envelhecido. Abandonar o hábito de fumar é essencial para quem deseja manter o rosto jovial.
Aliviar o estresse do dia a dia
Estresse e ansiedade provocam danos no corpo, na mente e também prejudicam a aparência. Um dos efeitos mais observáveis do estresse aparece na pele em forma de ressecamento intenso. Aprender a lidar com estes períodos e buscar cuidar melhor da saúde emocional também traz grandes benefícios para a beleza.
Deseja saber um pouco mais sobre o uso do botox? Converse com um dos nossos especialistas e veja as melhores indicações para deixar sua aparência mais jovem.